Couve – O Que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios
Couve – O Que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios que todos precisam saber. Além disso, a Couve, com suas folhas de babados e cores ricas, é uma planta linda. Apesar de oficialmente ser um “verde frondoso escuro”, ela também vem em roxos vibrantes e brancos de inverno dramáticos. E a beleza da Couve é profunda: ela contém imensos fitonutrientes, minerais e fibras.
O sabor complexo desta folha ganha fãs no café da manhã, almoço e jantar. Possui sabores profundos e terrosos que podem variar de ricos e carnosos a herbáceos e levemente amargos. Tem um sabor extremamente saudável – de um jeito bom.
Ela pertence à família Brassica, que também inclui repolho, brócolis, couve-flor, Couve de Bruxelas, couve-rábano e Couve. É um desdobramento de repolho selvagem, originário da Ásia Menor.
Conteúdo:
História da Couve:
Couve como a conhecemos hoje foi cultivada pela primeira vez na região do Mediterrâneo há mais de 2.000 anos. Ela desempenhou um papel importante no suprimento de alimentos da Europa durante o período do Império Romano e durante o período medieval na Europa entre os séculos V e XV. Acredita-se que os colonizadores europeus trouxeram a primeira espécie desta folha para a América do Norte em 1600, e acredita-se que os comerciantes russos trouxeram primeiro esse vegetal para o Canadá cerca de um século depois.
Milhares de fazendas nos Estados Unidos cultivam Couve comercialmente, principalmente na Califórnia, Geórgia, Nova Jersey e Texas. Em comparação com o seu outro vegetal crucífero, brócolis, a área total de Couve é baixa e entre 5.000 a 7.500 acres. (Para comparação, a área cultivada com brócolis é de 130.000 a 150.000 acres.)
Valor Nutricional da Couve:
A Couve é uma excelente fonte de vitamina K, vitamina C, vitamina A, manganês e cobre; uma fonte muito boa de vitamina B6, fibra, cálcio, potássio, vitamina E e vitamina B2; e uma boa fonte de ferro, vitamina B1, gorduras ômega-3, fósforo, proteína, ácido fólico e vitamina B3. Mais de 45 flavonoides diferentes foram identificados em sua composição.
Benefícios da Couve:
A Couve está sendo chamado de “a nova carne”, “a rainha dos verdes” e “uma potência nutricional”. Por isso, veja a seguir alguns dos principais benefícios da Couve para a sua saúde:
- Ela é rica em betacaroteno, o carotenoide que é convertido pelo organismo em vitamina A. Beneficiando os tecidos corporais como pele e cabelos.
- Melhora a absorção de cálcio, ajudando a fortalecer os ossos.
- A fibra, o potássio, a vitamina C e a vitamina B6 encontrados neste vegetal ajudam a saúde do coração.
- A fibra e os antioxidantes desta folha podem oferecer proteção contra o diabetes.
- Ela possui mais ferro que a carne.
- Ótima auxiliar na digestão e na eliminação.
- Previne a osteoporose, câncer e diabetes.
- Uma xícara deste vegetal ajuda a combater a inflamação no corpo.
- Esta folha é preenchida com fibra e enxofre, ambos ótimos para desintoxicar seu corpo e manter seu fígado saudável.
- Essa folha é excelente para a sua visão, a sua pele, bem como para ajudar a prevenir câncer do pulmão e da cavidade oral.
Para que Serve a Couve:
A Couve pode ser apreciada crua em saladas ou em sanduíches ou wraps, cozidos no vapor, refogados, cozidos, salteados ou adicionados a sopas e cozidos.
Em saladas:
Ao usa a Couve crua em saladas, massageie as folhas, esfregando-as brevemente nas mãos. Isso inicia a decomposição da celulose nas folhas e ajuda a liberar os nutrientes para facilitar a absorção.
Como acompanhamento:
Refogue o alho fresco e as cebolas em azeite extra-virgem até ficar macio. Adicione a Couve e continue a refogar até a ternura desejada. Alternativamente, leve ao vapor por 5 minutos, em seguida, escorra e mexa, por fim acrescente uma pitada de molho de soja e tahine.
Couve Chips:
Retire as costelas da folha e misture com azeite extra-virgem ou pulverize levemente e polvilhe com uma combinação de cominho, curry em pó, pimenta em pó, flocos de pimenta vermelha assados ou alho em pó. Asse a 135 graus Celsius por 15 a 30 minutos para a nitidez desejada.
Smoothies:
Em um processador de alimentos ou um liquidificador de alta velocidade, adicione um punhado de Couve ao seu smoothie favorito. Ele irá adicionar nutrientes sem alterar muito o sabor.
Fatos Sobre a Couve:
Aqui estão alguns pontos importantes sobre a Couve.
- Ela é um vegetal de inverno verde e frondoso, rico em fibras.
- O teor de potássio desta folha pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca .
- Pode ser um prato saboroso e nutritivo ou um complemento para smoothies e saladas.
- Qualquer pessoa que esteja tomando medicamentos para diluir o sangue ou que tenha um problema renal deve consultar um médico antes de adicioná-la à dieta.
Malefícios da Couve:
Os beta-bloqueadores, um tipo de medicamento mais comumente prescrito para doenças cardíacas, podem causar um aumento nos níveis de potássio no sangue. Alimentos ricos em potássio, como banana e Couve cozida, devem ser consumidos com moderação quando se toma beta-bloqueadores.
Consumir muito potássio pode ser prejudicial para aqueles cujos rins não são totalmente funcionais. Se os rins não conseguem remover o excesso de potássio do sangue, o consumo de potássio adicional pode ser fatal.
Uma xícara desse vegetal fornece 1.062,1 mcg de vitamina K. Isso pode interferir na atividade dos diluidores do sangue, como a varfarina ou Coumadin. Os pacientes que estão tomando esses medicamentos devem falar com seu médico sobre os alimentos a serem evitados.