Como Plantar Repolho em Casa de uma forma muito fácil seguindo esses simples passos, veja como ocorre o Plantio, Cultivo e Colheita. Além disso, o repolho é um vegetal da família dos Brassicaceae, a mesma do nabo e da couve-flor, por ser um vegetal crucífero é rico em muitos componentes antioxidantes e anti-inflamatórios.
Ambos os tipos de repolhos consumidos no Brasil, verde e roxo, são ricos em vitamina C, também contêm vitamina A, B1, B2, B6, K, ácido fólico, fibras, e minerais como o cálcio, fósforo e enxofre.
Hoje o nosso Site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter esse vegetal maravilhoso em sua casa sem ter que comprá-lo, ou seja, plantado em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de Como Plantar Repolho em Casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Valor Nutricional do Repolho:
O Repolho é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas de Repolho verde.
- Valor energético 17.1kcal;
- Carboidratos 3,9g;
- Proteínas 0,9g;
- Fibra alimentar 1,9g;
- Fibras solúveis 0,1g;
- Cálcio 34,6mg;
- Vitamina C 18,7mg;
- Piridoxina B6 0,1mg;
- Fósforo 14,2mg;
- Manganês 0,1mg;
- Magnésio 8,5mg;
- Lipídios 0,1g;
- Ferro 0,2mg;
- Potássio 150,1mg;
- Zinco 0,2mg;
- Sódio 3,6mg.
Benefícios do Repolho:
Conheça os principais benefícios do Repolho para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
1. Atua contra o Câncer:
Por ser vegetais crucíferos ambos os tipos de repolhos são poderosos antioxidantes e combatem os radicais livres, responsáveis pelo desenvolvimento de células cancerígenas.
2. Anti-inflamatórios:
A folha contém glutamina, que é um potente agente anti-inflamatório combate inflamação, irritação, alergias, dor nas articulações, febre, etc.
3. Saúde dos Olhos:
Sendo uma rica fonte de betacaroteno os repolhos auxiliam na prevenção da cegueira noturna e outros problemas oculares.
4. Perda de Peso:
Por possuírem poucas colorias, serem ricos em fibras e promoverem a saciedade.
5. Saúde do Cérebro:
Ricos em vitamina K e antocianinas os repolhos dão um forte impulso para a função mental e concentração.
6. Sistema Ósseo:
Os repolhos são excelentes fontes de minerais, como Cálcio, Magnésio e Potássio excelentes para a formação e manutenção da massa óssea.
7. Pressão Arterial:
O potássio é um vasodilatador essencial para o controle da pressão arterial, e os repolhos são ricos nesse mineral.
8. Contra Envelhecimento Precoce:
A presença de antioxidantes, incluindo a Vitamina C, antocianinas, enxofre e outras fontes de menor dimensão, favorecem a eliminação de radicais livres no organismo e retardam o envelhecimento da pele, além de combaterem linhas de expressão.
Veja no vídeo mais Benefícios do Repolho:
Tipos de Repolho:
Verde: Arixós, Brunswick, Chato de Quintal, Coração de Boi, Early Jersey Wakefield, Golden Acre, Koguetsu e Stein’s Flat Dutch, Astrus, Benita, Esalq 84, Fuyutoyo, Glória, Ippon, Rotan, Sekai, Sooshu, Kenzan, Kyozan, Matsukase, Midori, Mogiano, Naniwa, Saik”, Scarlet, Shutoku.
Roxo: Cabeça de Negro, Meteor, Red Mateos, Ruby Ball, Ruby Perfection, e híbridos Hookie, Regina e Sunadin.
Agora que você está ciente da dimensão dos benefícios do Repolho, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então confira o passo a passo de Como Plantar Repolho em Casa.
Como Plantar Repolho em Casa:
1. Passo: Plantio:
Tanto o repolho verde como o repolho roxo precisam de solo calcário, úmido mas bem drenado, ricos em húmus e profundo. Recomenda-se adicionar um fertilizante, especialmente se no mesmo local de plantio do repolho houver sido plantando outro vegetal.
A boa notícia é que o vegetal se adapta a todas as condições meteorológicas desde que recebem muita luz natural.
Na hora de realizar o plantio você irá decidir se irá cultivá-las em vasos ou diretamente no chão. No primeiro caso, você deve escolher recipientes com pelo menos 20 cm x 20 cm x 20 cm de dimensões, já no segundo caso as plantas cultivas no chão devem manter uma distância de 30 cm entre si.
