Legumes

Como Plantar Orégano em Casa em 3 Passos Simples!

Por Alan costa, em 24/10/2018 (atualizado em 21/02/2019)

Hoje o blog Horta em Casa irá detalhar todo o passo-a-passo de Como Plantar Orégano em Casa.

Como Plantar Orégano em Casa em 3 Passos Simples para você ter sempre acesso a esta excelente erva. Além disso, o orégano é uma erva perene com flores rosa-púrpura ou brancas e um sabor que lembra o tomilho. Veja como plantar orégano em casa no seu jardim – além de receitas deliciosas usando orégano.

Como Plantar Orégano em Casa

O gosto do orégano é picante e forte e é comumente usado em pratos italianos. É uma planta resistente e contribui para uma boa cobertura do solo.

Conteúdo:

Propriedades Nutricionais:

Ele contém antioxidantes, cálcio, potássio, magnésio, ferro, vitaminas A, B e E, que o tornam um remédio natural eficaz para a prevenção de muitas doenças. Orégano é na verdade um bom desinfectante e um antibiótico natural que contribui para a prevenção de doenças respiratórias.

O seu óleo essencial é utilizado para a preparação de infusões ou fumigações com o qual alivia a tosse seca ou alivia nariz entupido e frio. Ele também tem propriedades digestivas e analgésicas e pode ser facilmente cultivado em vasos e na horta.

Cultivo de Origem:

Para crescer e se desenvolver no seu melhor o orégano precisa de sol e temperaturas amenas. É também uma planta que não requer muito esforço para o seu cultivo e que se adapta facilmente a qualquer tipo de solo: o importante é que esteja bem drenado e que não haja água estagnada.

Você Vai Precisar de:

  • Um saco de sementes;
  • Um saco de solo universal;
  • Um pote de terracota com pelo menos 50 centímetros de altura;

Como Plantar Orégano no Vaso:

Como Plantar Orégano no Vaso

Nesta dica de Como Plantar Orégano em Casa, se você optar por continuar com o plantio em um vaso ou em um canteiro de sementes, terá que semear as sementes no início da primavera.

Assim que as mudas começarem a brotar, mantenha as mais fortes  e elimine as menos vigorosas.

Se semear em canteiros, uma vez que as mudas tenham atingido uma altura de 5-6 cm, você pode transplantá-las em um vaso ou diretamente no solo.

Transplante em abril e maio e lembre-se de colocar o vaso em uma área quente e ensolarada.

Durante o inverno é preferível mover o vaso para dentro de casa para proteger a planta do frio.

Como Plantar Orégano no Jardim:

Como Plantar Orégano no Jardim

Nesta outra dica de Como Plantar Orégano em Casa, se você preferir continuar com o cultivo no jardim, a hora certa é a partir do mês de abril.

Não sobrecarregue as sementes e, para promover a drenagem da água e aumentar a fertilidade do solo, adicione cascalho, areia, turfa e composto.

A planta de orégano prefere solos secos e não gosta de água estagnada: portanto, evite molhar excessivamente as plantas e espere até que o solo esteja seco antes de prosseguir com uma nova irrigação.

A floração do orégano ocorre de julho a setembro-outubro: a colheita é realizada ao longo do ano, destacando delicadamente as folhas dos ramos ou colhendo o raminho com todas as flores.
Para secar os galhos, coloque-os na sombra e de cabeça para baixo.

Como Colher Orégano:

Como Colher Orégano

Colher orégano não poderia ser mais simples. Você pode colher orégano uma vez que as hastes possuam pelo menos quatro centímetros de altura. Eu costumo deixar o meu crescer até cerca de oito centímetros de altura, e então eu corto de volta para 2/3 da planta.

Referencie a foto acima e corte logo acima das folhas. E não se preocupe se você acha que cortou demais seu orégano – o corte regular estimula o novo crescimento e evita o “legginess”.

→ Dica: Quer saber a maneira mais fácil de colher orégano? Se você não estiver secando o seu orégano pelo cacho, e só precisar das folhas, simplesmente pegue o caule cerca de 2/3 no comprimento da planta e passe os dedos ao longo do caule. As folhas serão coletadas em sua mão, e tudo o que você terá que fazer depois é aparar a haste agora sem folhas.

Para obter a potência ótima do sabor, colha as folhas de orégano um pouco antes das flores da planta, esse é o tempo perfeito para colhê-las. Até mesmo as flores com sabor sutil são utilizadas em saladas.

Secagem e Uso do Orégano:

Secagem e Uso do Orégano

Esta erva é aromática e conserva o seu sabor e o seu perfume mesmo após um processo de secagem, pelo contrário, parece que o aroma aumenta, para isso pode usar um secador ou secar a sombra. O ambiente ideal para secar é um local escuro, seco e ventilado. O orégano é usado na cozinha como tempero, ideal para dar sabor a muitas receitas com uma pitada de folhas (frescas ou secas).

Folhas de Orégano na Cozinha:

O orégano é uma adição popular a muitos pratos italianos preparados com tomate, mas não exclusivamente. Você pode usar ervas frescas ou secas para cozinhar, embora ervas secas tenham um sabor mais potente. Ao adicionar orégano à sua refeição, observe o seguinte:

  • Sempre adicione o orégano no final do processo de cozimento para evitar perder muito sabor.
  • Adicione um pouco de cada vez para evitar que os alimentos estraguem com a sua amargura.
  • 1 colher de sopa de folhas de orégano é igual a 1 colher de chá.

Adicione uma mistura de especiarias, incluindo orégano, cravo, canela, alecrim, gengibre, pimenta preta, colorau e alho em pó para a carne antes de cozinhar. Isso reduzirá a oxidação na carne em 71%.

Receita de Chá de Orégano:

Receita de Chá de Orégano

INGREDIENTES:

  • 4-6 colheres de chá de folhas secas de orégano (4-6 colheres de sopa de orégano fresco)
  • 2-3 xícaras de água
  • Uma fatia de limão orgânico (opcional)
  • Mel orgânico cru a gosto

A maneira mais fácil de preparar é usar uma infusão de chá preparado. No entanto, se você não tiver um, poderá seguir estas instruções:

MODO DE PREPARO:

  • Coloque a água em uma panela pequena e leve para ferver. Desligue o fogo quando estiver fervido.
  • Adicione as folhas de orégano à água por 5 minutos.
  • Retire as folhas. Adicione o mel, se desejar.
  • Deixe esfriar um pouco e beba até três vezes ao dia.

O Site Horta em Casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc…) e de como planta-los.

Sair da versão mobile