Como plantar

Como Plantar Pimenta-Do-Reino em Casa

Por Alan costa, em 18/01/2021

Como Plantar Pimenta-Do-Reino em Casa de uma maneira muito fácil seguindo esses simples passos, veja como ocorre o Plantio, Cultivo e Colheita. Além disso, a pimenta preta ou pimenta do reino é uma das especiarias mais procuradas do mundo, e embora seja originária do sul da Índia, atualmente é cultivada em todas as partes do mundo.

Pimenta preta (Piper nigrum) é uma planta tropical que é cultivada para obter pimenta preta, pimenta branca e pimenta vermelha.

As três cores de pimenta são de diferentes estágios da mesma pimenta. Quando comprada em uma loja, a pimenta do reino não tem o mesmo sabor encontrado na pimenta moída na hora, e a pimenta caseira é ainda mais rica e adiciona um sabor picante aos pratos.

Hoje o nosso Site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter essa erva maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantado em sua própria residência.

No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de Como Plantar Pimenta-Do-Reino em Casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.

Conteúdo:

Valor Nutricional da Pimenta-do-Reino:

como plantar pimenta do reino

A Pimenta-do-Reino é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja a lista de nutrientes que você estará ingerindo ao usar essa especiaria.

  • 255 kcal de energia;
  • 64,81 gramas de carboidratos;
  • 10,95 gramas de proteína;
  • 3,26 gramas de gordura total;
  • 26,5 gramas de fibra dietética;
  • 1.142 mg de niacina;
  • 0,340 mg de piridoxina;
  • 0,240 miligramas de riboflavina;
  • 299 IU da vitamina A;
  • 21 mg de vitamina C;
  • 44 miligramas de sódio;
  • 1259 miligramas de potássio;
  • 437 miligramas de cálcio;
  • 1.127 miligramas de cobre;
  • 28,86 miligramas de ferro;
  • 194 mg de magnésio;
  • 5625 mg de manganês;
  • 173 miligramas de fósforo ;
  • 1,42 mg de zinco.

Benefícios da Pimenta-do-Reino:

beneficios da pimenta do reino

A Pimenta-do-Reino é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja a lista de benefícios que você estará obtendo ao fazer uso dessa especiaria.

1. Estimula o apetite:

Se por um lado, a pimenta do Reino pode auxiliar na dieta daqueles que desejam perder peso, por outro ela age como um estimulante do apetite.

2. Melhora a circulação:

Acredita-se que a pimenta preta colabora com a melhoria da circulação, impedindo ou diminuindo a dor nas articulações que vêm precisamente de problemas na qualidade da circulação.

3. Tem Propriedades Antibacterianas:

Uma das vantagens da pimenta do Reino se refere aos seus efeitos antibacterianos. Essas propriedades da especiaria contribuem para combater infecções e picadas de insetos.

4. Suporte para o sistema digestivo:

A pimenta do reino aumenta a secreção de ácido clorídrico no estômago, que favorece a digestão. Com a digestão adequada você evita problemas tais como constipação, diarreia e cólicas.

O ingrediente também tem ação carminativa, ou seja, promove a remoção de gases do corpo de uma forma saudável, inibindo a formação de gases em excesso.

5. Melhora da absorção de nutrientes:

Piperina, presente na pimenta-do-reino, aumenta a biodisponibilidade de nutrientes como selênio, vitamina A, vitamina C e betacaroteno no corpo. Biodisponibilidade refere-se a quantidade de determinados nutrientes que o corpo pode absorver.

6. Suporte para o tratamento da artrite:

Há benefícios da pimenta do Reino em apoio ao tratamento da artrite, isso ocorre devido as suas propriedades anti-inflamatórias e antiartríticas. Um estudo identificou que o uso da pimenta preta ajuda na inibição e redução da percepção da dor e sintomas de artrite.

Veja no vídeo mais Benefícios da Pimenta-do-Reino:

Agora que você está ciente da dimensão dos Benefícios da Pimenta-do-Reino, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então confira o passo a passo de Como Plantar Pimenta-do-Reino em Casa.

Como Plantar Pimenta-do-Reino em Casa:

pimenta do reino plantar

Em particular, a primeira coisa que você deve saber antes de plantar Pimenta-do-reino, é que é uma planta trepadeira de arbusto, com folhas ovais e frutos arredondados, além disso, chama a atenção por suas flores brancas com longa orelhas.

