Como Plantar Pepino em Casa: Plantio, Cultivo e Colheita!
Como Plantar Pepino em Casa de uma maneira muito fácil seguindo esses simples passos, veja como ocorre o Plantio, Cultivo e Colheita. Além disso, o pepino é mais um fruto que muitos classificam como legume ou verdura. Esse fruto, assim como o tomate, é consumido com frequência em preparações de saladas. Ademais, o pepino é bastante benéfico a saúde geral do nosso corpo, pois ele é muito rico em vitaminas, minerais, antioxidantes, água e fibras.
Hoje o nosso Site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter essa fruta maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantado em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de Como Plantar Pepino em Casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Valor Nutricional do Pepino:
O Pepino é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas de Pepino .
- Valor energético 9.5kcal;
- Carboidratos 2,0g;
- Proteínas 0,9g;
- Fibra alimentar 1,1g;
- Cálcio 9,6mg;
- Vitamina C 5,0mg;
- Fósforo 12,3mg;
- Manganês 0,1mg;
- Magnésio 9,3mg;
- Ferro 0,2mg;
- Potássio 153,7mg;
- Zinco 0,1mg.
Benefícios do Pepino:
Conheça os principais benefícios do Pepino para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
É hidratante:
O pepino é um fruto com altos teores de água, além disso, ele possui uma infinidade de minerais, por isso é muito bom para hidratar o corpo, principalmente em momentos de desidratação ocasionados por treinos intensos, diarreia, etc.
Melhora a Digestão:
O pepino também possui boas quantidade de fibras dietéticas, devido a presença dessas fibras o fruto atua no adequado funcionamento do intestino, regulando o trânsito intestinal e auxiliando na formação do bolo fecal. Além disso, as fibras também atuam na saúde da flora intestinal ao favorecer o crescimento de bactérias benéficas ao intestino.
Melhora a Circulação:
O fruto também contribui para o fluxo adequado do sangue, melhorando a circulação sanguínea, esse beneficio é resultado da presença de minerais como o potássio, um vasodilatador natural que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos e reduz a pressão do sangue sobre esses vasos, isso melhora o fluxo de sangue.
Promove a Saúde da Pele:
O pepino é cheio de componentes antioxidantes que ajudam na eliminação dos radicais livres causadores de danos celulares e que favorecem o envelhecimento precoce, além disso, o fruto contém vitamina C que ajuda no processo de cicatrização e na produção de colágenos. O colágeno é essencial para a manutenção da elasticidade e rigidez da pele, além disso, beneficia também as unhas, olhos e cabelo, por conter antioxidantes e carotenoides.
Combate o Câncer:
Os flavonoides e lignanas são poderosos antioxidantes que atuam neutralizando a ação oxidativa dos radicas livres, responsáveis pelo desenvolvimento de células cancerosas e por sua multiplicação.
Contribui para a Perda de Peso:
O fruto têm pouquíssimas calorias é rico em fibras, hidrata e fornece saciedade, tudo isso contribui para a perda de peso.
Melhora a contração:
A presença de potássio e magnésio no fruto é a responsável por esse beneficio.
Melhora a saúde do coração:
O potássio ao relaxar os vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial também contribui para a saúde cardíaca, pois o coração precisa de um fluxo sanguíneo adequado para funcionar adequadamente, além disso, o potássio também auxilia nas contrações musculares, e o coração (como todos devem saber) é um músculo.
Veja no vídeo mais Benefícios do Pepino:
Tipos de pepino:
Aqui nesse artigo enfatizamos que nem todo pepino é igual, existem uma variedade desse fruto na natureza e a seguir listamos alguns tipos, confira:
Pepino Caipira:
É o mais comum e mais comercializado, também é o mais utilizado em saladas, vinagretes e em sucos detox emagrecedores. .
Pepino Japonês:
Possui um valor mais elevado que o anterior, sua casca é verde escura e sua polpa mais firme que o pepino caipira, além disso, esse tipo possui um formato alongando e é muito utilizado em saladas agridoce.
Pepino Aodai:
Esse é um mix dos pepinos anteriores, de coloração e sabor suaves, com um tamanho que se compara ao do caipira, esse tipo de pepino é mais comumente usado como salada ou conserva.
Pepino Mini:
Menor que os anteriores é muito utilizado para a fabricação de conserva.
Agora que você está ciente da dimensão dos Benefícios do Pepino, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então confira o passo a passo de Como Plantar Pepino em Casa.
Como Plantar Pepino em Casa:
Os pepinos são um dos vegetais mais divertidos e mais fácies de cultivar em casa. Esse vegetal tropical ama o sol, clima quente e muita água. Portanto, hoje nós te ensinaremos Como Plantar Pepino em Casa de uma maneira muito fácil.
