Como Plantar Pepino em Casa: Guia Completo
Como plantar pepino em casa passo a passo pois, essa planta muito fácil de ser cultivada porém requer cuidados específicos no plantio, solo e umidade.
Além disso, o pepino é um vegetal que possui poucas calorias, mas são ricos em vitaminas e minerais importantes que ajuda na perda de peso e promove a hidratação.
Hoje o nosso Site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter essa fruta maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantando em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de como plantar pepino em casa: guia completo, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Valor nutricional do pepino:
O pepino é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas.
- Valor energético 9.5kcal;
- Carboidratos 2,0g;
- Proteínas 0,9g;
- Fibra alimentar 1,1g;
- Cálcio 9,6mg;
- Vitamina C 5,0mg;
- Fósforo 12,3mg;
- Manganês 0,1mg;
- Magnésio 9,3mg;
- Ferro 0,2mg;
- Potássio 153,7mg;
- Zinco 0,1mg.
Benefícios do pepino:
1. Reduz o colesterol e pressão arterial:
Além disso, pepino possui esteróis esses compostos nos ajudam a manter níveis saudáveis de colesterol.
2. Auxilia na perda de peso:
Os pepinos agem como diuréticos por causa de seu alto teor de água e baixo teor de calorias, portanto são ideais para serem consumidos como lanches, em uma salada ou até mesmo como suco com outros legumes como o tomate.
3. Remove as toxinas corpo:
Devido ao seu alto teor em água, o pepino atua como um diurético natural e expulsa todas as toxinas do organismo, além disso, seu consumo também é recomendando para dissolver pedras nos rins.
4. Ajuda a equilibrar o pH do corpo:
A ingestão diária de pepino vai ajudar a controlar os níveis de pH da nossa pele. Nesse caso, se você sofrer uma queimadura pode colocar uma fatia de pepino na área afetada.
5. Reduz olheiras:
Além disso, o pepino ajuda a reduzir as olheiras, isso ocorre porque ele ajuda a remover a cor escura que aparece sob os nossos olhos, isso graças às propriedades anti-inflamatórias que possui.
Veja neste vídeo mais benefícios do pepino:
Agora que você está ciente da dimensão dos benefícios do pepino, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então, confira o passo a passo de como plantar pepino em casa: Guia Completo
Como Cultivar Pepino em Casa:
1. Solo:
Use um solo rico em matéria orgânica, fértil e bem drenado. Além disso, a planta não requer um solo rico em nitrogênio, sendo o pH ideal do solo entre 5,5 e 6,8.
2. Irrigação:
A planta de pepino deve ser molhada com frequência, para que suas raízes não sequem, porém tenha muito cuidado para não encharcar o solo.
3. Plantio:
Uma das dicas sobre como plantar pepino é que esta cultura deve ser plantada diretamente no local onde ela vai crescer, isto é principalmente devido ao fato desta planta não suportar o transplante.
No entanto, se você for forçado por causa de fatores como o intenso frio do inverno, as sementes podem ser plantadas em pequenos vasos, sacos de plástico ou flocos feitos de jornais de papel.
Além disso, mantenha as plantas em lugares com aquecimento, para depois transplantá-las com bastante cuidado para a sua localização final.
Outro ponto a ter em mente sobre como cultivar pepino é que suas sementes devem ser plantadas 2-3 cm de profundidade e geralmente levam de cinco dias a duas semanas para germinar.
4. Espaçamento:
O espaço que deve ser deixado entre cada planta varia de acordo com o cultivo do pepino e o método utilizado. Ao usar guiadas para a planta, a separação pode ser geralmente de 60 cm a 1 m entre cada lavoura de fileira e 45 a 50 cm entre plantas.
Se você for cultivá-las como trepadeiras, o espaço entre cada linha pode ser de 2 m e 75 cm a 1 m entre plantas. Além disso, é possível crescer pepinos em vasos com diâmetro e profundidade de 30 cm.
O pepino pode ser cultivado como uma planta rasteira ou com suporte de guiadas, crescendo em cima do muro, cerca, entre outros. Há alguns tipos de culturas de pepino que formam grumos e são espalhados no chão.
5. Poda:
Um conselho sobre como plantar pepino é cortar as pontas dos ramos principais, para promover uma ramificação e fazer com que as plantas de pepinos fiquem maiores.
Além disso, para plantar com suporte, isto só deve ser feito quando as filiais estiverem espalhadas por todo o suporte.
6. Polinização:
Além disso, a maioria das culturas de pepino exige a presença de abelhas, para a polinização, afim de promover o crescimento dos frutos.
Existem algumas culturas partenocárpico, em suma, elas podem formar frutos sem passarem pelo processo de polinização.
Estas culturas geralmente produzem flores femininas, mas se você notar a presença de flores masculinas, estas devem ser eliminadas.
Além disso, nessas culturas de pepino a polinização deve ser evitada desde que os frutos vêm a perder sua qualidade.
Para evitar isso, você pode impedir que as abelhas cheguem as flores, por exemplo, cultivando o pepino no interior de uma estufa fechada, ou evitando o plantio de outras culturas de pepino.
Observe a forma do ovário da flor, que desenvolverá a formação de frutos. Além disso, as flores masculinas não têm esta forma.
7. Colheita:
Em geral, a colheita de pepinos começa entre 30 a 70 dias após o plantio, isso também irá depende da variedade da semeação de pepino, de seus objetivos (pepinos para conservas devem ser colhidos antes) e as condições de crescimento.
Veja no vídeo mais detalhes sobre como plantar pepino em casa:
Receita de salada japonesa de pepino:
Ingredientes:
– 3 pepinos tipo japonês;
– 200 g de açúcar;
– 300 ml de vinagre de arroz;
– 1 colher (chá) de sal;
– Gergelim preto ou branco a gosto.
Modo de preparo:
- Em primeiro lugar, lave bem os pepinos.
- Corte-os em fatias bem finas com uma faca afiada ou com um fatiador de legumes.
- Em seguida, coloque as fatias de pepino em uma peneira em cima de uma tigela com o sal e deixe por meia hora. Assim, ele soltará água.
- Lave em água corrente para retirar o excesso de sal.
- Em uma panela em fogo baixo, coloque o vinagre e o açúcar.
- Deixe ferver.
- Retire do fogo e deixe esfriar.
- Logo a seguir, coloque o pepino em uma tigela e, depois, o líquido já frio.
- Leva à geladeira por 12 horas.
- Na hora de servir, coloque gergelim.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje que ensina como plantar pepino em casa: Guia Completo