Como Plantar Suculenta Joia é a dúvida de muitos, pois, a suculenta joia é uma planta muito conhecida por possuir folhas em formatos de jóias.
O gênero pachyphytum, significa literalmente “folhas grossas” em grego. A suculenta joia é nativa do México, especificamente dos estados de Queretaro e Hidalgo.
Hoje o nosso site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter essa planta maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantando em sua própria residência.
No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de como plantar suculenta joia em casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.
Conteúdo:
Curiosidades sobre suculenta joia:
Suculenta joia apresenta caules curtos e folhas fortemente ramificadas formando uma roseta muito próxima do topo. Esta suculenta cresce tanto em altura como em comprimento, o que lhe dá um belo aspecto redondo.
As folhas carnudas exibem um padrão distinto de joias e apresentam uma variedade de cores, devido ao qual a suculenta é chamada de “pequena joia” por alguns.
Como plantar suculenta joia:
Tamanho e crescimento:
Suculenta joia tem hastes robustas que crescem menos de 30 cm de altura e comprimento, geralmente menos de 15 cm de comprimento. As hastes seguram rosetas com até 20 a 60 folhas bem definidas na ponta do caule.
As folhas redondas, carnudas e tubulares são pontiagudas na ponta e apresentam marcações como linhas retas e angulares no interior, o que lhes confere uma aparência retangular distinta.
Floração e fragrância:
As folhas da suculenta joia são em forma de uva com revestimento pulverulento chamado “farina”.
As folhas rechonchudas têm uma base verde ou cinza-esverdeada com muitos detalhes em laranja, violeta, vermelho e rosa formando uma roseta.
Pode dar algumas flores pequenas em forma de sino no verão e na primavera. As flores são seguradas em um racemo pontiagudo de quase 1 pé de altura e geralmente, têm um centro amarelo pálido ou branco esverdeado.
Luz e temperatura:
Suculenta joia se desenvolve bem em climas secos, muito calor e com forte exposição ao sol.
Se colocado em pleno sol, suas folhas exibem uma variedade de cores bastante escuras. No entanto, tolera bastante bem a sombra parcial.
As plantas suculenta joia desfrutam de temperaturas diurnas de 25 ° 35 ° graus e noites de 10 ° – 5 ° graus.
Ele não tolera temperaturas frias e morre em temperaturas abaixo de – 20 ° graus. Se for cultivada dentro de casa durante o inverno, dê à planta o máximo de luz possível.
Regar e alimentar:
Suculenta joia é uma planta desértica com baixa necessidade de água. A planta precisa de rega ocasional do outono à primavera. Drene o excesso de água.
Requer uma mistura de solo para envasamento bem drenada. O excesso de umidade pode levar ao apodrecimento da raiz.
Deixe suculenta joia secar antes de regar novamente. O inverno é a estação de crescimento ativo da planta, e a planta requer mais água durante esta estação de crescimento.
Solo:
Como acontece com a maioria dos membros do gênero Pachyphytum, as plantas podem tolerar e até mesmo prosperar em condições de solo pobres, desde que o solo seja bem drenado.
As plantas repotenciadas não precisam de fertilizantes por seis a oito semanas. Transplante essas plantas suculentas do final do inverno ao início da primavera.
Mantenha o tamanho do pote igual ou um tamanho acima do recipiente antigo, pois suculenta joia tem menos de 30 centímetros de altura.
Além disso, os recipientes maiores retêm o excesso de água. Essas condições do solo são prejudiciais à planta. Durante o transplante, manuseie a suculenta com cuidado, pois suas folhas podem cair facilmente do caule.
Tratamento e manutenção:
A suculenta joia não requer muitos cuidados além da remoção das folhas mortas. Muita atenção pode realmente matar essas plantas.
Evite tocar nas folhas saudáveis com as mãos desprotegidas, pois a oleosidade do corpo e da pele deixará marcas na superfície pulverulenta.
Quando cultivada ao ar livre em um ambiente úmido, coloque a planta em solo arenoso com boa drenagem.
Propagação da suculenta joia:
Suculenta joia se propaga facilmente a partir de estacas de folhas.
- Pegue uma folha jovem do centro da roseta.
- Deixe a folha secar ao ar por alguns dias para que a ferida cicatrize
- Mergulhe o corte de folhas em um hormônio de enraizamento .
- Coloque a folha com o lado cortado para baixo em um solo suculento e ligeiramente úmido, de mistura de cacto ou areia levemente úmida.
- Uma nova roseta logo começará a crescer a partir da base da folha.
- Assim que a suculenta criar raízes suficientes, remova o corte original da folha e coloque a roseta novamente em seu próprio vaso.
Pragas e doenças da suculenta joia:
As plantas suculentas suculenta joia são bastante resistentes. No entanto, eles são sensíveis ao toque humano, pois a oleosidade da pele humana pode danificar sua coloração fluorescente ou farina.
Se o crescimento da sua suculenta parece ter diminuído ou parado durante o inverno ou primavera, remova a planta do vaso e examine as junções de sua folha com os caules e as raízes.
Se você vir uma substância branca e difusa, é um sinal claro de uma infestação de cochonilhas.
Para resolver o problema, retire a planta do vaso e lave as raízes da planta com cuidado. Use um cotonete para esfregar levemente as raízes com álcool.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantar suculenta joia em casa.
Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina como plantar suculenta joia em casa.