Cravo-da-Índia: 12 Benefícios, Informação Nutricional e Malefícios
O cravo-da-índia é originário da Indonésia, mais propriamente das ilhas Molucas. Ele é rico em nutrientes e óleos essenciais que ajudam a mente e o corpo.
Além disso, ele possui uma substância chamada eugenol, que possui propriedades anestésicas e antissépticas. Este componente ativo ajuda prevenção de cânceres do trato digestivo e a inflamação das articulações.
Ele também contém muitos minerais como potássio, manganês, ferro, selênio e magnésio. Além disso, este cravo também tem uma boa quantidade de vitamina A, vitamina C, vitamina K e betacaroteno.
Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre o Cravo-da-índia: 12 benefícios, informação nutricional e malefícios
Conteúdo:
O que é o cravo-da-índia?
O cravo-da-índia cujo nome cientifico é Syzygium aromaticum, é originário da Indonésia, mais propriamente das ilhas Molucas. Ele é cultivado também em ilhas como Madagascar e Granada.
Além disso, é muito conhecido nas cozinhas de todo o mundo por fazer parte de muitas preparações culinárias. pois é uma erva maravilhosa que é usada na cozinha de uma forma comum, tanto em pratos principais como nas sobremesas.
No entanto, esta grandiosa especiaria não é usada somente em gastronomia ou pastelaria, mas também como um remédio caseiro em uma infinidade de situações, o que coloca o cravo como uma erva com um grande número de benefícios.
Valor nutricional do cravo-da-índia:
O cravo-da-índia é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas dessa especiaria.
- Energia 274 kcal;
- Hidratos de carbono 65,5 g;
- Fibra 33,9 g;
- Água 9,87 g;
- Proteína 5,97 g;
- Vitamina A 160 UI;
- Vitamina E 8,82 mg;
- Água 9,87 g;
- Vitamina K 141,8 µ g;
- Vitamina B – 3 1,6 mg;
- Magnésio 259 mg;
- Vitamina B – 9 25 µ g;
- Cálcio 632 mg;
- Ferro 11,83 mg;
- Potássio 1,020 mg;
- Fósforo 104 mg;
- Sódio 277 mg;
- Zinco 2,32 mg;
- Manganês 60,12 mg;;
- Selênio 7,2 µg.
Benefícios do cravo-da-índia:
1. Aliviar as dores musculares
O cravo-da-Índia possui propriedades que ajudam a reduzir os espasmos musculares e alivia as dores musculares.
2. Rico em antioxidante:
Essa especiaria age como um excelente antioxidante, que combate os radicais livres e ajuda a prevenir danos na pele.
3. Combate mau-hálito:
O chá de cravo-da-Índia é usado no tratamento de bactérias encontradas na estômago. Além disso, a sua função anti-sépticas atua também na eliminação de mau hálito.
No entanto, ele também tem uma ação verificada contra a dor de dentes, gengivas e cárie dentária.
4. Bom funcionamento da tireoide:
Essa especiaria ajuda quem sofre de hipotireoidismo ou hipertireoidismo e também atua na prevenção do aparecimento destas disfunções da tireoide.
5. Controle de colesterol:
O cravo-da-índia também ajuda no controle do mal colesterol, no entanto, isso ocorre por ele tem boas quantidade de fibras e compostos antioxidantes, ambos ajudam no controle dos níveis de colesterol no corpo.
6. Anti-inflamatório:
O eugenol um composto presente no cravo-da-índia que possui propriedade anti-inflamatória.
Além disso, esta especiaria também contém uma variedade de flavonoides, que também contribuem com suas propriedades anti-inflamatórias.
7. Melhora a circulação:
O óleo extraído do cravo-da-Índia age na circulação sanguínea, melhorando seu fluxo através das artérias, isso beneficia todo o corpo.
O extrato desta especiaria também ajuda a nutrir a pele e melhorar o sistema imunológico para purificar o sangue.
8. Expectorante:
O uso do chá do cravo-da-Índia atua como um expectorante, soltando o muco na garganta e esôfago.
9. É analgésico e antisséptico:
O eugenol também possui ação anti-séptica sobre os dentes. Além disso, ele ajuda na eliminação de marcas de acne, proporcionando o equilíbrio da pele e prevenindo o aparecimento de rugas.
Além disso, o cravo-da-índia pode atuar ainda contra dores de cabeça, cólicas menstruais e candidíase oral, além de atuar também reduzindo a febre, aliviando a dor de dente e inflamações da garganta.
10. Acelera o metabolismo:
O cravo-da-Índia possui a capacidade de acelerar o metabolismo, promovendo aumento na produção de saliva e dos demais líquidos responsáveis pela digestão, auxiliando na queima de gordura rápida.
11. Sistema digestório:
Esta especiaria melhora a digestão, aumentando as enzimas das secreções gastrointestinais. Assim, ajuda a aliviar problemas de indigestão e prisão de ventre. Também ajuda em casos de náusea e dor de estômago.
12. Alívio da tosse:
Isso ocorre por causa das propriedades expectorantes do cravo-da-Índia, que o torna ideal para aliviar a tosse. Neste caso, busque adicionar essa especiaria em seu chá para tosse.
Veja neste vídeo mais benefícios do cravo-da-índia:
Efeitos colaterais e contraindicações do cravo-da-índia:
O consumo de cravo-da-Índia é contraindicado para mulheres grávidas ou durante a lactação, bem como crianças menores de seis anos e pacientes com doenças neurológicas e problemas gastrointestinais.
No entanto, também evite seu uso excessivo e sua aplicação em áreas de mucosas irritadas. Além disso, o excesso de óleo pode causar irritação na pele.
No caso de dúvidas, não hesite em procurar um profissional de saúde de sua confiança.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Cravo-da-índia: 12 benefícios, informação nutricional e malefícios!