Como Plantar Limão em Casa → 【Plantio, Cultivo e Colheita】
Como Plantar Limão em Casa, veja como ocorre o Plantio, Cultivo e Colheita em 4 Passos Simples. Além disso, os Benefícios do Limão são muitos! Para quem quer ter uma vida saudável, as frutas são de fundamental importância porque são ricas em fibras, nutrientes e vitaminas. Cada uma tem o seu diferencial, mas o Limão é especial.
Além de ser uma fonte de vitamina C e fibras, o Limão é rico em limoneno, um terpeno que é capaz de diluir gordura, combater agentes causadores de doenças e até mesmo prevenir o câncer mamário. E os benefícios do Limão não param por aí.
Por ser extremamente versátil, o Limão pode ser o substituto ideal para os produtos de limpeza considerados tóxicos. Como Plantar Limão em Casa é o contexto deste artigo. Porém, vamos conhecer um pouco dos seus valores nutricionais. Vamos lá?
Conteúdo:
Informações Nutricionais do Limão:
Quando se trata do valor nutricional do Limão, o suco contém 6% de ácido cítrico, o que torna o seu sabor ácido, e contém vitamina C, cálcio, folato, vitaminas B5, B3, B1 e B2, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, bem como açúcar, carboidratos, fibras dietéticas, gorduras e proteínas. É por isso que o Limão é considerado uma fruta milagrosa. Confira outros benefícios que este poderoso fruto pode nos proporcionar.
Por que Devo Plantar Limão:
O Limão assume cada vez mais uma importância extraordinária na cozinha moderna, não só ao nível da decoração, preparação e tempero dos mais variados pratos, mas também ao nível da saúde e no auxílio da vida moderna.
O Limão é um dos frutos com maior quantidade de vitamina C, vitamina A, B1, B2 e B3. Ele é muito rico em ferro, magnésio, fósforo e potássio e tem uma concentração de ácido cítrico que lhe dá um gosto extremamente forte. O seu sumo possibilita a criação de refrigerantes, molhos, remédios, xaropes e produtos de limpeza. Ao passo que da sua casca extraem-se as essências aromáticas que são utilizadas nos mais variados perfumes, licores e produtos de higiene.
É de realçar que o Limão é frequentemente utilizado para tratar diversas patologias, como as infeções, a febre, dores de garganta, constipações, acidez úrica e atua como um antisséptico, entre outras aplicações. Nesse sentido, as vantagens dos Limões são infindáveis e é por isso que a sua plantação é obrigatória num jardim.
Como Plantar Limão em Vaso:
Deixe as sementes de Limão por algumas horas de molho na água. Faça isso para ficar mais fácil de tirar a pele que envolve a semente. Estas sementes têm uma pele que precisa ser retirada para sua planta germinar melhor.
Depois de tirar as peles, deixe na água para germinar só um pouco. Fique acompanhando durante as horas, que claro, podem virar dias, até que as sementes comecem a germinar um pouco.
Com as sementes em fase de germinação, coloque-as em um vaso e ponha também a terra. Coloque-as da mesma forma que está sendo ilustrada na imagem acima. Agora basta esperar e regar os brotinhos.
Para regar, regue sempre que observar que a terra estiver seca. Deixe-a no sol regularmente também para sua plantinha crescer e viver saudável.
Quando Plantar
A plantação de limoeiros é uma prática que ocorre em regiões com uma alta umidade relativa do ar e com temperaturas quentes ou temperadas, nomeadamente entre os 23 e os 32 graus centígrados. O Limão frutifica durante todo o ano e para obter os melhores resultados, o seu cultivo deve ser realizado no início do Outono ou da Primavera, pois estas são as épocas que tornam os frutos mais suculentos. Agora, veja Como Plantar Limão em Casa.
Passos Para Plantar Limão:
A partir das sementes do Limão que escolheu para produzir a muda, selecione as maiores sementes, lave-as bem, coloque num vasilhame com água filtrada e deixe descansar por 8 horas. Após o período, retire a pele mais grossa e superficial das sementes com a pinça cuidadosamente e coloque no pote com água novamente, para acelerar a germinação e mantenha num local de sombra.
Quando perceber pequenas brotações nas sementes, retire-as da água. No vaso pequeno, adicione 50% de areia que servirá para drenar a água e adicione 50% de terra. Faça pequenas depressões na terra, coloque uma semente em cada uma delas, com o broto virado para cima e cubra com uma camada de 1,5cm de terra.
Regue o suficiente para a terra ficar úmida, sem encharcar o vaso. Cubra a boca do vaso com um plástico e faça pequenos furos para permitir a respiração e fazer as próximas regas. Assim que os brotos ficarem visíveis, o plástico deve ser removido. Coloque o vaso num local bem iluminado e arejado. Fique atento ao substrato seco, regando o suficiente para umedecer a muda.
Vídeo de Como Plantar Limão em casa:
https://www.youtube.com/watch?v=jdP03pNtZfI
Cuidados com os Limões:
As pragas que atacam o limoeiro são a orthezia, a escama-farinha, o ácaro da ferrugem, as coleobrocas e a cochonilha cabeça de prego. Ele também pode sofrer com doenças como o exocorte, a gomose e o declínio.
Receitas de Torta de Limão Simples:
Ingredientes:
Massa:
- 200 g de biscoito de maisena.
- 150 g de margarina.
Recheio:
- 1 lata de leite condensado (395g).
- 1 caixa de creme de leite (200g).
- Suco de 4 Limões.
- Raspas de 2 Limões.
Cobertura:
- 3 ou 4 claras de ovo.
- 3 colheres (sopa) de açúcar.
- Raspas de 2 Limões para decorar.
Modo de Preparo:
Massa:
- Triture o biscoito de maisena em um liquidificador ou processador.
- Junte a margarina e bata mais um pouco.
- Despeje a massa em uma forma de fundo removível (27 cm de diâmetro).
- Com as mãos, espalhe os biscoitos triturados no fundo e nas laterais da forma, cobrindo toda área de maneira uniforme.
- Leve ao forno médio (180° C), preaquecido, por aproximadamente 10 minutos.
Recheio:
- Bata todos os ingredientes no liquidificador (exceto as raspas de Limão) até obter um creme liso e firme.
- Recheie a massa já assada e leve à geladeira por 30 minutos.
Cobertura:
- Bata as claras em neve e acrescente o açúcar.
- Misture até obter um ponto de suspiro e leve ao forno até dourar.
- Desenforme a torta (sem retirar o fundo falso), despeje a cobertura e acrescente as raspas de Limão.