Como Plantar Pera em Casa: Plantio, Cultivo e Colheita
Como Plantar Pera em Casa de uma maneira muito fácil seguindo esses simples passos, veja como ocorre o Plantio, Cultivo e Colheita. Além disso, as pereiras (Pyrus communis e Pyrus serotina) são árvores decíduas valorizadas por seus produtos e, frequentemente, pela capacidade de tolerar a drenagem deficiente do solo.
Embora as pereiras não cresçam fielmente ao tipo de semente, potencialmente sem as características desejáveis da árvore mãe, ainda é possível e gratificante cultivar uma pereira a partir de sementes. As mudas também são potencialmente usadas para obter variedades desejáveis. Como regra geral, você deve extrair, preparar e semear mais sementes de pera do que o número de árvores que você deseja.
Hoje o nosso Site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter esse fruto maravilhoso em sua casa sem ter que comprá-lo, ou seja, plantado em sua própria residência. No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de Como Plantar Pera em Casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Valor Nutricional da Pera:
A Pera é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas de Pera.
- Valor energético: 53.3 kcal;
- Carboidratos: 14,0 g;
- Proteínas: 0,6 g;
- Fibra alimentar: 3,0 g;
- Cálcio: 8,3 mg;
- Vitamina C: 2,8 mg;
- Magnésio: 5,8 mg;
- Lipídios: 0,1 g;
- Fósforo: 11,8 mg;
- Ferro: 0,1 mg;
- Potássio: 115,9 mg;
- Cobre: 0,1 ug;
- Zinco: 0,1 mg.
Benefícios da Pera:
Conheça os principais benefícios da Pera para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
Luta Contra os Radicais Livres:
A presença de vitamina C, vitamina K e cobre nas peras combate os radicais livres que danificam as células do nosso corpo.
Previne Doenças Cardíacas:
Um dos melhores benefícios das peras inclui a presença de fibra, que reduz o colesterol no corpo e, portanto, protege-nos de doenças cardíacas. A ingestão diária de alimentos ricos em fibras, como peras, pode reduzir o risco de derrame em até 50%.
Sem Reações Alérgicas:
Peras, quando comparadas com outras frutas, têm menos chance de reações alergênicas quando ingeridas e, portanto, são uma das poucas frutas que podem ser dadas aos bebês.
Controla o nível de açúcar no sangue:
Mesmo que seja ligeiramente doce, com baixo índice de glicerina as peras possuem um alto teor de fibras, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e previne o diabetes.
Aumenta o sistema imunológico:
O alto teor de antioxidantes, como a vitamina C e cobre, ajuda a impulsionar o sistema imunológico do corpo para lutar contra várias doenças.
Melhora a digestão:
Uma pera de tamanho médio contém cerca de 20-25% da ingestão diária recomendada de fibras. Como sua fibra é insolúvel, ela se move facilmente pelo cólon e evita os pólipos do cólon, sendo assim, seu alto teor de fibras ajuda e melhora a digestão.
Veja no vídeo mais Benefícios da Pera para Saúde:
Agora que você está ciente da dimensão dos benefícios da Pera e de suas variedades, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então confira Como Plantar Pera em Casa.
Como Plantar Pera em Casa:
- O cultivo de peras é geralmente mais fácil do que o cultivo de maçãs, pois elas têm menos problemas com pragas e doenças.
- Duas cultivares são geralmente necessárias para o sucesso da polinização e da frutificação. A maioria das pereiras não é auto-polinizadora;
- Existem muitos tipos diferentes de peras, sendo que algumas são melhores consumidas cruas e outras cozidas;
- Você também pode cultivar peras em recipientes e plantar em qualquer época do ano. Certifique-se de comprar peras criadas especificamente para recipientes;
- Esteja ciente de que as peras podem levar de 3 a 10 anos para começar a floração e frutificar.
Plantio:
- Plante as árvores de pera no final do inverno ou início da primavera;
- Você precisará de pleno sol para obter o melhor conjunto de frutos e solo fértil e bem drenado, além de uma boa circulação de ar;
- Se você mora fora das regiões ocidentais secas, você deve escolher tipos e porta-enxertos resistentes ao calor;
- Planeje plantar pelo menos duas variedades de pereiras, pois elas precisarão ser polinizadas para produzir frutos;
- Certifique-se de que as variedades sejam compatíveis entre si;
- Para árvores de tamanho padrão, mantenha uma distância de 6 a 7 metros de distância. Já para árvores anãs, mantenha um espaço de 3 a 4 metros de distância.
Como Plantar Pera em Vasos:
- Para árvores cultivadas em vasos, remova a planta de sua panela e remova quaisquer raízes circulando, colocando a bola de raiz de lado e usando tesouras para cortar as raízes.
- Para árvores enxertadas, posicione o interior da curva da união do enxerto longe do sol durante o plantio.
