Como Transplantar Mudas em 10 Passos Simples!
Como Transplantar Mudas em 10 Passos Simples : O transplante é um processo que requer muitos cuidados, pois se não for realizado corretamente, dentro das condições necessárias que cada planta a ser transplantada exige, a planta pode morrer no processo. Nesse caso, é necessário aprender algumas técnicas de transplante para que consiga fazer seus próprios transplantes.
Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre Como Transplantar Mudas em 10 Passos Simples e ressaltamos que, depois de saber dessas informações e aplica-las você terá um belíssimo cultivo em sua casa.
Conteúdo:
Quando transplantar?
Esta operação é realizada quando as mudas são grandes o suficiente para ser capazes de ser transplantadas sem sofrer qualquer dano. Nesse caso um truque que utilizamos e que funciona muito bem, é utilizar o diâmetro de um lápis como referencia, sendo assim, quando a planta atingir o diâmetro de um lápis ela estar pronta para ser transplantada. Contudo, lembre-se, dependendo da planta há um período ou uma estação apropriada para o transplante. Isso também dependerá do tempo em que foi realizado a semeadura.
Como Transplantar Mudas em 10 Passos Simples:
1. Passo:
Antes de realizar o transplante é necessário preparar o local de cultivo definitivo da planta.
2. Passo:
Depois de preparar os canteiros, é hora de transplantar suas mudas para o jardim. Transplante as mudas em um dia calmo, nublado, se possível. Final da tarde é uma boa hora, porque as plantas podem se recuperar do choque do transplante sem a presença do calor do meio-dia e sol.
3. Passo:
O solo do jardim deve ser úmido, mas não encharcado. Se o tempo está seco, regue a área de plantio um dia antes de você realizar o transplante da planta.
Além disso, umedeça o solo de sua semeadeira, potes, vasos, ou outro recipiente onde tenha realizado a germinação das sementes, isso irá permitir que no momento do transplante você leve o solo junto da raiz da muda.
4. Passo:
Use uma enxada, pá ou colher de pedreiro para fazer um pequeno buraco em seu jardim para cada muda.
O buraco deve ser profundo, suficiente para que cubra toda a raiz da planta, nesse caso recomenda-se que cave uma cova que tenha duas vezes as dimensões das raízes da planta.
5. Passo:
Ressaltamos, certifique-se de manter a raiz e o solo que a cobre intactos. Se a muda não sair facilmente, bata levemente na borda do recipiente ou pressione suavemente na parte inferior de cada célula do recipiente com os dedos. Faça o que fizer, não arranque a planta pelo seu caule.
6. Passo:
Verifique o estado da esfera da raiz, se as raízes são enroladas em torno do recipiente, trabalhe-as soltas com os dedos para que possam crescer para fora no solo. Limpe as raízes maiores e quebre as menores (isto não vai machucá-las) que apontam para fora. Tente manter o máximo possível o solo original intacto.
7. Passo:
Misture um fertilizante líquido diluído (de preferência fertilizante orgânico) na cova de plantio da muda para ajudar as plantas a se adaptarem e crescerem bem mais rápido. No caso de você comprar fertilizantes reduza a força recomendada no contêiner de fertilizante pela metade. Por exemplo, se diz aplicar 1 colher de sopa por galão de água, use apenas 1/2 colher de sopa. Por fim, coloque cada mudas preparada nos buracos que você fez.
Tomates crescem raízes extras na parte inferior de suas hastes e prosperam mais rápido com a realização adequada dessa recomendação.
8. Passo:
Depois de firmar o solo em torno das raízes com as mãos, forme uma espécie de bacia rasa no solo ao redor da base do transplante. Isso servirá como um fosso ao redor das mudas para reter a água. Quando você realizar a irrigação ou quando chover, a umidade permanecerá no fosso e a água será drenada para onde se situam as raízes.
9. Passo:
Dependendo das condições, faça a irrigação no mesmo dia ou no próximo. Por exemplo, se o tempo está seco ou se o solo é arenoso, você pode fazer a irrigação no mesmo dia; se está chovendo ou o solo já está muito molhado, espere até o próximo dia para realizar a rega (observe que isso dependerá da planta que estar sendo plantada).
10. Passo:
Sempre mantenha a umidade, enquanto as mudas estiverem se estabelecendo e começarem a crescer fortemente. Após as mudas se tornarem bem estabelecidas, regue com moderação, de acordo com a necessidade de rega de cada planta.
No caso da região de cultivo ser muito quente, forneça sombra temporária para o transplante com tendas de papel ou telhas de madeira, empurradas para o chão no lado sul ou oeste das plantas.
Dicas Extras:
- Na hora do transplante use um plantador e uma tesoura de poda.
- Fertilize o solo de plantio com adubo orgânico, além disso você também pode usar um pó fertilizante diluído em água no lugar de adubos orgânicos.
- Faça a mistura do solo como o adubo;
- Deixe o solo bem drenado, caso o solo seja duro faça furos até afofar a terra;
- Regue a cova de plantio um dia antes da realizar o transplante; a rega impede que as raízes sequem, também favorece o enraizamento de novas raízes e, portanto, da planta.
- Caso a planta seque e fique com a aparência de morta, murcha (isso geralmente ocorre quando o transplante é realizado em períodos quentes), não descarte a planta, devido o calor as raízes param temporariamente de funcionar, mas continue com a rega, ela deverá reviver depois de dois ou três dias.
- Tomates devem plantados mais profundos. Remova algumas folhas da planta, deixe apenas 3 a 4 folhas, assim ela ficará mais forte.
Esses são alguns passos necessário para realizar o transplante de mudas, que geralmente acontece quando você germina as sementes e cultiva as mudas em recipientes menores, para posteriormente mudar para o local de cultivo definitivo. Contudo, você também pode fazer o transplante de mudas adquiridas em viveiros, etc.
Em ambos os casos você pode realizar o transplante de vegetais de folhas verdes, como alface, repolho, alho-poró, frutas (acerola, laranja, abacate, etc.), entre outras plantas.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los, além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Como Transplantar Mudas em 10 Passos Simples .