Os pepinos podem crescer em duas formas diferentes: trepadeiras e arbustos. As trepadeiras precisam de uma cerca ou treliça para se agarrarem, enquanto os arbustos são mais compactos e crescem em um lugar. Se você tiver o espaço, os pepinos trepadeiras produzem uma colheita maior, mas a planta de pepino em arbustos são mais adequadas para espaços menores e crescem bem em recipientes.
Solo:
Os pepinos amam solo quente e fértil. Para fertilizar o solo você pode fazer uso de fertilizantes naturais, ou atè mesmo produzir seu próprio adubo ou estrume.
Cuidados:
A planta de pepino não exigem muitos cuidados, basta que mantenha em um local com luz solar e mantenha o solo úmido. Além disso, isso não é necessário, mas se você quiser, você pode fertilizar uma vez a cada duas semanas com um fertilizante líquido diretamente em torno das plantas.
Como Plantar Pepino em Casa:
1. Passo:
O fruto do pepineiro gosta de solo bem drenado, por isso, na hora de plantar essa planta é necessário que atente para essa característica, pois é muito importante que a água não se acumule, pois isso irá impedir o crescimento da planta. Além disso, não é necessário que plante as sementes em uma profundidade muito grande, 10 cm já o suficiente.
2. Passo:
Na hora de realizar o plantio das sementes você pode optar se irá plantar diretamente no solo, ou em uma estufa ou em outro recipiente. Além disso, não é conveniente plantar uma semente próxima da outra, pois isso provocará uma disputa por nutrientes e tal disputa pode prejudicar seu desenvolvimento, portanto plante as sementes com uma distância mínima de 120 cm entre uma e outra. Outro fator a ser observado é a quantidade de rega, pois a planta irá precisar de uma boa quantidade de água e a proximidade entre elas pode fazer com que uma receba menos quantidade de rega que a outra.
3. Passo:
O pepineiro é uma planta dependente de luz solar para se desenvolver, por isso plante ele em um local que receba pelo menos 6 horas de luz solar diariamente.
4. Passo:
Quanto a irrigação, como já relatado a planta de pepino necessita de rega com frequência para poder se desenvolver, no entanto não é recomendado que encharque a planta de modo que a água fique empoçada, pois isso levará ao seu apodrecimento. Portanto, lembre-se a planta de pepino deve estar sempre úmida, mas nunca encharcada.
5. Passo:
Se você está com duvidas em relação a época certa para realizar o plantio de pepino saiba que durante a primavera é o período ideal. Além disso, caso a região onde você mora tenha geadas a dica é fazer uma “casinha” para que a geada não danifique a planta, para isso corte uma garrafa pet e coloque sobre o pezinho de pepino quando ele florescer.
6. Passo:
No caso se optou por cultivar sua semente de pepino em um recipiente menor e agora deseja transplantá-lo para o local de cultivo definitivo, saiba que o melhor momento para fazer esse processo é quando o pé de pepino ainda tiver bem pequeno, pois caso ele já esteja muito grande ele pode chegar a morrer durante o transplante.
7. Passo:
Quanto a colheita do fruto, essa deve ser realizada quando os pepinos já estivem praticamente maduros, esse processo ocorrerá depois de 2 meses após o plantio. Além disso, ressaltamos que não é interessante deixar os pepinos atingirem o grau de maturação, pois eles podem ficar velhos e podres rapidamente, e seu sabor maduro não é muito interessante, pois eles perdem o sabor quando estão maduros.
Veja no vídeo mais detalhes sobre Como Plantar Pepino em Casa:
Receitas Deliciosas Usando Pepino:
Receita de salada de pepino agridoce
Ingredientes:
- 2 pepinos japoneses cortados em fatias finas;
- 2 colheres de sopa de gergelim;
- 1 xícara de água;
- 1 colher de sopa de açúcar;
- 1 colher de sopa de sal;
- 1/4 xícara de vinagre de arroz.
Modo de preparo:
- Deixe os pepinos de molho em uma solução com água e sal.
- Deixe descansar por 45 minutos.
- Então escorra bem e em uma saladeira misture os ingredientes salpicando o gergelim por último.
- Sirva.
Receita de salada de pepino e Tomate maçã
Ingredientes:
- 3 pepinos descascados e cortados em pedaços;
- 1/2 de cebola roxa média cortada em rodelas;
- 1 tomate maçã cortado em cubos;
- 1/4 xícara de vinagre de vinho branco;
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico;
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
- 1 pitada de sal marinho;
- 1 pitada de pimenta do reino em pó.
Modo de preparo:
- Coloque o vinagre de vinho branco, o balsâmico, o azeite, o sal e a pimenta do reino em uma vasilha.
- Misture todos os ingredientes do molho com uma colher até que fique levemente espumoso.
- Espalhe sobre a salada de pepinos, cebola e tomate e misture bem.
- Cubra com uma tampa e leve para gelar por pelo menos 1 hora antes de servir.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los. Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina Como Plantar pepino em Casa.