Como Plantar Manjericão em Casa: Plantio, Cultivo e Colheita
Como Plantar Manjericão em Casa de uma maneira muito fácil seguindo esses simples passos, veja como ocorre o Plantio, Cultivo e Colheita. Além disso, o manjericão é uma planta altamente valorizada devido às suas folhas aromáticas e saudáveis. O manjericão fresco é a melhor maneira de aproveitar o sabor e os nutrientes, isto é porque dessa forma ele tem um sabor e conteúdo nutricional muito maior.
Hoje o nosso Site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter essa erva maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantado em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de Como Plantar Manjericão em Casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Valor Nutricional do Manjericão:
O Manjericão é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja a lista de nutrientes que você estará ingerindo ao consumir 100 gramas dessa planta.
- Umidade (%) 93,0;
- Energia (kcal) 21;
- Proteína (g) 2,0;
- Lipídeos (g) 0,4;
- Carboidrato (g) 3,6;
- Fibra (g) 3,3;
- Cálcio (mg) 211;
- Sódio (mg) 4,0;
- Magnésio (mg) 58,0;
- Manganês (mg) 0,17;
- Fósforo (mg) 40;
- Ferro (mg) 1;
- Potássio (mg) 252;
- Cobre (mg) 0,16;
- Zinco (mg) 0,5;
- Tiamina (mg) 0,06;
- Riboflavina (mg) 0,21;
- Piridoxina (mg) 0,06.
Benefícios do Manjericão:
Conheça os principais benefícios do Manjericão para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
Ajuda a combater o câncer: O câncer ocorre devido ao crescimento anormal das células. Células mutantes podem se multiplicar e invadir tecidos diferentes, causando perda de função corporal normal. Manjericão, pode ter uma abordagem proativa, pois impede a propagação de células malignas e suporta as mortes celulares prejudiciais.
Protege o fígado: Algumas das principais funções do fígado são a produção e excreção da bile; excreção de bilirrubina, colesterol, hormônios e drogas; metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, ativação enzimática; armazenamento de glicogênio, vitaminas e minerais; síntese de proteínas plasmáticas (como albumina) e fatores de coagulação e desintoxicação do sangue. O uso do manjericão pode ajudar no metabolismo do fígado em todos esses processos.
Para Febre: Manjericão é usado frequentemente para reduzir a febre durante infecções diferentes. Para isso, basta ferver suas folhas com cardamomo, em seguida coloque um pouco de leite e açúcar. Essa bebida deve ser consumida a cada 2 ou 3 horas.
Para o Stress: Embora não seja muito conhecido, manjericão pode ser usado para reduzir o stress. Pegue 12 folhas e mastigue duas vezes por dia. Além de relaxar o sistema nervoso, purifica o corpo e previne outras doenças.
Para a Dor de cabeça: Um bom remédio para dores de cabeça é preparar uma decocção com folhas de manjericão, para isso basta deixar ferver até que o líquido seja reduzido pela metade. Tome duas colheres de sopa de água de cada vez.
Para Distúrbios dentais: Para evitar transtornos dentais, uma boa ideia é secar as folhas de manjericão ao sol e depois fazer um pó, que pode ser misturado com óleos essenciais, para posteriormente massagear os dentes, limpando-os.
Veja no vídeo mais Benefícios do Manjericão:
Agora que você está ciente da dimensão dos Benefícios do Manjericão, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então confira o passo a passo de Como Plantar Manjericão em Casa.
Como Plantar Manjericão em Casa:
Existem duas maneiras pelas quais esta planta pode ser plantada, uma é através da germinação de suas sementes, para a produção de mudas até que a planta se desenvolva. A outra maneira é usar os galhos de uma planta adulta. Este último é a melhor maneira de cultivar esta planta e até requer menos cuidados do que semear por semente.