Além disso, tem um aroma bem mais quente, a pimenta é clássica em todas as suas versões, desde que ela pode ser usada na cozinha para carnes, peixes e outros, por isso, se faz tão importante ter essa pimenta na horta.

Nesse caso, entre as características que o local onde será plantada a pimenta deve ter, se destaca sua necessariamente por um clima quente e úmido, com temperaturas superiores a 18 ° C no momento da colheita. Além disso, você terá que preparar o solo da mesma forma, fazendo um buraco de cerca de 30 centímetros e adubar cada cova com estrume.

Além disso, a planta precisa de um suporte para crescer, já que se trata de uma trepadeira. Então, você tem que encontrar grandes estacas de madeira fortes, para apoiar o peso da planta, e se você não usá-las, o caule da planta pode se curvar, podendo até morrer.

A partir daí, é importante que proteja a área onde a planta cresce, assim ela poderá se desenvolver, caso as condições meteorológicas não seja contra e se ela pegar sol o bastante para seu crescimento.

Como Plantar Pimenta-do-Reino:

O cultivo de pimenta preta pode ser feito tanto na horta ou jardim como em um vaso. Se você não tiver um espaço em sua horta, pegue um vaso ou uma panela funda, para plantar sua pimenta.

Plantar a pimenta preta, não é tão complicado. Mas você deve ter as coisas necessárias e um ambiente onde a planta possa crescer sem problemas.

1. Plantio: 

Primeiro pegue um vaso e preencha com terra, todo o recipiente. Em seguida, polvilhe as sementes com cerca de 1 cm ou 1,50 cm de profundidade da superfície. Em seguida, adicione outra camada de terra. Após plantar as sementes posicione o vaso em um local onde a temperatura ambiente é de aproximadamente entre 24 e 29 ° C.

pimenta do reino como plantar

Em seguida, regue as sementes ou plantas com água abundante. Regue o bastante, porém sem encharcar a terra, mas observe se a mesma está molhada. Além disso, é uma boa ideia usar fertilizante se você plantá-la no chão. Você também pode fertilizar a terra do vaso, mas sempre seguindo as indicações do fabricante.

A planta ainda permite ser transplantadas, nesse caso cultive as mudas em pequenos recipientes e quando você observar que a planta se encontra forte o suficiente para ser transplantada, faça o transplante.

Não deixe o solo secar, isto não é bom para a planta. Você deve irrigar sempre que você vê que a Terra começar a secar. Quando sua planta de pimenta estiver crescendo, é bom que você anexe-a a estrutura que você colocou para sustenta-la. Desta forma você evitará que ela quebre ou dobre. Você pode amarrá-la com uma corda pelas suas hastes.

2. Clima: 

pimenta do reino plantar

A pimenta é uma planta de temperaturas elevadas, por isso não deve ser cultivada quando a temperatura estiver abaixo de 18 graus Celsius e não tolera qualquer quantidade de gelo. É uma excelente planta para um recipiente, isso permite cultivá-la em espaços interiores, onde a temperatura provavelmente permanecerá acima do seu ponto de corte.

3. Luminosidade e Irrigação: 

A planta de Pimenta-do-reino gosta de estar em sol parcial, com 50 % ou mais de umidade.

Para a produção de grãos de pimenta, as pimentas devem ser cultivadas sob luz forte e devem ser mantidas aquecidas.

As plantas devem ser completamente regadas quando o solo estiver seco.

4. Fertilização: 

mudas de pimenta do reino

As plantas de pimenta preta são bebedoras moderadas de luz e devem ser alimentadas com um fertilizante 10-10-10, usando 1/4 de colher de chá por galão (3,78 l) a cada duas semanas, exceto no inverno, quando não precisam de “comida”.

5. Pragas: 

As pimentas do reino não são propensas a problemas com insetos. O único problema que pode sofrer é devido às suas doenças nas raízes. É importante manter as pimentas aquecidas e não molhá-las.

6. Colheita: 

pimenta do reino plantar

Elas são trepadeiras por natureza e possuem um crescimento lento. Levará alguns anos antes de começar a produzir flores e depois a pimenta.

Quanto a colheita, a planta pode fornecer até duas colheita por ano, sendo que só após o terceiro ao quinto ano de cultivo é que a planta começa a produzir bem. Isso se a mesma for cultivada dentro de suas características de cultivo.

