Como Plantar Sotol no vaso ou na sua horta de forma pratica seguindo esses passos que são muito simples, porém para fazer o plantio e cultivo da Sotol é preciso ter alguns cuidados essenciais para que o mesmo cresça saudável.
Hoje o nosso Site horta em Casa mostrará em detalhes de Como Plantar Sotol sem ter que gastar horrores, ou seja, plantando em sua própria residência.
Conteúdo:
Característica da Sotol:
A planta Sotol ( Dasylirion wheeleri) pertence à família Asparagaceae. Dasylirion é um pequeno gênero composto por 18 espécies semi-suculentas que crescem em solos porosos e de drenagem rápida de lavagens secas, terras áridas e encostas rochosas.
Intimamente relacionado com os Agaves , o Dasylirions foi associado a outras plantas semelhantes a Agave, como Yuccas e Furcraeas. Nativa do deserto de Chihuahuan, a espécie sotol é às vezes chamada de “mandioca colher”. Eles crescem em grande parte do oeste do Texas, em partes do médio e baixo vale do Rio Grande e no baixo Pecos Valley no Novo México, em partes do sudeste do Arizona e nas porções central e norte do planalto mexicano.
Sotol é um arbusto perene de crescimento moderado. Formando uma grande roseta de folhas longas e esguias serrilhadas de azul a verde-acinzentado, suas extremidades tornam-se crespas. Esses tufos criam uma textura borrada para os olhos em meio a folhas especialmente rígidas.
Espinhos marrom-avermelhados frequentemente se formam ao longo das margens das folhas. Uma curva interna na base da folha inspira os nomes comuns de “colher do deserto e” colher cinza do deserto “.
Cada folha tem uma polegada de largura e um metro de comprimento. Um grande aglomerado de folhas e o que é chamado de” saia “de folhas mortas cobre o tronco atarracado central. A folhagem cresce até sete metros de altura e seis metros de largura.
Quando a planta tem cerca de sete a dez anos, começa a produzir flores vistosas. As abelhas e os beija-flores gostam dessas flores, que os chamam de hastes em forma de mastro de 2,5 a 5 metros de altura no final da primavera ou verão a cada poucos anos.
As plantas femininas exibem flores rosa-púrpura de onde vêm as sementes, enquanto as flores das plantas masculinas são amarelo-creme. Ambos os tipos de flores eventualmente produzem frutos secos com casca de três asas.
Como plantar sotol:
Dê as boas-vindas a este tesouro do deserto da América do Norte em qualquer paisagem do sudoeste . No geral, é muito baixa manutenção. Os espinhos afiados (chamados de “dentes”) ao longo das folhas detêm os cervos e podem precisar ser afastados do tráfego humano.
Plante-o em locais onde seja difícil cultivar outras plantas, como canteiros secos, jardins de fundação, pátios com sol direto, áreas de plantas nativas e jardins de pedra .
Organize com três ou mais plantas companheiras para uma grande exibição floral. Faça par com outras plantas perenes que atraem polinizadores como penstemons ‘Husky Red’ e, para textura, uma árvore de grama do México ( Dasylirion longissimum ).
1. Clima:
Como a maioria das suculentas , o sotol comum prospera em pleno sol de seu habitat nativo. Também pode tolerar sombra parcial.
2. Solo:
Estabelecer-se em solo poroso de drenagem rápida, como argila ou areia de jardim, com pH neutro a ácido entre 6 e 7. Evite locais próximos ao oceano, pois o sotol tem tolerância moderada a baixa ao sal . Só plante sotol em climas úmidos se o solo for muito bem drenado.
3. Água:
Regue regularmente, mas com moderação no verão. Não regue a coroa, pois isso pode causar apodrecimento da raiz. Reduza a rega no inverno.
4. Temperatura e Umidade:
Preferindo condições quentes e secas, sotol comum é tolerante ao calor e à seca. As altas temperaturas são mais adequadas para esta planta, embora o estresse por calor possa ocorrer em temperaturas acima de 100 graus Fahrenheit. Não pode sobreviver a longos períodos de geada. Cresça em uma área onde a temperatura não desça abaixo de 50 graus Fahrenheit.
5. Fertilizante:
Não há necessidade de fertilizar esta planta. Uma aplicação opcional de uma fórmula balanceada na primavera irá, entretanto, garantir um bom crescimento.
A planta Sotol é tóxica?
Sotol não é tóxico. Algumas tribos de índios americanos têm uma história de fazer comida e bebida da parte central da planta.
Com o conselho adequado de um profissional de coleta, cozinhe a coroa da planta e seque-a, amasse até virar pó e faça um bolo.
Descasque a coroa cozida, amasse, misture com água e fermentar como uma bebida alcoólica ainda conhecida como “Sotol” em partes do sudoeste do Texas e norte do México. Outra forma de consumi-lo é assar, ferver ou comer os caules floridos crus.
Como fazer a poda?
Sotol raramente produz lixo. Visto que cresce tão lentamente, raramente é necessário podar. Remova flores secas gastas, se necessário. As folhas secas ou amareladas da poda em qualquer época do ano.
Propagação de plantas de Sotol:
Propague por sementes ou estacas. Saiba que as sementes germinam lentamente e o estabelecimento de mudas pode levar muito tempo.
Envasamento da planta sotol:
Como esta planta não pode sobreviver a invernos muito frios, os jardineiros fora das zonas de robustez recomendadas cultivam em recipientes. Escolha um vaso que seja grande o suficiente para a planta crescer até seu tamanho maduro. Sotol não se dá bem sendo transplantado ou replantado com frequência. Tal como acontece com o solo no solo, certifique-se de que a mistura de envasamento e o recipiente em si drenam bem.
Pragas e doenças comuns:
Não há pragas ou doenças conhecidas. Se o solo não for bem drenado, a podridão das raízes pode ser um problema. Umidade excessivamente alta ou solo úmido pode causar infecção fúngica. Nesse caso, use um tratamento fungicida e certifique-se de manter a circulação de ar adequada e uma boa drenagem do solo. Siga os conselhos acima e Sotol viverá uma longa vida de 25 a 50 anos.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina como plantar Sotol.