Como plantar jiló em casa de forma muito fácil seguindo esses simples passos, e veja também como ocorre o plantio, cultivo e colheita.
Além disso, o jiló é rico em muitos nutrientes essenciais para a saúde, tais como vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. Além disso, o sabor amargo também contribui para os benefícios.
Hoje o nosso Site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter essa fruta maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantado em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de Como Plantar Jiló em Casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Valor nutricional do jiló:
O Jiló é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas do fruto.
- Valor energético 27.4kcal=115;
- Carboidratos 6,2g;
- Proteínas 1,4g;
- Gorduras saturadas 0,1g;
- Gorduras monoinsaturadas 0,1g;
- Gorduras poli-insaturadas 0,2g;
- Fibra alimentar 4,8g;
- Cálcio 20,0mg
- Vitamina C 6,8mg;
- Fósforo 29,0mg;
- Manganês 0,1mg;
- Magnésio 20,6mg;
- Lipídios 0,2g;
- Ferro 0,3mg;
- Potássio 213,0mg;
- Cobre 0,1ug;
- Zinco 0,1mg;
- Tiamina B1 0,1mg.
Benefícios do jiló:
1. Contra a anemia:
O fruto de jiló contém boas quantidades de ferro e de vitaminas do complexo B, por isso é muito benéfico para prevenir a até mesmo tratar a anemia.
2. Benéfica para a digestão:
O jiló também é rica em fibra e possui um bom teor de água em sua composição, nesse caso ela ajuda a melhorar os processos da digestão auxiliando nos movimentos peristálticos, na formação das fezes e em sua eliminação.
3. Para pessoas Diabéticas:
Esse alimento é um dos mais benéficos, e pessoas diabéticas também podem aproveitar de seus benefícios, já que o fruto é pobre em açucares naturais e ajuda no controle dos níveis de açúcares no organismo, pois é rico em fibras.
4. Auxilia na perda de peso:
Esse benéfico se deve a presença de fibras e água no fruto, pois ambos são capazes de controlar o apetite por fornecer saciedade.
5. Saúde ocular:
O fruto de jiló pode ajudar contra a cegueira noturna e degeneração macular por ser rico em vitamina A.
6. Contra a halitose:
A fruta, em partes pelas substâncias que causam seu sabor amargo, tem propriedade antibacteriana que ajuda contra a halitose.
Veja no vídeo mais benefícios do jiló:
Agora que você está ciente da dimensão dos Benefícios do Jiló, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então confira o passo a passo de Como Plantar Jiló em Casa.
Como plantar jiló em casa:
O jiló pode ser plantado por meio de mudas ou sementes, isso irá depender de sua escolha no momento do plantio.
1. Clima:
A planta de jiló não é fã de temperaturas elevadas e não suporta geadas, podendo se desenvolver bem entre 20 a 35ºC.
Portanto, certifique-se de morar em uma região com o clima propicio ou crie um sistema de controle de temperatura, como uma estufa, para cultivar esse fruto.
2. Solo:
Essa fruta se desenvolve muito bem em solo de boa drenagem, fértil, rico em matéria orgânica e o pH ideal do solo deve ficar em torno de 5,5 a 6,8.
Se o seu solo não possui essas características é necessário fertiliza-lo para que ele atenda tais características. Para adubar a planta use compostos orgânicos ricos em potássio e nitrogênio.
3. Luminosidade:
A planta precisa ser posicionada em um local que receba boa luminosidade e que receba pelo menos 4 horas de sol direto por dia.
Contudo, a exposição ao sol só é necessária quando a planta de jiló estiver bem desenvolvida, ante disso exponha a muda ao sol apenas por 1 hora.
4. Irrigação:
Na hora de apreender Como Plantar Jiló é necessário que saiba que essa planta precisa ser regada com frequência, sempre que você observar que o solo está secando.
Porém ressaltamos aqui que a planta precisa ser mantida úmida e não encharcada, a rega que deixa poças de água pode apodrecer a raiz da planta de jiló.
5. Plantio:
Se optar por plantar a jiló por meio de sementes, coloque-as em recipientes menores como pequenos vasos, copinhos ou semeadeiras para que elas possam germinar.
Se escolher germinar as sementes em copinhos plante naqueles que têm 10 cm de altura por 5 cm de diâmetro. Além disso, a semente deve ser posicionada cerca de 1 cm abaixo da terra. Por meio desse processo a germinação irá durar 15 dias.
Contudo, uma boa dica a respeito de Como Plantar Jiló, é deixar as sementes de molho por cerca de 12 horas antes do plantio. Isso irá facilitar o processo de germinação (que irá durar cerca de 7 dias) e do desenvolvimento das mudas.
6. Transplante:
O momento do transplante é quando a muda estiver bem estabelecida, com 6 folhas definitivas.
Ao plantar mais de uma muda de jiló deixe um espaço de 1 a 1, 5 metro entre linhas, 60 cm entre as plantas e plante as mudas com cerca de 15 cm de profundidade.
Para o plantio em vasos, a profundidade desse deve ser de 40 cm por 30 cm de diâmetro.
Transplante a muda quando o clima estiver frio, como no final da tarde ou inicio da manhã. Além disso, mantenha a planta sempre úmida.
7. Colheita:
Agora que você apreendeu todos os passos de como plantar jiló, é só ser um pouco paciente para colher o fruto de seu trabalho árduo.
Se a planta for cultivada da forma correta isso será logo, em média de 80 a 150 dias após a semeadura, você já poderá utilizar as jilós em suas preparações culinárias.
Além disso, colha os frutos quando eles ainda estivem verdes, pois quanto mais maduros mais amargos eles ficam.
Portanto, colha os frutos de sua planta de jiló no máximo 2 vezes por semana, já que a planta continua frutificando por até 3 meses.
Outra dica, para ser aplicada no momento da colheita, é não expor as frutas ao sol e cortar com os talos para que as frutas durem mais.
Veja no vídeo mais detalhes sobre como plantar jiló em casa:
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina Como Plantar jiló em Casa.