- Cave um buraco que é alguns centímetros mais profundo e largo do que a propagação das raízes.
- Coloque a árvore no topo de um pequeno monte de terra no meio do buraco.
- Certifique-se de afastar as raízes do tronco sem dobrá-las excessivamente. Não adicione fertilizante ou solo superficial ao buraco.
Cuidados:
- Regue bem as árvores jovens durante períodos de seca para ajudar a estabelecer as raízes;
- Aplique uma pequena quantidade de fertilizante no início do ano. Além disso, adicione 56 g de nitrato de amônia por árvore, multiplicado pelo número de anos que a árvore foi fixada em solo moderadamente fértil;
- Se você tem solo altamente fértil, use menos fertilizante;
- Se as folhas estiverem verde-claras ou amareladas durante o verão, use um pouco mais de fertilizante no ano seguinte;
- Se a árvore crescer mais de 30 cm em uma estação, use menos fertilizante no próximo ano.
Tenha muito cuidado ao aplicar fertilizante! Se você fornecer muito nitrogênio a suas árvores, elas se tornarão mais suscetíveis à queima de fogo e também poderão concentrar muita energia na produção de folhagem em vez de flores e frutas.
Poda da Árvore de Pera:
Realize a poda anualmente para manter a árvore saudável.
- Geralmente, faça a poda levemente para manter as árvores com a melhor aparência e produtivas.
- Para árvores anãs, poda-as para um sistema líder central.
Árvores de tamanho padrão podem ser podadas para um sistema de líder central ou um sistema líder modificado, que é mais fácil de manter.
Colheita e Armazenamento:
Colha peras quando elas estiverem maduras, mas ainda duras. Amadureça as peras à temperatura ambiente para obter os frutos de melhor qualidade.
As pereiras maduras produzem muitas frutas em uma pequena janela de tempo. Esteja preparado!
Para Armazenar Peras, realize a colheita quando as frutas estiverem totalmente crescidas, mas ainda assim muito duras. Você pode mantê-las na geladeira; elas devem durar cerca de 1 semana.
Você também pode guardá-las em recipientes em um local escuro e fresco (cerca de 4°C); elas devem ser mantidas conservadas assim por 1 a 2 meses.
Veja no vídeo mais detalhes sobre Como Plantar Pera em Casa:
Receitas Deliciosas Usando Pera:
Peras em Calda de Vinho Tinto:
INGREDIENTES:
- 3 Copos (750 ml) de um bom vinho tinto;
- 1 Copo (250 ml) de suco de laranja coado;
- 200 g de Açúcar;
- 8 a 10 Peras médias, não muito maduras;
- Baunilha em fava (ou essência);
- 1 Colher (de chá) de canela em pó.
MODO DE PREPARO:
- Lave, seque e descasque as peras;
- Despeje em uma panela o vinho, o suco de laranja, o açúcar, a canela e a baunilha (depois de abri-la e ter coletado as sementinhas e partido a fava em pedaços);
- Leve a panela ao fogo e, quando começar a ferver, coloque as peras e deixe ferver por 45 minutos;
- Ao final deste tempo, retire as peras e deixe o vinho ferver até obter uma consistência de xarope;
- Recoloque as peras no vinho, uma rápida fervura e depois deixe esfriar na calda até o momento de servir;
- O uso da baunilha em fava tem um efeito muito mais saboroso que a essência, mas na falta da fava o jeito é usar a essência (que deve ser de ótima qualidade).
Risoto de Pera, Brie e rúcula:
INGREDIENTES:
- 320 g de Arroz;
- 1 Pera madura e firme;
- 2 Colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem;
- 170 g de Queijo brie;
- 1 Cebola;
- 1 Litro de caldo de legumes (ou o quanto for
- necessário);
- 1/2 Taça de vinho branco;
- Sal e pimenta do reino;
- 1 Maço de rúcula.
MODO DE PREPARO:
- Em uma panela em fogo baixo, coloque o azeite e acrescente a cebola picada;
- Quando a cebola murchar acrescente o arroz e deixe fritar até que se tornem transparentes, mexendo sempre com uma colher de pau, acrescente o vinho e deixe evaporar completamente;
- Despeje uma concha de caldo quente e deixe cozinhar, acrescentando mais caldo quando o anterior tiver sido completamente absorvido;
- Mexa frequentemente;
- Quando o arroz estiver ao dente, adicione o a pera sem casca e sem sementes, cortada em cubos e deixe que finalize o cozimento, desligue o fogo, ajuste o sal e a pimenta e adicione o queijo brie picado;
- Misture delicadamente e deixe repousar por 3 minutos;
- Coloque o risoto nos pratos e polvilhe com a rúcula;
- Sirva imediatamente.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los. Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina Como Plantar Pera em Casa.