Como Plantar Orquídea Borboleta todos devem saber, pois a orquídea borboleta é muito procurada devido sua beleza exuberante e fácil plantio.
É uma das líderes entre as plantas de interior e a mais popular de todas as orquídeas. A planta elegante com suas flores ricas está disponível em inúmeras variações de cores.
Embora as orquídeas muitas vezes tenham a reputação de pequenas divas, tolera pequenos erros de manutenção e, portanto, também é adequada para iniciantes.
Se bem cuidada, irá impressioná-lo com sua floração de tirar o fôlego durante muitas semanas ao ano, por isso, aprenda aprenda a forma certa de como plantar orquídea borboleta.
Hoje o nosso site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter essa flor maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantando em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de como plantar orquídea borboleta em casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Perfil da orquídea borboleta:
Família: Orchidaceae
Gênero: Phalaenopsis
Designações em inglês: Phalaenopsis, Moth Orchid
Indígena em: Filipinas, ilhas da Indonésia
Altura: 10 – 110 cm
Folhas: verde-escuras, brilhantes, coriáceas
Flor: fracamente acastanhada ou estriada, crescendo para cima, arqueando e pendendo
Cor da flor: branco, rosa, roxo, rosa, listrado ou manchado
Orquídea borboleta, também conhecida como orquídea mariposa, é indígena nas florestas tropicais das Filipinas e da Indonésia. No entanto, sua gama também inclui Taiwan, Sul da China e Malásia.
Aqui ela cresce nas árvores como uma chamada epífita, porque é muito difícil para os raios solares penetrarem na copa densa e frondosa da floresta tropical.
Cuidado da orquídea borboleta:
Em seu habitat natural, cresce em ambientes quentes e úmidos com temperaturas entre 25-35 graus durante o dia e 15-25 graus à noite.
No entanto, alguns tipos de orquídeas como, por exemplo, Phalaenopsis lobbii, também crescem em temperaturas mais baixas, que podem descer até cerca de 5 graus no inverno. A umidade é alta devido à alta pluviosidade.
A orquídea usa as folhas e o caule para absorver a água das chuvas, por vezes fortes e rápidas. Exatamente essas condições devem ser imitadas o mais fielmente possível à natureza, para que ela possa ser mantida com sucesso em seu interior.
Como plantar orquídea borboleta:
A orquídea borboleta é um clássico entre as orquídeas. Ele encontra as condições ideais do local em um local semi-sombreado ou claro sem luz solar direta.
Pode ser um lugar em uma janela do norte ou do leste com luz do sol pela manhã, à tarde ou à noite. Quando mantido em uma janela sul, a sombra do início de abril a outubro é recomendável.
O ar ambiente deve sempre circular bem e as secas devem ser evitadas a todo custo, por isso, aprenda aprenda a forma certa de como plantar orquídea borboleta.
Fertilização:
Um fertilizante especial para orquídeas é útil para fornecer nutrientes à orquídea borboleta que são colocadas em solo regular, por isso, aprenda aprenda a forma certa de como plantar orquídea borboleta.
É adequado para as necessidades das orquídeas e pouco dosado de acordo. Fertilize a cada duas semanas de março a outubro. Em caso de dúvida, siga as instruções de dosagem e frequência de fertilização fornecidas pelo fabricante.
Um fertilizante especial para orquídeas na forma de um fertilizante de longo prazo, que é dado através da água de irrigação, também é adequado para hidroculturas.
Fornece nutrientes às plantas durante meses e deve ser administrado no máximo a cada 3-5 meses. Não importa qual fertilizante você use, geralmente deve ser administrado em uma dosagem baixa.
Como as orquídeas (Phalaenopsis) são geralmente muito sensíveis ao sal, é aconselhável lavar a argila expandida uma vez a cada primavera e outono para remover todos os resíduos de sal.
Corte:
Para a orquídea borboleta, o corte é limitado aos caules e raízes das flores. Enquanto o caule da floração for verde, ele não será cortado, mesmo quando todas as flores tiverem caído.
Novos brotos costumam se formar a partir de botões dormentes de hastes de flores velhas, razão pela qual eles devem ser deixados sem cortes até que estejam completamente secos.
Aplica-se o seguinte: Restam todas as partes verdes das orquídeas tudo o que é seco é cortado com faca afiada e de preferência esterilizada.
Assim, apenas folhas secas, amarelas ou mofadas são cortadas. Eles cairão por conta própria na maior parte. Não se esqueça das raízes.
