Como Plantar Nepenthes
Como Plantar Nepenthes em casa é fácil, pois a nepenthes é uma das plantas que provavelmente é a mais espetacular e esplêndida da sua espécie, muitos querem ela no seu jardim.
O nome nepenthes refere-se a seus fascinantes jarros de solo ou de ar, também chamados de armadilhas de queda, por isso, aprenda a forma certa de como plantar nepenthes.
Com esses jarraos eles atraem insetos, que é o que eles se alimentam em seu ambiente natural. Em decorrência do desmatamento de florestas tropicais, muitas dessas espécies hoje estão na lista de espécies ameaçadas, o que as torna ainda mais dignas de preservação.
Hoje o nosso site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter essa planta maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantando em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de como plantar nepenthes em casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Perfil da nepenthes:
Família: Nepenthaceae, plantas carnívoras;
Classe: angiospermas (plantas com flores);
Pedido: Caryophyllales;
Origem: florestas tropicais da Ásia e Austrália;
Espécies: cerca de 100 espécies e numerosos híbridos;
Crescimento: semelhante a liana ou como subarbusto
Flores: panículas compostas ou inflorescências botrióides
Sementes: cápsulas de sementes septadas com até 500 sementes, divididas em três partes.
Os jarros crescem como subarbustos perenes e perenes ou como lianas, dependendo da espécie. As espécies de nepenthes são originárias das ilhas do Leste Asiático.
Algumas espécies apresentam um crescimento bastante compacto e formam rosetas. Existem cerca de 100 espécies; diferenciamos entre nepenthes de planície e terras altas, e nem todas as espécies são adequadas para cultivo doméstico.
Cuidado da nepenthes:
Essas impressionantes plantas de jarro são verdadeiras divas em relação ao seu cultivo; eles são muito exigentes. Especialmente altas são as exigências relativas à temperatura e umidade.
As variedades híbridas devem ser as mais fáceis de cuidar e, portanto, são particularmente convenientes para iniciantes, por isso, aprenda a forma certa de como plantar nepenthes.
Esses híbridos são muito mais robustos e pouco exigentes do que as espécies puras. No entanto, o posicionamento correto e as condições ambientais ideais também são essenciais para o florescimento ou morte de plantas com essas espécies.
Variedades da nepenthes:
Hookeriana:
Esta variedade que vem da planície da Malásia forma jarros verdes claros, um tanto bulbosos com manchas avermelhadas e uma boca elíptica. É adequado tanto para estufas como para cultivo no peitoril de uma janela.
Ventrata:
O cultivo dessa variedade é relativamente fácil. Requer maior umidade e é uma planta muito boa para pendurar cestos.
Linda:
O híbrido nepenthes Linda impressiona com grandes jarros avermelhados que atingem um tamanho de até 29 cm. É especialmente adequado para janelas voltadas para o leste ou oeste.
Rebecca Soper:
Rebecca Soper com seus jarros longos e escuros que podem crescer até 20 cm de largura é um verdadeiro chamariz. A borda superior é quase preta. Ele também pode ser mantido em uma estufa ou no parapeito de uma janela.
Como plantar nepenthes:
Nepenthes amam pontos brilhantes sem correntes de ar, temperaturas quentes durante todo o ano e umidade muito alta.
A exposição direta à luz solar deve ser evitada, pois pode queimar os jarros de paredes finas ou, pelo menos, danificá-los significativamente.
As condições ideais para estas plantas encontram-se numa estufa aquecível ou terrário, desde que sejam suficientemente arejados.
Particularmente difíceis de cultivar são os nepenthes de várzea. Eles precisam de uma umidade constante de pelo menos 70%. Os híbridos são uma história diferente, porém, eles também podem lidar com umidade mais baixa.
Solo:
O solo tradicional para flores não é adequado para essas plantas de jarro, assim como os substratos fertilizados.
Geralmente, o substrato deve ser bem arejado e permeável à água e, de preferência, um produto natural.
Existe solo especial para carnívoros que está disponível comercialmente. Se este solo for misturado com adições variadas, o substrato ideal para nepenthes pode ser feito pelo próprio.
Para isso é possível adicionar, por exemplo, perlitas, areia, fibra de coco, casca de pinheiro, carvão ativado e cascalho de quartzo ou também perlitas, areia, turfa branca e argila expandida.
