Como Plantar Louro em Casa : Plantio, Solo e Cultivo!
pComo Plantar Louro em Casa de maneira fácil e simples apenas com esses passos simples. Além disso, as folhas de louro são bastantes utilizadas na culinária no mundo todo, não só por proporcionar sabor e aroma em seus pratos, mas por conter propriedades terapêuticas que são importantes para sua saúde e do organismo em geral.
Hoje o nosso site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter essa erva maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantado em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de Como Plantar Louro em Casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Valor Nutricional do Louro:
O Louro é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja a lista de nutrientes que você estará ingerindo ao usar essa erva.
- Energia 353,00 Kcal;
- Proteína 7.61 g;
- Carboidratos 48,67 g;
- Fibra 26.30 g;
- Total de gordura 8.36 g;
- AGS 2.28 g ;
- AGM 1.64 g;
- AGP 2.29 g;
- Água 9,10 g;
- Cálcio 834,00 mg;
- Ferro 43,00 mg ;
- Magnésio 120,00 mg;
- Zinco 3.70 mg ;
- Selênio µ [g] 2,80;
- Sódio 23,00 mg;
- Potássio 529,00 mg;
- Vit. B1 0.01 mg;
- Vit. B2 0.42 mg;
- Vit. B3. 2,00 mg ;
- Vit. B6 1,74 mg;
- Ácido fólico µ [g] 180,00;
- Vit. C 46,50 mg;
- Vit. A 309,00 µ.
Benefícios do Louro:
Conheça os principais benefícios do Louro para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
Reduz a ansiedade: Estudos evidenciam que o louro possui propriedades calmantes, para isso basta queimar as folhas de louro em seu quarto ou no ambiente da casa em que você permanecer mais tempo, as propriedades calmantes da planta pode relaxar o corpo naturalmente.
Previne e Trata Diabetes: Outro beneficio do louro é para pacientes diabéticos, já que estudos publicados no Jornal de Bioquímica Clínica e Nutrição indicam que o consumo de 1 a 3 gramas de folhas de louro por dia pode reduzir glicose, colesterol e triglicerídeos em pacientes com diabetes tipo II.
Propriedades antioxidantes: As folhas do louro possuem diversas propriedades antioxidantes que auxiliam no combate aos radicais livres no corpo.
Melhora a digestão: O louro contém cineol e o eogenol esses componentes segundo diversos estudos podem auxiliar contra problemas digestivos.
Acelera a cicatrização de feridas: Segundo alguns estudos o óleo de louro pode ser utilizado para acelerar a cicatrização de feridas, porque possuem propriedades antimicrobianas contra bactérias comuns. Sendo assim, o óleo da planta pode ser utilizado para tratar de problemas de pele como acnes, queimaduras, etc.
Veja no vídeo mais Benefícios do Louro:
Agora que você está ciente da dimensão dos Benefícios do Louro, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então confira o passo a passo de Como Plantar louro em Casa.
Como Plantar Louro em Casa:
1. Passo:
O louro é uma planta que necessita de muito sol para poder se desenvolver, nesse sentido escolha um local que atenda essa característica da planta, em resumo o ideal é que a planta seja posicionada a luz solar direta, mas ela também pode crescer a meia sombra, desde que tem uma boa luminosidade.
O clima considerado ideal para o cultivo da planta de louro é o clima ameno, além disso, ele pode se sobreviver bem em baixas temperaturas, desde que seja protegido de geadas e ventos intensos.
2. Passo:
O louro não é uma planta muito exigente em relação ao solo , porém o ideal é que o local de cultivo possua uma boa drenagem de água, seja rico em matéria orgânica e fértil, pois assim a planta se desenvolverá melhor. Além disso, o pH do solo deve variar de 6.6 a 7.5.
Quanto a irrigação, o louro necessita de uma rega regular, porém a recomendação é que não encharque a planta, já que isso pode levar ao apodrecimento de suas raízes.
3. Passo:
Você pode optar pelas três formas de plantio do louro, por meio de sementes, mudas e estacas (estaquia). No entanto, se optar por iniciar o plantio de louro por sementes saiba que essa pode levar um bom tempo para germinar, e principalmente para que a planta possa se desenvolver. Além disso, se optar pela segunda forma de cultivo (por meio de mudas) ressaltamos que o plantio por esse medo também tem um processo de desenvolvimento bastante lento.
Nesse caso, a opção mais viável é através das estaquias de plantas já desenvolvidas, para obter as estaquias você deve cortar pedações com 10 a 25 cm da planta matriz escolhida. Além disso, na hora do plantio certifique de manter o solo bastante úmido para que as estacas possam enraizar.