Algumas variedades de manjericão são perenes e podem crescer ano após ano, como é o caso do manjericão azul e do tailandês. No entanto, a maioria dessas culturas é anual e deve ser semeada anualmente.
Clima:
Por favor note que no que diz respeito à forma de Como plantar manjericão, é bom saber que essa planta é de origem indiana, portanto, deve ser cultivada em locais com climas quentes, onde ela pode receber o sol, e ser protegida de receber ventos fortes. Contudo, se você vive em um clima muito frio, então você deve pensar em cultivar manjericão dentro de casa ou em uma estufa.
Temperatura:
Embora seja uma planta que possa se desenvolver na sombra, para ter uma boa colheita, deve receber boa luz solar. Além disso, lembre-se que no que diz respeito à forma de Como plantar manjericão, a temperatura média necessária é entre 15 ° a 25 ° C .
Algo que você deve ter em mente sobre como plantar manjericão é que em climas tropicais a planta pode ser semeada em qualquer época do ano, no entanto, em terras de inverno a melhor época para plantar é no final do inverno e início da primavera.
Solo:
Outro fator importante sobre como plantar manjericão é que o solo a ser usado deve ser bom, rico em húmus e sempre com boa drenagem para que a umidade não se acumule excessivamente.
Uma vez concluído a germinação da semente no berçário e o desenvolvimento de mudas, a planta geralmente é transplantada para o chão ou um vaso. Para isso você deve preparar a terra anteriormente.
Se você for plantá-la em um vaso, adquira um terreno para jardins urbanos e adicione material orgânico. Ao contrário, se for cultivar a planta diretamente no chão de sua horta, você deve remover o solo a uma profundidade entre 30 cm e 50 cm de profundidade e melhorá-lo, adicionando um pouco de areia para garantir a adequada drenagem e fertilizá-lo com material orgânico.
O pH necessário para esta planta é ligeiramente ácido entre 5,7 e 6,2
Como Plantar Manjericão por suas Sementes:
Semeadeira:
As sementes devem ser semeadas em viveiro para depois serem transplantadas para os vasos, especialmente se não estiverem em seu ambiente natural.
A primeira coisa que você precisa fazer é misturar 60% do substrato (dissolvendo os grânulos à mão) ou fibra de coco, 40% de húmus de minhoca, 10% de perlita e uma camada de vermiculita. Você pode cobrir a sementeira com filme plástico para ajudar a conservar a umidade . Então você deve colocar uma semente de manjericão em cada cova a uma profundidade de 2 centímetros.
Depois de terminar a semeadura, você deve colocar a sementeira em plena luz do dia e protegida de correntes de ar. Algo que você deve ter em mente é que a temperatura de germinação nunca deve cair abaixo de 15ºC. Se você for colocá-las em uma estufa aquecida, deve ligá-la um dia antes para que a temperatura necessária seja ajustada.
Uma vez que a planta começa a dar folhas, é apropriado remover o filme usado como cobertura, e continuar pulverizando a cama de semente com água para manter a umidade.
Transplante para Vasos:
Uma vez que tenham passado 20 a 30 dias e quando você observar dois ou três pares de folhas, transplante a sua pequena muda para o vaso. O vaso deve medir cerca de 10 cm, caso você queira transplantar a planta para a horta no futuro, ou um vaso de 20 cm, caso queira manter a planta definitivamente no vaso.
O transplante deve ser feito com cuidado removendo as plântulas sem danificar a raiz. A profundidade do furo deve ser adequada para que os cotilédones possam ser expostos. Para melhorar a umidade, coloque algumas pedras pequenas ao preparar a panela.
Transplante para Horta ou Jardim:
O manjericão pode crescer até meio metro de altura e precisa de espaço suficiente para se desenvolver adequadamente. O espaço que deve ser deixado entre cada andar é de aproximadamente 20 cm.