Remova partes mofadas, ocas e secas da raiz toda vez que você repot. Tente não danificar raízes saudáveis. Caso ainda ocorra, é aconselhável espanar o corte com pó de carvão para desinfetá-lo.
Regar:
A orquídea borboleta constroem exclusivamente raízes aéreas. Como o nome sugere, as raízes aéreas requerem um ambiente arejado.
É por isso que o substrato nunca deve ser muito úmido. Eles não gostam de pés frios nem molhados, por isso, aprenda aprenda a forma certa de como plantar orquídea borboleta.
- Regar uma vez por semana ou mergulhar na água por 5-10 minutos;
- Deixe escorrer depois, por cerca de 15 minutos;
- Submergir duas vezes por semana durante o verão, se necessário;
- Use a água da chuva se possível;
- O nevoeiro regular das folhas e raízes simula um clima semelhante ao da floresta tropical;
- Nevoeiro durante o dia, a orquídea deve ser mantida seca durante a noite.
O abastecimento de água para hidroculturas é mais fácil e menos problemático com um tanque hidrelétrico ‘S’, pois o tanque de água fica próximo ao pote de cultura e não dentro dele.
Molhar demais é, portanto, impossível. Além disso, deve-se manter um nível de água muito baixo e as raízes da orquídea nunca devem estar diretamente na água.
Propagação da orquídea borboleta:
Podem ser propagadas por meio de semeadura e camadas, por isso, aprenda aprenda a forma certa de como plantar orquídea borboleta.
No entanto, a semeadura não é adequada para amadores e deve ser deixada para os produtores. A propagação com camadas é significativamente mais fácil. Você pode distinguir entre camadas de caule e caule.
Caule:
Uma camada de talo pode se formar em um ponto de crescimento do talo. Em vez de uma nova panícula, as folhas começam a se formar e uma camada se desenvolve.
A primavera é a melhor época para cortá-la da planta-mãe, pois o suprimento de luz para a planta jovem é ideal, por isso, aprenda aprenda a forma certa de como plantar orquídea borboleta.
A camada deve ter no mínimo duas folhas e três raízes aéreas com comprimento mínimo de 5 cm. Quanto maior a camada, maior a chance de sobreviver.
Corte a plantinha juntamente com um pedaço de 2-3 cm de comprimento do caule da flor com uma faca limpa e afiada, cerca de 1 cm por cima ou por baixo da camada.
Em seguida, plante-o em um vaso de orquídea transparente. Ao contrário das plantas adultas, o substrato deve ser mais fino para que a plantinha possa criar raízes.
Bata levemente no vaso algumas vezes durante o plantio para que o substrato se distribua uniformemente.
Replantação da orquídea borboleta:
Devem ser replantadas a cada 2-3 anos ou quando o substrato ficar terra. A melhor época para isso é na primavera, pois o período de crescimento ainda não começou e geralmente também não há floração neste momento.
Idealmente, use vasos de orquídeas especiais ao replante. Eles são transparentes e permitem luz suficiente nas raízes, que formam a importante clorofila. O novo pote não precisa ser maior do que o antigo.
- Regar a orquídea completamente cerca de um dia antes de replantação;
- Vai ser mais fácil tirar da panela;
- Sacuda a sujeira velha do fardo de raiz;
- Remova partes de raízes mortas e podres;
- Raízes mortas são ocas e flácidas;
- Também corte folhas secas e caules
- De preferência, evite danificar ou quebrar raízes aéreas;
- Em seguida, coloque a orquídea no novo vaso com uma leve torção;
- Encher com substrato;
- Agite cuidadosamente a panela enquanto faz isso;
- Dessa forma, o substrato chega ao fundo do vaso e não deixa cavidades;
- Raízes aéreas apontando para os lados podem ficar penduradas sobre o vaso.
Pragas:
Mealybugs:
Fios brancos e cerosos que são semelhantes ao algodão são um indicador de infestação. É causado principalmente pelo ar seco.
Para combater a infestação, isole a planta e pulverize repetidamente com uma solução de álcool metilado e sabão suave ou limpe com uma emulsão de óleo, detergente e água.
Cochonilhas:
Uma infestação de cochonilhas aparece em pequenas saliências marrons nas folhas e caules. Sua armadura de escala protege os insetos tão bem que você não será capaz de evitar o uso de remédios operacionais sistemicamente.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantar orquídea borboleta em casa.
Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina como plantar orquídea borboleta em casa.