Como Plantar Nabo em Casa
Como Plantar Nabo em Casa de uma maneira muito fácil seguindo esses simples passos, veja como ocorre o Plantio, Cultivo e Colheita. Além disso, o nabo é uma planta Medicinal e comestível. Brassica rapa ou nabo, era uma parte essencial da dieta Europeia até a chegada do Papa.
Nesse caso, ela não poderia faltar em sua horta. Somado a isto, há muitas variedades da planta de nabos, existem relatos de que a planta de nabo abrange quase 3000 variedades diferentes.
Os nabos podem ser consumidos de muitas maneiras, na cozinha é a base de muitas sopas podendo ser usado juntamente com outros vegetais como o alho-poró, aipo e cenoura para o preparo de deliciosas sopas. Podemos ainda preparar um delicioso caldo de legumes adicionando batatas, abóbora, etc.
Além disso, nem todas as pessoas que cultivam nabos sabem que as folhas de nabo também são comestíveis e são muito ricas em nutrientes.
Hoje o nosso Site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter esse tubérculo maravilhoso em sua casa sem ter que comprá-lo, ou seja, plantado em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de Como Plantar Nabo em Casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Valor Nutricional do Nabo:
O Nabo é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas de Nabo.
- Energia 28 kcal;
- Hidratos de carbono 6.4 gr;
- Fibra 1,8 g;
- Água 91,87 g;
- Vitamina C 21,0 mg;
- Vitamina B – 9 15 µ g;
- Cálcio 30 mg;
- Potássio 191 mg;
- Magnésio 11 mg;
- Fósforo 27 mg;
- Sódio 67 mg;
- Calorias 28 kcal.
Benefícios do Nabo:
Conheça os principais benefícios do Nabo para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
1. Ajuda a Emagrecer:
O nabo é um alimento que possui baixas calorias e um rico teor de fibras, portanto é ideal para ser incluído em dietas de emagrecimento.
2. Ajuda no Fortalecimento do Sistema Imunológico:
O nabo também contém quantidades significativas de vitamina C, um poderoso antioxidante que dentre muitas outras funções também protege o organismo de microrganismo patógenos.
3. Pode Combater Crises de Asma:
A vitamina C, como já relatamos, é um poderoso antioxidante presente nos nabos que, além disso, também possui propriedades anti-inflamatórias. Isso o torna eficaz na prevenção e no combate de crises asmáticas.
4. Previne Câncer:
Esse benefício do nado é atribuído aos vários compostos orgânicos encontrados nos nabos.
5. Saúde dos Ossos:
O vegetal também contém cálcio, que é essencial para a formação e manutenção da saúde óssea, além disso, ainda previne problemas ósseos relacionados a deficiência desse nutriente, como a osteoporose.
6. Promove a Digestão:
Esse benefício é consequência da presença de fibras nos nabos. Pois essas, além de regular o trânsito intestinal ainda combatem a prisão de ventre.
Veja no vídeo mais Benefícios do Nabo:
Agora que você está ciente da dimensão dos Benefícios do Nabo, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então confira o passo a passo de Como Plantar Nabo em Casa.
Como Plantar Nabo em Casa:
Cultive o nabo em sua horta na primavera, pois nessa época o solo é mais manejável, assim, para preparar o solo use ferramentas (como a pá) para soltar a terra até ela chegar a uma profundidade de 15 cm a 20 cm.
Adiciona 50 a 65 cm de composto na superfície e misture perfeitamente com a pá. Se você for plantar nabo no outono, trate de arar o solo até que ele fique solto e macio.
Espalhe as sementes uniformemente sobre a superfície, plantando-as com cerca de 4 cm³ de profundidade no solo orgânico, isso se você for plantar na primavera. Caso for cultivar no outono, plante com cerca de 5 a 8 cm³ de profundidade e não esqueça de fertilizar o solo com estrume.
A rega da terra deve ser feita de forma uniforme imediatamente após o plantio das sementes. Mantenha o solo úmido em todos os momentos, durante a germinação e após a conclusão do processo. Isto ajudará as plantas a desenvolvem raízes e evitar a floração.
Peneire a terra, quando as plantas produzirem um “caule de sementes”, isso pode ser mais provável quando o solo está seco. Este procedimento irá produzir raízes e folhas verdes.