Além disso, como dissemos  a cultura de pimenta preta pode fornecer quatro tipo de pimenta, verde, preta, branca e vermelha, para colher essa variedade você terá que saber fazer a colheita no tempo correto, veja.

No caso da pimenta preta ou pimenta-do-reino, colha os frutos imaturos e coloque-os para secar por vários dias ao sol ou em equipamento adequado.

Já para colher as sementes verdes, o faça quando os frutos estiverem imaturos, porém nesse caso as pimentas serão utilizadas frescas, ou serão submetidas a algum tipo de tratamento para conservar sua cor natural, como a liofilização ou a produção de conservas.

Para obter pimentas brancas, colha as pimentas maduras (com aparência avermelhada) ou quase maduras. Contudo, a semente deve se desprender da polpa, para isso coloque as pimentas em sacos de algodão e coloque de molho em água correte por cerca de uma semana ou mais, até a epiderme e a polpa de desprender. Além disso, esse processo pode ser feito por meios mecânicos ou químicos.

Por ultimo, para colher pimentas vermelhas, deixe os frutos amadurecer para colhê-los, se desejar conserva-los faça conservas ou passe  pelo processo de liofilização.

Veja no vídeo mais detalhes sobre Como Plantar Pimenta-do-Reino em Casa:

Receitas Deliciosas Usando Pimenta-do-Reino:

Risoto com Abóbora:

Risoto com Abóbora

Ingredientes: 

  • Azeite de oliva;
  • 2 dentes de alho fresco;
  • 2 ½ xícaras de abóbora (500 g);
  • ½ cebola;
  • 1 xícara de arroz integral (150 g);
  • 2 copos de caldo de legumes (400 ml);
  • 3 colheres de sopa de levedura de cerveja (30 g);
  • Condimentos: sal marinho e pimenta do reino;
  • Opcional: folhas de espinafre cru (para decorar), sementes variadas.

Modo de Preparo: 

  • Primeiramente, lave o arroz com bastante água, e escorra.
  • Logo, coloque uma panela para ferver, em fogo médio, com o caldo de legumes.
  • Quando atingir o ponto de ebulição, despeje a xícara de arroz integral, e deixe cozinhar até ficar al dente.
  • É necessário observar enquanto estiver cozendo, caso seja necessário adicionar um pouco mais de líquido.
  • Assim também, limpe a abóbora, corte em pedaços médios, e escorra bem.
  • Enquanto isso, descasque e corte o alho em fatias.
  • Por outra parte, descasque e corte a cebola em pequenos cubos.
  • Além disso, unte uma panela com um fio de azeite e comece a refogar o alho até dourar.
  • Por fim, adicione a cebola e os pedaços de abóbora.
  • Se o azeite foi consumido, será necessário adicionar um pouco mais.
  • Por outro lado, uma vez que as cebolas estejam douradas, abaixe o fogo ao mínimo, e deixe cozinhar tudo por aproximadamente 5 minutos.
  • Depois, apague o fogo e leve a mistura ao liquidificador.
  • Ademais, processe a mistura de abóbora, o alho e a cebola com o resto dos ingredientes, em velocidade média, até obter uma massa homogênea.
  • Coloque sal a gosto.
  • Finalmente, despeje a mistura sobre o arroz e decore com algumas folhas de espinafre antes de servir.

Filé ao molho de pimenta-do-reino:

Filé ao molho de pimenta-do-reino

Ingredientes:

  • 4 medalhões de filé;
  • 2 batatas;
  • 2 colheres de pimenta-do-reino em grão;
  • Sal a gosto;
  • 1 tablete de caldo knorr sabor carne;
  • Margarina;
  • 1 colher de maizena;
  • Salsinha.

Modo de Preparo:

  • Doure uns pedacinhos da aba do filé na manteiga, acrescente a pimenta-do-reino levemente socada, o caldo knorr e água (na quantia que quiser o molho).
  • Tampe e deixe no fogo para incorporar o sabor da pimenta.
  • Descasque as batatas e corte em 4 e leve para cozinhar na panela que está no fogo.
  • Cozinhe até o ponto onde não desmanche, retire as batatas e passe-as na manteiga com a salsinha e reserve em uma travessa à parte (mantenha aquecida).
  • Tempere os filés e frite na manteiga (se fritar em chapa fica mais saboroso ainda).
  • Engrosse o caldo com a maizena e coe na travessa por cima dos filés.
  • Sirva com arroz branco e as batatas na salsinha.

O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.

Sair da versão mobile