Como Plantar Orquídea no Vaso de forma simples, pois as orquídeas deixam sua casa harmoniosa e bonita. Originalmente, a maioria das orquídeas vem de áreas tropicais e subtropicais, onde vivem mais frequentemente penduradas em troncos de árvores ou rochas, sem parasitá-las. As raízes são utilizadas tanto para ancoragem como para absorção de água.
Uma orquídea phalaenopsis cresce facilmente se receber a quantidade certa de água, oxigênio, luz, umidade e alimento. Em boas condições, pode florescer por 2 meses ou mais.
Hoje o nosso Site horta em Casa mostrará em detalhes como você pode ter essa planta maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantando em sua própria residência.
Conteúdo:
Tipos de vasos de orquídeas?
Abaixo estão os prós e os contras de diferentes vasos para orquídeas:
1. Vasos de plástico:
Os potes de plástico retêm mais umidade na mistura do pote. Eles também podem ajudar a manter as raízes mais quentes em climas mais frios.
Os vasos de plástico são muito leves e podem tombar facilmente com plantas altas e pesadas.
2. Vasos de barro ou terracota:
Vasos de barro são mais pesadas, levando a menos tombamento. Eles também podem ajudar a manter as raízes das orquídeas mais frias em climas quentes.
Muitos potes de barro ou terracota têm apenas um orifício de drenagem, mas o barro respira e permite que a água evapore mais rápido; portanto, você pode ter que regar com mais frequência.
3. Recipientes ou cestos de ripas de madeira:
Dependendo da mídia de envasamento que você usa, ele pode derramar para fora das ripas de vasos ou cestos de ripas de madeira, então você pode querer forrá-los com folhas de musgo.
Recipientes de ripas de madeira ou cestos permitem muita drenagem e fluxo de ar para as raízes, então você pode ter que regá-los com frequência.
Como Cultivar Orquídea no Vaso?
A regra de ouro para o sucesso das orquídeas é duplicar as condições naturais da planta o mais próximo possível.
Na natureza, a maioria das orquídeas são epífitas, o que significa que crescem em outros objetos, agarrando-se à casca áspera ou mesmo à pedra.
As orquídeas vistosas preferidas pela maioria das pessoas são geralmente híbridos de phalaenopsis (as chamadas orquídeas mariposas) ou híbridos de dendrobium.
Condições ideais de cultivo para as orquídea no vaso?
Essas plantas prosperam sob luz forte, mas não sob a luz solar direta do final da tarde (embora os dendrobiums possam lidar com mais sol). Eles também precisam de alta umidade e fluxo de ar ao redor das raízes.
Eles precisam de períodos regulares de secagem alternados com regas abundantes. As orquídeas se dão melhor em temperaturas acima de 50 graus, mas abaixo de 85 graus. Quanto mais perto você chegar da criação dessas condições, mais sucesso e melhores flores você terá.
Como Plantar Orquídea no Vaso:
A maioria das orquídeas compradas em lojas vêm embaladas em potes de plástico baratos com as raízes embaladas em musgo esfagno encharcado.
Isso é um problema, pois eles precisam de fluxo de ar para evitar a podridão das raízes. Depois de trazer o seu para casa, você deve considerar a possibilidade de replantá-lo.
1. Passo:
Remova cuidadosamente a orquídea de seu vaso existente. As orquídeas novas são normalmente vendidas em recipientes de plástico finos, que podem ser cortados.
2. Passo:
Descarte o meio de envasamento antigo, especialmente se parecer que está quebrando ou apodrecendo.
3. Passo:
Inspecione as raízes da orquídea, cortando as que estiverem enegrecidas, ocas, esponjosas ou danificadas de alguma outra forma. As raízes saudáveis parecem brancas ou verdes.
4. Passo:
Segure a planta na posição vertical no novo vaso e preencha ao redor com uma nova mídia de envasamento, socando suavemente, a cerca de uma polegada do topo do vaso.
5. Passo:
Regue bem a orquídea para fixar a mídia ao redor de suas raízes. Adicione mais mídia, se necessário.
6. Passo:
Se a planta não ficar no lugar, considere estaquear até que suas raízes se apoderem do novo meio. Bambu verde e salgueiro crespo são estacas atraentes.
As orquídeas são comumente cultivadas em vasos de terracota porque permitem um fluxo de ar extra. Existem até vasos especiais para orquídeas, que têm largas fendas de drenagem nas laterais do vaso.
Esses “orifícios para espreitadelas” permitem a circulação do ar e também facilitam o controle da saúde das raízes.
Selecione um vaso grande o suficiente para permitir pelo menos uma polegada de espaço de crescimento ao redor das raízes.
Luz ideal:
Como regra geral, as orquídeas são plantas com fome de luz. Para obter melhores resultados, eles devem receber 12 a 14 horas de luz por dia, o ano todo.
Em um ambiente tropical, a duração e a intensidade da luz natural não variam como em climas temperados. Por esta razão, você pode precisar mover suas orquídeas e suplementar com luz artificial para mantê-las felizes durante os meses de inverno.
Rega:
Os especialistas dizem que mais orquídeas no vaso são mortas por rega incorreta do que por qualquer outra causa. As orquídeas devem ser regadas assim que secam. A rega excessiva pode causar apodrecimento, que mata as raízes das orquídeas.
Veja no vídeo abaixo Como Plantar Orquídea no Vaso:
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina como plantar Orquídea em vaso.