Como Plantar Íris Reticulada
Como Plantar Íris Reticulada no jardim de forma fácil seguindo esses passos simples, e veja também como ocorre o plantio, cultivo e os cuidados desta planta.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de como plantar Íris Reticulada em casa, e conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Hoje o nosso Site horta em Casa mostrará em detalhes como você pode ter essa planta maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantando em sua própria residência.
Conteúdo:
Características da íris reticulada:
A íris reticulada é uma planta anã ou “em miniatura” e uma das primeiras floradas na primavera . Suas flores tricolores exibem um desenho divertido de estudar nos dias quentes do início da primavera, quando se busca uma desculpa para passar um tempo ao ar livre.
Você também ficará maravilhado com a beleza das flores fechadas, pouco antes de as pétalas se desabrocharem: longas, estreitas e afiladas em uma ponta, elas são roxas escuras alinhadas com listras amarelo-ouro e lembram pontas de lança em miniatura primorosamente decoradas.
Tipo de planta e taxonomia:
A taxonomia das plantas classifica este anão como íris reticulada ; é uma planta do bulbo da primavera . Um dos nomes comuns é “íris reticulada”; outra é a “íris retida”. Harmony é uma cultivar híbrida desta espécie e I. histrioides , e as informações aqui se referem apenas a esta cultivar, a menos que indicado de outra forma.
Qual a aparência da íris reticulada:
As flores dessa anã são azul-arroxeadas, amarelas e brancas, mas a cor arroxeada é dominante o suficiente para classificá-las como flores roxas (o amarelo e o branco podem ser considerados acentos).
A folhagem gramínea atinge 23 centímetros durante o período de floração (mais de 30 centímetros depois), mas as flores ficam, no máximo, a cerca de 20 centímetros do solo. A largura da planta é inicialmente muito menor que a altura, mas uma íris reticulada pode se espalhar um pouco por meio de deslocamentos ao longo do tempo.
A íris reticulada não tem o aroma de alguns dos tipos barbudos; esta última pode ser realmente uma das plantas mais perfumadas.
Usos de cuidados com plantas e paisagismo:
Como a maioria das plantas com flores de primavera com flores pequenas, é melhor plantar este anão em grandes quantidades se você deseja um impacto imediato. Plante os bulbos no outono. Separe os orifícios de sete a dez centímetros e faça-os com sete centímetros de profundidade.
Tolerante à seca, a íris reticulada é uma escolha apropriada para jardins de rochas de primavera . O fato de ser uma lâmpada resistente a cervos a torna valorizada por muitos jardineiros que residem no leste da América do Norte. Fertilizar com um fertilizante de bulbo após a floração.
Para rejuvenescer um pedaço da íris reticulada que se extinguiu com o passar dos anos, divida e replante as folhas depois que a planta terminar de florescer. Alguns o fazem imediatamente, na primavera; outros esperam até o outono.
No verão, as folhas morrem de volta à medida que a planta fica dormente. Permita que essa morte ocorra naturalmente, em vez de “ajudar” removendo as folhas prematuramente: a planta está absorvendo e armazenando nutrientes enquanto a folhagem estiver verde. Também é importante que os bulbos permaneçam em solo seco durante sua dormência de verão.
Como plantar íris reticulada:
A mais popular das íris, a íris reticulada são fáceis de cultivar, desde que você as plante em um local ensolarado com solo bem drenado.
Plante íris reticulada no final do verão , quando terminarem de crescer ativamente. Uma diferença importante de íris em crescimento em comparação com outras plantas perenes: elas não gostam de cobertura morta. A cobertura morta (assim como o plantio profundo) estimulam os rizomas a apodrecerem, portanto, deixe o solo nu. Espace as plantas com pelo menos 30 centímetros de distância para evitar a necessidade de divisões frequentes.
1. Clima:
As íris reticulada de pleno sol para prosperar. As íris em plena sombra produzem menos flores e podem sofrer um aumento de doenças.
2. Solo:
Solos argilosos pesados não funcionam bem para o cultivo de íris reticulada , mas solos arenosos ou de cascalho são excelentes. Se seu solo nativo for pesado, você pode plantar íris em canteiros elevados para ajudar na drenagem. Você também pode corrigir seu solo com gesso ou matéria orgânica como composto para clarear o solo.
3. Água:
Embora as íris reticulada gostem de umidade, elas também precisam de uma boa drenagem para evitar problemas de apodrecimento. Regue-os quando os 2 centímetros superiores do solo parecerem secos. Essas plantas têm uma boa tolerância à seca.
4. Temperatura e Umidade:
As íris reticulada são notórias por sua disposição resistente. Eles não se importam com os extremos de temperatura, desde que o solo permita que o excesso de chuva ou neve derretida seja drenado. As íris reticulada danificadas por ventos fortes ou granizo podem ser suscetíveis à entrada de larvas da broca da íris nas plantas.
5. Fertilizante:
Na primavera, aplique um fertilizante de 6-10-10 com baixo teor de nitrogênio ao redor da íris reticulada. O nitrogênio em excesso estimulará a folhagem em detrimento das flores. A farinha de ossos também é um bom fertilizante.
6. Propagação:
Dividir íris reticulada não só produzirá mais plantas para o seu jardim, mas também manterá as íris reticulada existentes saudáveis e vigorosas. Desenterre os rizomas em agosto e corte-os, certificando-se de que cada rizoma tenha um leque de folhagem. Divida as íris a cada três a cinco anos, ou com mais frequência, se as brocas da íris reticulada se infiltraram nas plantas.
Pragas e doenças comuns:
A broca da íris reticulada é a praga mais séria das íris. Na primavera, as lagartas eclodem e túneis através das folhas, chegando ao rizoma no verão.
Os túneis de alimentação permitem que o rizoma seja infectado com podridão bacteriana, agravando os danos. Remova todas as folhas de íris reticulada após a geada para remover os ovos de lagarta também. Onde os rizomas são penetrados por vermes, desenterre-os, corte porções macias e infestadas e replante os pedaços. Este é um bom momento para propagar suas íris reticulada por divisão.
Os principais problemas de doenças incluem podridão mole bacteriana, fungo da podridão da coroa e mancha fúngica da folha. Manchas de folhas e flores sugerem a presença do vírus do mosaico. O material vegetal afetado deve ser removido e destruído (não colocado no composto).
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina Como Plantar Íris Reticulada em casa.