Como Plantar Pequi
como plantar pequi é algo um pouco diferente, porém que trás muitas vantagens para quem gosta do fruto. O pequi é uma fruta típica do bioma Cerrado, importante para a conservação da biodiversidade global, e é um importante recurso da sociobiodiversidade para geração de trabalho e renda para a população local.
O pequi, também conhecido como pequizeiro, piqui, piquiá e pequiá, é uma espécie arvore da família das cariocaráceas do cerrado brasileiro. A fruta é muito utilizada na culinária country. Dela é extraído um óleo chamado “óleo de pequi”
Saber a forma adequada de como plantar pequi e como fazer mudas vem se tornando cada vez mais importante na vida dos agricultores. Este delicioso fruto tem sido cada vez mais pedido devido às suas utilidades em diversos pratos e também em óleos essenciais, estética entre outros.
Hoje o nosso Site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter esse fruto maravilhoso em sua casa sem ter que comprá-lo, ou seja, plantado em sua própria residência.
Conteúdo:
Benefícios do Pequi:
Conheça os principais benefícios de plantar pequi e seus nutriente para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
1. Função cardiovascular:
Ao plantar pequi você pode colher seus incríveis benefícios no seu próprio quintal, pois o óleo de pequi tem ácidos graxos monossaturados que podem reduzir o nível de colesterol encontrado no sangue e também protege a saúde do coração.
Ele constrói vasos sanguíneos e paredes das artérias, evitando as chances de doenças coronárias, ataques cardíacos e derrames.
2. Promove a saúde dos olhos:
O óleo de pequi ajuda a promover a saúde da visão. É uma fonte abundante de vitamina A, rica em carotenoides que atuam como antioxidantes.
Previne as chances de degeneração macular e promove clareza na visão. Além disso, melhora a saúde ocular, eliminando os radicais livres.
3. Saúde digestiva:
Plantar pequi é casa é maravilhoso isso por que você pode retirar o óleo dele. Este óleo possui alto teor de fibras que promove a saúde digestiva, diminui a diarreia, o inchaço, as cólicas e a prisão de ventre. Também ajuda a eliminar o colesterol ruim do sistema. Ajuda a melhorar a saúde do coração.
4. Melhora a pele:
Pode evitar que sua pele mostre manchas, melhorar a cicatrização, adicionar um brilho rico à sua pele e prevenir sinais de envelhecimento prematuro. Também tem sido tradicionalmente usado para tratar eczema e lesões de pele.
5. Alisa o cabelo:
O óleo de pequi pode ser usado como soro para deixar o cabelo brilhante, macio e radiante. O óleo de pequi deve ser usado para massagear o cabelo três vezes por semana.
6. Óleo de massagem:
O óleo de pequi pode ser usado como massagem corporal após misturá-lo com óleo de alecrim, óleo de coco e óleo virgem extra. Pode ser aplicado com algodão no rosto e lavado após 20 minutos. Por isso Plantar pequi em casa é muito benéfico.
Veja neste vídeo mais benefícios do pequi:
Como plantar pequi:
Existem alguns passos importantes para plantar pequi:
1. Preparar a semente:
Optar por a semente em algum mercado ou pode escolher por comprar um pequi e você mesma tirar as sementes de dentro do dele.
Caso decida por extrair as próprias sementes, tem algumas lições que precisa conhecer e fazer para plantar pequi.
Depois de se deliciar com o pequi, você vai notar que a semente está coberta por proteção. Essa proteção ( camada) impede que o seu crescimento saudável e é por isso que é necessário à sua remoção por completo. Mas para isso, não pode fazer de qualquer jeito, é preciso cuidado.
É importante colocar as sementes em um recipiente com água por 4 a 5 dias e após isso remover com cuidado a película que o protege. Após isso, precisa deixá-las em um ambiente seco durante 10 dias.
2. Preparar o vaso e o solo:
O pequi é uma fruta que ama um clima bem seco e de terra arenosa, por isso é primordial plantar pequi preparando o terreno do vaso corretamente para o seu crescimento.
Primeiro encontre um vaso de pelo menos 4 litros. Coloque no fundo desse vaso uma camada com cerca de 5 cm de areia que vai ser responsável pela filtração da água.
Por cima dessa areia você precisa deitar terra e encher todo o vaso. Não é tão importante nenhuma terra em especial, apenas precisa se certificar que é uma terra arenosa que não deixe acumular grandes quantidades de água.
Ao plantar pequi você pode juntar um pouco de adubo, mas fica ao seu critério, visto que temos como objetivo ensinar você a plantar pequi da forma mais natural possível.
3. Rega:
É importante irrigar o pequizeiro de duas a três vezes a cada dia pois se ele for muito exposto ao sol pode ficar queimado. Portanto não se esqueça de tomar cuidado para que não haja um excesso de umidade.
4. Cultivo:
Os frutos do pequi caem normalmente quando maduros e são coletados no chão, eliminando-se os frutos estragados e malformados. Além disso, Caso a colheita seja feita na árvore, deve-se observar se o fruto está completamente desenvolvido e maduro.