Reprodução por Estacas:
Se você quiser usar uma planta para remover as estacas, você deve semear as sementes quando a primavera começar. Desta forma, no final ou no meio do verão, a planta será grande o suficiente para poder usar suas mudas. Para fazer isso, você deve cortar os galhos que saem do caule principal.
Estes devem ser colocados na água por cerca de 4 dias para germinar suas raízes. Uma vez que você possa ver as raízes, as mudas devem ser transplantadas em vasos ou diretamente em sua horta.
Cuidados Com a Planta de Manjericão:
Os cuidados com a planta de manjericão são resumidos a dois pontos principais, umidade suficiente em seu estágio de crescimento e muita luz ou sol.
Manjericão é uma planta que gosta de umidade e precisa de rega constante. Isso ocorre porque, sem o fornecimento regular de água, as folhas podem secar rapidamente.
É claro, que todo o excesso que essa planta é submetida é prejudicial, por isso, se você colocar muita água, a planta também sofre, começa a murchar, fica doente ou seu aroma agradável é afetado.
Uma maneira de evitar o máximo possível de umidade excessiva é preparar os vasos para garantir uma boa drenagem da água. Em relação à irrigação, devemos levar em consideração o clima e o tipo de solo onde a planta foi plantada. A irrigação é feita quando o substrato aparentar está seco.
Se você mora em um país com invernos intensos, as plantas de manjericão devem ser protegidas, uma vez que não tolera frio intenso. Alguns sugerem que para manter a saúde da planta, as cabeças das flores, quando elas saem, devem ser removidas, assim como as folhas próximas à flor, pois as flores enfraquecem a planta e impedem que as folhas saiam.
Colheita:
A colheita das folhas desta planta aromática apreciada é feita cortando as folhas maiores e que estão na parte superior da planta. Tenha muito cuidado para não afetar as folhas mais macias. Estas são geralmente usadas para fins medicinais e especialmente na cozinha.
Veja no vídeo mais detalhes sobre Como Plantar Manjericão em Casa:
Receitas Deliciosas Usando Manjericão:
Maionese de Manjericão:
INGREDIENTES:
- 1 Dente de alho;
- 1/4 de Xícara (chá) de folhas de manjericão;
- 2 Colheres (sopa) de folhas de salsa picadas;
- 1/3 de Xícara (chá) de leite gelado;
- 1 Colher (chá) de sal;
- 1 Colher (chá) de vinagre;
- 1 Xícara (chá) de óleo.
MODO DE PREPARO:
- Bata no liquidificador o alho, o manjericão, a salsa, o leite, o sal, o vinagre e despeje o óleo em fio sem parar de bater até obter uma consistência cremosa;
- Despeje em uma vasilha com tampa e mantenha na geladeira;
- Se desejar, sirva acompanhada de torrada ou nacho.
Brusqueta de Tomate com Manjericão:
INGREDIENTES:
- 4 Fatias de pão do tipo italiano;
- 4 Tomates maduros picados sem sementes;
- 1 Dente de alho amassado;
- 1/2 Cebola picada;
- 1/2 Maço de manjericão;
- 6 Colheres (sopa) de azeite de oliva;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- Queijo parmesão ralado a gosto.
MODO DE PREPARO:
- Aqueça uma frigideira com 4 colheres (sopa) de azeite de oliva;
- Quando ele estiver bem quente, acrescente a cebola e o alho amassado;
- Refogue bem até que ela comece a ficar translúcida;
- Acrescente os tomates picados e cozinhe até que eles se desmanchem;
- Por último, coloque as folhas de manjericão fresco e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto;
- Cozinhe por mais alguns 3 minutos;
- Cubra cada fatia de pão com os tomates refogados e salpique queijo ralado;
- Coloque as brusquetas em uma assadeira, regue com o azeite restante e leve ao forno preaquecido a 180º C por cerca de 15 minutos, apenas para o queijo gratinar;
- Sirva quente!
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los. Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina Como Plantar Manjericão em Casa.