Para plantar as sementes, deve ser feito a uma profundidade de 0,5 a 1 cm para, em seguida, cobrir com uma camada fina de solo e adubo.
Depois de 40 a 50 dias, é hora de transplantá-las prestando atenção ao solo de transplante, porque temos de encher à base das folhas, evitando cobrir o foco central, uma vez que é muito frágil.
2. Passo: Irrigação:
A melhor coisa que você pode fazer para a planta de repolho crescer em todo o ciclo é molhar a planta com frequência, porque elas são sensíveis, além disso, plantas secas precisam de umidade para crescer.
Isso acontece porque, por causa de suas folhas, a água evapora mais rapidamente, isso evita as inundações que poderiam causar a podridão da raiz.
Pragas e doenças:
Para cuidar de sua plantação de repolho, você deve prestar atenção a inimigos potenciais, tais como:
- Hérnia de repolho: é uma doença causada por um fungo, que causa bolhas no caule e raízes, murchando as folhas.
- A borboleta de repolho: é uma borboleta branca com manchas pretas que deposita seus ovos na parte inferior das folhas. As larvas verdes e peludas das borboletas comem as folhas, deixando o nervo central.
- Afídio: insetos que sugam a seiva das folhas e causa manchas amarelas que terminam por murchar a planta.
- Lesmas e caracóis: afetam as folhas e os brotos.
3. Passo: Poda:
Isto é feito através da remoção de ervas daninhas em todo o ciclo vegetativo.
4. Passo: A colheita:
Ambos os repolhos, são plantas bienais (planta bienal é aquela que demora 24 meses para completar o seu ciclo biológico) você tem que recolhê-los antes da floração, a colheita se dá 3 a 5 meses após a semeadura, com um transplante. No momento da colheita deve ser cuidadoso e removê-los a partir das raízes, separando-os do tronco.
Cuidados essenciais, se você quer melhorar os resultados de crescimento do seu pé de repolho, preste atenção as dicas a seguir:
- Após o transplante, recomendamos acrescentar uma camada de terra na base da haste para ajudar a sustentar a planta e evitar tombamento.
- Ambas os tipos de repolhos precisam de muitos nutrientes e, portanto, é vital que você realize o adubo da planta.
- Suas plantas de repolho precisam de nutrientes, por isso, além de adubar a terra você deverá utilizar restos de matéria orgânica rica em nitrogênio, especialmente até o momento da formação das cabeças.
- No momento da fixação do repolho, a melhor maneira é cultivar as plantas junto com o açúcar de beterraba, feijão, alface, ervilhas, batatas, pepinos e tomates. Evite morangos.
- Associe a plantação de repolhos com ervas aromáticas para ajudar a repelir insetos. As melhores ervas são: Hortelã, erva-cidreira, alecrim ou tomilho.
Veja no vídeo mais detalhes sobre Como Plantar Repolho em Casa:
Receitas Deliciosas Usando Repolho:
Repolho ao forno:
Ingredientes:
- 250 g de repolho cru picadinho;
- 2 ovos;
- 2 tomates picadinhos;
- 1/2 cebola picadinha;
- 50 g de queijo ralado;
- 1/2 xícara chá de óleo;
- 1/2 xícara de chá de farinha de trigo;
- Sal;
- Pimenta;
- Cebolinha e salsa;
Modo de Preparo:
- Misture todos os ingredientes.
- Coloque a massa em uma assadeira untada e leve ao forno previamente aquecido para assar.
Salada de Repolho com Maionese:
Ingredientes:
- 1 repolho pequeno (folhas novas);
- Azeitonas pretas;
- 1 cebola pequena picadinha;
- Cheiro verde;
- 1 tomate sem pele e sem semente;
- Maionese;
- Vinagre;
Modo de Preparo:
- Dar um fervura no repolho para amolecer um pouquinho. Só um pouquinho, escorra e pique bem fininho.
- Juntar em um refratário o repolho, o tomate cortado em quadradinhos, a azeitona picada, a cebola e o cheiro verde.
- Temperar com pouco vinagre, maionese a gosto, pimenta do reino, sal e azeite.
- Reserve e sirva geladinho.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina Como Plantar Repolho em Casa. Se pretende ler mais artigos parecido com esse, recomendamos que veja: Como Plantar Berinjela.