O substrato comum para orquídeas também é frequentemente recomendado como o melhor solo, por isso, aprenda a forma certa de como plantar nepenthes.
Plantio:
O recipiente da planta deve ser bastante raso. Devido ao crescimento escalável e às diferentes alturas, o cultivo em uma cesta suspensa ou no topo de um pedestal é conveniente.
Quando o recipiente da planta atual é altamente penetrado pelas raízes, é hora de replantar, por isso, aprenda a forma certa de como plantar nepenthes.
Isso só deve ser feito durante o período de crescimento no verão, pois durante esse período é mais fácil para a planta se reajustar.
O substrato antigo não precisa necessariamente ser removido ou substituído. Na verdade, mantê-lo junto com a planta é considerado benéfico.
Regar:
Dada sua origem tropical quente e úmida, a umidade é o fator mais importante no cultivo dessas plantas, por isso, aprenda a forma certa de como plantar nepenthes.
A influência dos radiadores e do ar condicionado seca rapidamente a divisão, especialmente durante a estação fria, razão pela qual a rega e a humidade têm de ser ajustadas em conformidade.
Fertilizante:
Em seu habitat natural, essas plantas carnívoras se alimentam de insetos. Esta presa é atraída pelo doce néctar que se encontra na margem dos jarros ou das armadilhas de queda. O interior liso evita que eles possam agarrar e cair no jarro.
As cerdas apontando para baixo evitam que eles rastejem de volta para fora. Nas chamadas armadilhas de queda, há um líquido contendo numerosas enzimas, que por sua vez digerem os insetos e, assim, nutrem a planta.
Claro, normalmente não há muitos insetos dentro dos aposentos. No entanto, a planta do jarro precisa de nutrientes para sobreviver e florescer. Este é um ponto de desacordo.
Alguns rejeitam categoricamente fertilizantes de qualquer tipo, enquanto outros recomendam o uso de fertilizantes de orquídeas altamente diluídos a cada duas semanas, da primavera ao outono.
Corte:
A nepenthes pode, dependendo da espécie, atingir alturas consideráveis e se espalhar maciçamente. Para conter o crescimento em altura, as pontas podem ser um pouco aparadas.
Isso resulta na formação de mais brotos laterais e um crescimento mais arbusto. Após o corte, ele cresce principalmente para os lados em vez de disparar para cima.
Os jarros não envelhecem e não secam em algum momento. Em seguida, eles devem ser cortados e removidos, assim como outras partes murchas das plantas também.
Doenças da nepenthes:
Doenças ou infestações de pragas são quase sempre resultado de erros de manutenção e, na maioria dos casos, podem ser evitadas em condições ideais. No entanto, não são raros nessas plantas.
Mofo cinzento:
Se as condições de cultivo não forem ideais – se estiver muito úmido, muito escuro ou muito quente, a infestação com mofo cinza pode ser a consequência.
O alagamento pode, por sua vez, causar apodrecimento. Na maioria dos casos, a água não consegue escoar corretamente ou fica retida dentro do pires por muito tempo.
Este problema pode ser resolvido com o replantio imediato da planta em substrato novo, otimizando as condições circundantes e regando posteriormente de acordo com a demanda.
No processo de replantio, todas as partes podres, doentes e mortas da planta e a raiz devem ser removidas, por isso, aprenda a forma certa de como plantar nepenthes.
Jarros fulminantes:
Jarros secos geralmente indicam falta de água e umidade insuficiente. Portanto, é importante regar e pulverizar as plantas regularmente. O ar seco e a falta de água podem causar a perda da planta afetada em um período muito curto.
Se a umidade e o suprimento de água forem adequados e a planta for saudável, a causa do murchamento provavelmente será natural, por isso, aprenda a forma certa de como plantar nepenthes.
Os jarros crescem apenas algumas semanas ou meses e acabam por morrer, o que não está de forma alguma relacionado com doenças. No entanto, os jarros só devem ser cortados e removidos, quando estiverem completamente secos.
Folhas descoloridas e manchadas:
Descoloração atípica ou folhas salpicadas podem ser um indicador de luz solar muito intensa. Então é melhor escolher um local claro, mas não ensolarado. Lá, a planta deve ser capaz de se recuperar em breve.
Jarros faltando:
Se a planta não receber luz suficiente, pode acontecer que ela não desenvolva jarros. Portanto, um local mais apropriado é aconselhável.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantar nepenthes em casa.
Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina como plantar nepenthes em casa.