Cúrcuma – O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios
Cúrcuma – O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios! Hoje aqui no site horta em casa você irá ficar por dentro de algumas informações importantíssimas sobre essa especiaria maravilhosa que é a Cúrcuma. Sendo umas das especiarias mais consumidas do mundo, a Cúrcuma ou açafrão-da-terra não só agrega sabor e cor as preparações culinárias ela também é muito rica em propriedades medicinais que beneficia todo o organismo.
Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre a Cúrcuma – O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios.
Conteúdo:
O que é a Cúrcuma?
A Cúrcuma cujo nome cientifico é Curcuma longa L. é um especiaria pertencente a família botânica Zingiberaceae (a qual também pertence o gengibre) a mesma é originária da Índia e foi introduzida no Brasil pelos colonizadores europeus, além disso, em terras brasileiras ela é bastante conhecida como açafrão-da-terra ou açafrão.
A Cúrcuma é mais conhecida principalmente por seu uso como tempero na culinária asiática, porém ela também tem seu espaço na medicina natural, entre as propriedades medicinais encontradas na Cúrcuma podemos citar as propriedades antioxidante, antiinflamatória, antiagregante plaquetária, anti-infecciosa, hepatoprotetora, antiasmática, antiflatulenta, diurética, afrodisíaca, antiparasitária, antifebril, além dessas a especiaria atua no organismo melhorando a circulação sanguínea.
A raiz ou o rizoma do extrato de Cúrcuma como já citado pode ser utilizado para o preparo de alimentos e também na medicina natural, sendo que além das propriedades terapêutica da planta já citadas, essa especiaria conta ainda com muitos princípios ativos. Os principais são curcuminóides (corantes) , diferuil metano, curcuminas e outras curcuminas. Além disso, a planta possui óleos essenciais (turmerona, zingibereno, bisabolano, cineol, linalol, eugenol, curcumenol, curcumernona), além de ser rica em vitaminas A,B e C, e em minerais como potássio, cálcio, sódio e fósforo, e em fibras, proteínas, carboidratos e muitos outros.
Devido suas propriedades curativas a Cúrcuma era usada no continente asiático, de onde é originária, desde a antiguidade. Além disso, atualmente essa especiaria já se espalhou para todos os continentes, recebendo diferentes denominações tais como gengibre-amarelo, tumérico, Cúrcuma, açafrão-da índia, açafrão, crocus sativus, Lineo, açafrão cultivado, açafrão verdadeiro, flor da aurora, entre outros.
Além disso, essa planta devido suas inúmeras propriedades é também conhecida entre as outras especiarias como a rainha das especiarias.
Em relação à forma que você deve consumir o açafrão para colher seus benefícios estão a utilização de cápsulas da Cúrcuma, o pó, a tintura da planta, extrato fluidos, xarope e creme para ser aplicado topicamente. Quanto à parte da planta utilizada é seu rizoma (raiz).
Entre as enfermidades que podem ser tratadas com o uso desse rizoma estão as inflamações de articulações, tumores anticancerígenos, redução dos níveis de colesterol LDL no sangue, eliminação e produção da bile, e microrganismos patógenos, além desses, segundo alguns estudos, ela pode ser usada ainda como auxiliar no tratamento de AIDS e topicamente a especiaria pode combater problemas de pele como psoríase e eczema.
Valor Nutricional da Cúrcuma:
A Cúrcuma é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja a lista de nutrientes que você está ingerindo ao usar essa especiaria.
- Energia 354 Kcal;
- Carboidratos 64,9 g;
- Proteína 7,83 g;
- Gordura Total 9.88 g;
- Colesterol 0 mg;
- Fibra dietética 21 g;
- Folato 39 μg 10%;
- Niacina 5,144 mg;
- Piridoxina 1,80 mg;
- Riboflavina 0,233 mg;
- Vitamina A 0 IU;
- Vitamina C 25,9 mg;
- Vitamina C 25,9 mg;
- Vitamina E 3,10 mg;
- Vitamina K 13,4 μg.
Benefícios da Cúrcuma:
Conheça os principais benefícios da Cúrcuma para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
Reduz a acidez do estômago:
As pessoas que consomem muitos alimentos picantes já têm conhecimento que isso pode causar alguns desconfortos estomacais, a Cúrcuma pode se usada para amenizar esse efeito, já ela atua como um tônico que estimula a secreção de nosso estômago para facilitar a digestão.
Previne gases:
Para aqueles que sofrem de gases, a especiaria pode ser a solução para o problema, pois a Cúrcuma é carminativa, isso ajuda a expulsar os excessos de gases do intestino. Além disso, a rizoma é utilizada ainda para tratar cólicas.
