Plantar rosa do deserto em casa é muito fácil além de proporcionar um ambiente lindo e agradável. A rosa do deserto (Adenium obesum) é uma planta de crescimento lento (ganhando menos de 30 centímetros por ano) que possui um caule espesso e suculento e flores rosa profundo. Pertence ao gênero Apocynaceae, que é nativo da África, Oriente Médio e Madagascar.
Hoje o nosso Site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter esse fruto maravilhoso em sua casa sem ter que comprá-lo, ou seja, plantado em sua própria residência.
Conteúdo:
O que você precisa saber antes de plantar rosa do deserto:
- Nome: Rosa do deserto ( Adenium obesum ).
- Altura: Até 2m no solo, mas mais frequentemente em vaso; ideal para bonsai.
- Folhagem: Alongada, verde médio, dura; decídua.
- Clima: Subtropical a tropical, árido; tolera noites frias.
- Solo: Prefere solo bem drenado e arenoso, mas tolera margas mais ricas.
- Posição: Ponto aberto ensolarado ; a sombra clara do sol quente do meio-dia / tarde reduzirá a queima das folhas.
- Floração: Flores simples tipo rosa em várias cores e combinações, predominantemente rosa, branco e vermelho.
- Alimentação: Use um fertilizante de liberação controlada de longo prazo com moderação.
- Rega: Regar quando as condições são quentes e secas; uma boa drenagem é essencial. Não regue durante o período de dormência.
Aparência e características da rosa do deserto:
A rosa do deserto é suculenta, mas, ao contrário da maioria das suculentas, não tem folhas inchadas. Em vez disso, ele tem um tronco inchado em forma de barriga conhecido como caudex, que age como um armazenador de umidade.
Assemelha-se mais a uma árvore de garrafa ou baobá do que a uma suculenta típica. Conforme a planta envelhece, o caudex se expande e pode se dividir para formar um contraforte (veja o exemplo de bonsai abaixo).
Seus galhos e caules parecem os de um frangipani. Suas folhas são menores e meio verdes. As flores da rosa do deserto são muito semelhantes às do loendro, da allamanda e do frangipani.
Eles têm cinco pétalas de tamanho igual e espaçadas ao redor de um “olho” central amarelo com cada uma em sua própria haste curta. A cor varia do rosa ao vermelho profundo, com muitas variações e combinações disponíveis. O tamanho da flor depende das condições de crescimento, mas tem em média cerca de 5 cm de diâmetro.
Como cultivar rosa do deserto:
A plantar rosa do deserto em crescimento surgiu das sementes, cultivar a rosa do deserto a partir de sementes pode ser complicado.
A planta dá sementes após a floração, mas as mudas resultantes são variáveis. Para uma planta fiel ao tipo, tire estacas do caule quando dormente ou compre uma variedade identificada.
Como plantar rosa do deserto:
Você pode plantar rosa do deserto no jardim, em climas quentes a tropicais e áridos, mas é mais comumente cultivada em vasos ou bonsai. Não é uma planta “de interior” pode ser levada para dentro por curtos períodos enquanto está em flor, mas prefere ficar ao ar livre, em um local quente e ensolarado, longe de ventos frios.
1. Passo:
Para plantar rosa do deserto em casa, escolha uma posição ensolarada; em áreas tropicais e áridas, alguma sombra clara a partir do meio-dia irá protegê-lo de escaldantes.
Plante de forma que a base do caudex (tronco) esteja no nível do solo ou um pouco acima – nunca “enterre” uma rosa do deserto.
2. Passo:
O solo deve ter boa drenagem e ser pedregoso, mas uma argila mais rica será tolerada. Adicione um fertilizante de liberação controlada de longo prazo durante a preparação do solo.
Prefere-se uma terracota porosa ou pote de argila, pois drena bem e seca mais rapidamente do que os plásticos, cerâmicas ou fibra de vidro.
Adicione uma camada rasa de seixos ou “crocks” na base da panela que irá plantar rosa do deserto para melhorar ainda mais a drenagem. Use um cacto de qualidade premium e uma mistura de envasamento suculenta.
3. Passo:
Coloque a rosa do deserto no vaso de forma que a base do caudex fique no topo ou um pouco acima do substrato.
Posicione a panela em um local protegido por uma semana ou mais para superar o choque do transplante e, em seguida, mova-se para a luz.
4. Passo:
Apare o crescimento superior para iniciar o processo de treinamento e modelagem assim que plantar rosa do deserto. Coloque a panela em um local protegido por algumas semanas antes de introduzi-la gradualmente em uma posição aberta. Forneça sombra clara a partir do meio-dia, se possível.
5. Passo:
Gostar outras suculentas, a rosa do deserto precisa de rega regular, especialmente em climas quentes e secos. Promova a floração com um fertilizante solúvel em água ou líquido na primavera e no verão, diluído em cerca de um terço da concentração recomendada no rótulo.
Um fertilizante de liberação controlada de longo prazo pode ser adicionado ao redor das plantas no jardim e nos vasos uma vez por ano. Novamente, use com moderação.
Quantas vezes devo regar?
Ao plantar rosa do deserto lembre-se de que essas plantas são suculentas. Na natureza, eles desfrutam de períodos úmidos, durante os quais crescem, seguidos de períodos de dormência e seca. A replicação desse ciclo natural com sua rotina de rega ajuda a planta a prosperar.
Pode ajudar se você tentar tratar a planta como uma planta tropical durante os meses de primavera e verão e suculenta durante o outono e inverno. Isso significa manter o solo uniformemente úmido durante os meses de primavera e verão. No inverno e no outono, reduza a irrigação para, no máximo, uma vez por mês.
Se você não tiver certeza de quando regar, olhe para o caudex da planta. Uma planta hidratada tem um caule central espesso. Um caule fino é um sinal visível de que a planta precisa de mais água.
Cuidados com doenças e pragas:
A rosa do deserto é razoavelmente livre de doenças e raramente é afetada por pragas. Se pulgões ou cochonilhas estiverem presentes, um spray leve com óleo branco ou sabonete inseticida pode ser aplicado.
Vídeo completo de como plantar rosa do deserto em casa:
Atenção:
Ao plantar rosa do deserto contém uma seiva tóxica que prejudica tanto humanos quanto animais. Use luvas se você podar sua planta e mantenha a planta longe de animais de estimação. Lave a pele imediatamente e cuidadosamente se entrar em contato com a seiva