Outro ponto a levar em consideração no momento do plantio é o local em que será cultivado a planta, sendo que você pode iniciar por cultivar a planta em vasos com sistema de drenagem e depois transplantar para o solo, ou iniciar o cultivo diretamente no solo.
Somado a isto você também pode cultivar seu pé de louro em vaso, caso tenha pouco espaço em sua residência, já que ao ser cultivada em vaso a planta tem seu crescimento limitado podendo chegar a no máximo 2 metros de altura.
O cultivo da planta em vaso requer um pouco mais de trabalho, sendo que você precisará adubar a planta com frequência, além disso, para que a planta não cresça mais do que o vaso ou o espaço da sua casa possa suportar é necessário que remova a planta do vaso e corte um pouco de suas raízes a cada 2 a 5 anos.
Ao plantar mais de uma planta no seu jardim você deve ter noção do espaçamento entre elas, para isso observe o tamanho da planta da qual você retirou as estacas, nesse caso o espaçamento deve medir de 4 a 6 m para as plantas de porte arbustivo a 7 m ou mais para plantas de porte arbóreo.
4. Passo:
O período do ano considerado ideal para o plantio da planta é durante a primavera, pois é durante essa época que as temperaturas são mais reduzidas.
5. Passo:
Como relatado antes o louro não é uma planta que precisa de cuidados diários e se adapta muito bem a seca, sendo assim, a irrigação do louro deve ser moderada. Além disso, a árvore de louro deve ser podada, nesse caso você pode brincar com a árvore dando-lhe o formato que desejar.
Outro cuidado necessário quanto a planta de louro é a presença de ervas daninhas, no caso se você plantou em seu jardim ou vaso verifique se há a presença de ervas crescendo ao redor da planta, se notar a presença de alguma remova imediatamente, pois elas podem impedir o crescimento da planta de louro.
6. Passo:
O momento da colheita é quando a planta já está bem desenvolvida, nesse caso você pode colher as folhas de louro quando você quiser. Além disso, alguns especialistas sugerem que quando chegar ao final do verão ou começo de outubro, colha algumas folhas da planta e coloque-as para secar a sombra, pois essas adquirem maior sabor quando passam pelo processo de secagem. Além disso, as bagas da planta também podem passar pelo o processo de secagem.
Um fato curioso sobre o cultivo da planta de louro é o fato da planta produzir frutos somente quando há a presença da planta de louro masculina e feminina (para que as plantas femininas possam dar frutos), além disso, há plantas de louro que não produzem frutos em climas diferentes de sua região nativa.
Veja no vídeo mais detalhes sobre Como Plantar Louro em Casa:
Receitas Deliciosas Usando Louro:
Polvo grelhado
Ingredientes:
- 8 tentáculos de polvo grandes fresco;
- Sal a gosto;
- Pimenta-dedo-de-moça fresca a gosto;
- 1/2 xícara de chá de vinho branco;
- 2 folhas de louro fresco;
- 1 ramo de alecrim fresco;
- 5 dentes de alho;
- 1 cebola;
- Azeite de oliva a gosto;
- Alho cortado fino a gosto, para finalizar;
- Salsa picada a gosto.
Modo de Preparo:
- Lave bem os tentáculos de polvo em água corrente fria.
- Em uma panela de pressão, junte todos os ingredientes (menos o alho e a salsinha da finalização), coloque o polvo e deixe cozinhar na pressão por 17 minutos.
- Retire, deixe os tentáculos esfriarem, corte em pedaços com aproximadamente 5 cm.
- Pré-aqueça uma frigideira antiaderente com óleo de oliva extra virgem e doure os pedaços de polvo, adicione alho finamente cortado e a salsa lisa finamente cortada para finalizar.
- Confira o tempero e sirva.
Arroz com Pinhão
Ingredientes:
- 2 porções;
- 1/2 xícara de arroz;
- 1/2 xícara de pinhão cozido e descascado, partido ao meio ou em quatro pedaços;
- 1 colher (sopa) de cebola picadinha;
- 1/2 colher (sopa) de manteiga;
- 1 colher (chá) de azeite;
- 1 folha de louro;
- Salsa picada a gosto;
- 1 xícara de água fervente;
- Sal a gosto.
Modo de Preparo:
- Aqueça a manteiga e o azeite em uma panela e refogue a cebola.
- Quando a cebola estiver translúcida, junte o arroz e frite até que esteja bem envolto pela gordura.
- Acrescente o pinhão e o louro e frite um pouco mais.
- Coloque sal, despeje a água fervente, tampe a panela e reduza o fogo.
- Aguarde a água secar, desligue o fogo e misture a salsinha.
- Sirva.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los. Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina Como Plantar Louro em Casa