Melhora a saúde do fígado:
Açafrão ajuda a proteger o fígado e serve como um tônico para a vesícula biliar. Ele pode ser usado para remoção de cálculos biliares, já que devido seu efeito anti-inflamatório pode desintoxicar o fígado. Para obter esse beneficio basta ferver um litro de água com cerca de 20 g de açafrão em pó para tirar proveito de todas as propriedades da Cúrcuma. Você pode fazer isso pela manhã e ao meio dia coe e consuma a bebida.
Trata certos tipos de câncer:
A Cúrcuma contém pelo menos 10 componentes anticancerígenos. Todos têm um efeito protetor contra o câncer de pele, mama, duodeno e até mesmo contra o de cólon. Além disso, o seu uso faz o corpo suportar melhor os efeitos da quimioterapia.
Ela é usada para aliviar a artrite:
Devido as propriedades anti-inflamatórias da Cúrcuma ela é bastante eficaz para as pessoas que sofrem de artrite, reumatismo, síndrome do túnel entre outras enfermidades inflamatórias.
Combate a depressão:
Na medicina tradicional chinesa para as pessoas mais idosas é feito o uso de Cúrcuma para tratar depressões. Estudos atuais indicam que seu consumo ajuda a estimular o sistema nervoso.
Protege a saúde do coração:
Os componentes do açafrão ajudam a reduzir os níveis de mau colesterol no sangue e triglicerídeos. Você pode incluir em sua dieta para prevenir ataques cardíacos.
Ajuda a fortalecer o sistema imunológico:
Devido à grande quantidade de nutrientes que possui, a Cúrcuma ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico, protegendo-nos de doenças, especialmente aquelas que são causadas por vírus. Você pode adicioná-la à sua dieta, em momentos de grande estresse, no inverno ou mesmo durante fases de exames para evitar que suas defesas imunológicas diminuam, impedindo ,assim, que seu organismo seja afetado por alguma doença viral.
Alivia problemas respiratórios:
Por muitos anos, a Cúrcuma tem sido usada para tratar casos de bronquite. Pela ação antibronquial e anti-inflamatória da curcumina, seu principal componente ativo. Nesse sentido, estudos sugerem que a rizoma pode tratar doenças pulmonares como a DPOC, e outras doenças que possam afetar o sistema respiratório. Para esses casos é aconselhável ingerir cerca de 500 miligramas de açafrão em pó três vezes por dia com as refeições.
Ajuda a combater e erradicar micróbios:
A Cúrcuma, segundo alguns estudos, contém princípios ativos que permitem eliminar os germes e evitar que as feridas podem ser infectadas. Nesse sentido ela pode ser utilizada como remédio caseiro para combater casos de bactérias, fungos, etc.
É capaz de regular o ciclo menstrual:
Não só é capaz de regular ciclos menstruais, mais também de reduzir as dores de barriga e cabeça nos dias que antecedem o período menstrual. Mas você precisa ter cuidado porque comer muito açafrão pode impedir a ovulação, já que ele pode agir como um contraceptivo.
Confira no vídeo outros Benefícios da Cúrcuma para Saúde!
Como fazer o Chá de Cúrcuma:
Receita de chá de Cúrcuma
Ingredientes:
- 1 litro de água;
- 1 g de açafrão.
Modo de preparo:
- Leve os ingredientes ao fogo e deixe ferver por não mais que 5 minutos.
- Passado esse tempo, desligue o fogo, abafe e deixe amornar.
- Consuma duas vezes ao dia.
Receita de chá de Cúrcuma com gengibre
Ingredientes:
- 1 colher de chá de açafrão;
- 4 xícaras de água;
- 1 colher de chá de gengibre.
Modo de preparo:
- Leve a água para ferver numa chaleira.
- Adicione o açafrão, diminua o fogo e deixe em infusão por 15 minutos.
- Desligue o fogo, coe o chá, adicione gengibre ralado e sirva.
Efeitos Colaterais e Contraindicações da Cúrcuma:
A Cúrcuma é bastante segura quando é consumida por adultos saudáveis. Em geral, não causa quaisquer efeitos secundários, embora as pessoas podem sofrer de dor de estômago, tonturas ou diarreia quando excedem no seu consumo.
No entanto, existem certas precauções que devem ser levadas em conta antes de adicionar o açafrão na nossa dieta:
- Não é recomendável que você consuma durante o período de gravidez ou lactação, para evitar colocar em risco a vida do bebê.
- Se você tem problemas na vesícula biliar evite o seu consumo, pois isso pode piorar a situação.
- Se você sofre de refluxo gastresofágico, evite comer açafrão desde que pode gerar desconforto no estômago.
- Se você fez qualquer tipo de cirurgia é melhor evitar o consumo de Cúrcuma, porque ela pode diminuir a coagulação do sangue e aumentar o sangramento.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los, além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Cúrcuma – O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios! E se você é uma daquelas pessoas que amam Cúrcuma confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Cúrcuma em Casa.