A melhor maneira de propagar esta planta é por semente. Embora, se optar por esse meio de transplante você deve esperar até o segundo ano de cultivo para poder colher a inflorescência seca de sementes de nabo.
No momento da semeadeira, semeie em linhas ou traços, mantendo uma distância de 30 a 40 cm de distância entre as linhas para o cultivo no jardim ou horta e cerca de 20 cm se for cultivar a planta em terraços.
Após o plantio é só cuidar da planta para a colheita futura, além disso, para proteger sua colheita de pragas e seres indesejados a dica é pulverizar com spray um pouco de água com tabasco nas plantas.
1. Solo e Clima:
Como já dissemos, nabos preferem um clima bastante frio, no entanto, caso resida em uma lugar onde as temperaturas são elevadas, prepare um sistema de controle de temperatura, como estufa. Outra dica é plantar essa planta após cultivar tomate e cebola.
Quando ao solo a planta de nabo gosta de solo que retêm água suficiente, bem drenado e sem grandes inundações.
Como muitas vezes acontece com as plantas de raízes comestíveis, nabos também requerem o solo macio, fresco e com alguma umidade.
2. Poda:
A poda deve ser realizada quando a muda da planta atingir cerca de 10 cm de altura. Para isso remova as folhas doentes e as fracas, permitindo que o nabo se desenvolva mais.
Além disso, remova também as ervas daninhas que crescem ao redor da planta de nabo. Porém tenha cuidado na hora de puxar as ervas, para não danificar as raízes do nabo que crescem abaixo do solo.
3. Pragas:
Nabos são especialmente sensíveis aos ataques de pragas ou doenças. Às vezes, as lagartas, caracóis e lesmas ou pulgões podem afetá-los. Uma boa estratégia de rotação, é a policultura, ou seja fazer a utilização de espécies complementares, plantas iscas e outras que possam atrair a atenção dessas pragas.
Além disso, os nabos são muitos suscetíveis à falta de boro no substrato, nesse caso adicione fertilizantes que contenham boro na planta para que ela não fique mais vulnerável a doenças.
4. Colheita:
A colheita do nabo é feita quando a planta atingir cerca de 10 a 15 cm de comprimento. Corte as folhas que excedem a 2,5 cm acima do nível do solo. Se você só quer colher os legumes, corte tudo quando a planta atingir 15 cm de altura.
Contudo, para ter mais precisão no momento da colheita, colha o nabo quando seu diâmetro atingir 5 a 7 cm. Para isso, pegue a pá e solte o solo em torno das raízes do nabo agarrando as folhas, até conseguir obter as raízes.
Veja no vídeo mais detalhes sobre Como Plantar Nabo em Casa:
Receitas Deliciosas Usando Nabo:
Conserva de nabo:
Ingredientes:
- 1 kg de nabo redondo, lavado e descascado;
- 1/2 l de vinagre branco;
- 1/2 l de água;
- 2 colheres (sopa) rasa de sal;
- Grãos de pimenta-do-reino a gosto;
- 1 colher (chá) de mostarda em grãos.
Modo de Preparo:
- Corte o nabo em fatias de 0,5 cm.
- Adicione 1 colher (sopa) de sal e deixe descansar.
- Em uma panela, coloque o vinagre, a água, o restante do sal, a pimenta, a mostarda e deixe ferver por 5 minutos.
- Coloque o nabo nesse vinagre.
- Quando levantar fervura desligue.
- Espere esfriar um pouco e coloque o nabo em um vidro de boca larga.
- Por cima, jogue o líquido (vinagre mais especiarias).
- Tampe e deixe curtir por uma semana antes de consumir.
Salada de nabo:
Ingredientes:
- 500 g de nabo comprido ralado grosso;
- 100 g de tâmaras picadas;
- 4 colheres (sopa) de maionese;
- 2 tomates grandes, cortados em fatias finas;
- 1 maço de agrião;
- 1/4 xícara (chá) de castanha de caju torradas e picadas.
Modo de preparo:
- Coloque o nabo ralado e as tâmaras picadas em uma tigela.
- Acrescente a maionese e misture tudo cuidadosamente.
- Coloque a mistura em pratinhos rasos individuais.
- Arrume as rodelas de tomate e o agrião em volta e polvilhe com as castanhas de caju.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina Como Plantar Nabo em Casa.