Erva-cidreira: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios
Erva-cidreira: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios! Hoje aqui no site horta em casa você irá ficar por dentro de algumas informações importantíssimas sobre essa erva maravilhosa que é a Erva-cidreira. Essa erva de aroma e sabor deliciosos é bastante consumida pelos brasileiros em forma de chá. Porém o chá da planta não é consumido com a finalidade apenas de tratar alguma enfermidade do organismo, algumas pessoas tomam o chá porque o mesmo possui um sabor realmente agradável ao paladar.
Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre a Erva-cidreira: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios.
Conteúdo:
O que é a Erva-cidreira?
A Erva-cidreira cujo nome cientifico é Melissa officinalis L. é uma planta medicinal pertencente a família Lamiaceae, a mesma ainda é conhecida pelos nomes populares melissa, cidreira verdadeira, cidrila, salva-do-Brasil, salva-brasileira, bálsamo-de-abelha, bálsamo-doce, bálsamo-de-limão e melissa romana. Além disso, a origem do seu nome melissa é grega e significa abelha, sendo que segundo alguns estudos ela foi citada na Odisséia de Homero.
A planta possui diversas propriedades terapêuticas entre as principais estão as propriedades analgésicas, antimicrobiana, antiespasmódica, antialérgica, cicatrizante, antinevrálgica, adstringente, anti-inflamatória, antisséptica, tônica, sedativa, relaxante, propriedades aromáticas e calmante.
Além disso, você pode tirar proveito de toda a planta para diversos fins, já que devido suas propriedades terapêutica a planta pode combater cólicas menstruais, pressão alta, dores musculares, má digestão, etc. O óleo da erva cidreira também pode ser utilizado, porém ele possui um custo bastante elevado já que para extrair uma quantidade significativa de óleo as vezes são necessárias sete toneladas da planta, sendo que com essa quantidade extrai-se apenas 1 litro de óleo.
Contudo, além das propriedades já citada a planta conta ainda com muitos nutrientes benéficos à saúde entre esses podemos encontrar a vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C, além de minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco e ferro.
Valor Nutricional da Erva-cidreira:
A Erva-cidreira é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja a lista de nutrientes que você estará ingerindo ao usar essa erva.
- Valor energético 1. 4 Kcal;
- Carboidratos 0, 4 g;
- Cálcio 1, 9 mg;
- Magnésio 0, 9 mg;
- Fósforo 0, 7 mg ;
- Potássio 9, 9 mg;
- Tiamina B1 123, 3 mg;
- Riboflavina B2 0, 2 mg.
Benefícios da Erva-cidreira:
Conheça os principais benefícios da Erva-cidreira para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
É Anti-Inflamatório:
Devido suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas a planta de Erva-cidreira é muito útil para problemas anti-inflamatório, erupções cutâneas e infecções.
Alivia Dor de Dente:
Além de possuir propriedade anti-inflamatória, que ajuda no caso se o dente estiver inflamado, a planta também possui propriedades sedativas, portanto a ingestão do chá de Erva-cidreira também pode aliviar a dor de dente.
Reduz o Estresse:
Esse beneficio está diretamente relacionado as propriedades calmantes e sedativas da planta, sendo assim a ingestão do chá da erva pode combater problemas como a insônia, nervosismo, ansiedades, ataques de nervos e mau humor.
Fortalece o Sistema Imunológico:
Uma das principais propriedades da Erva-cidreira é a antioxidante, pois através dela há o combate dos radicais livres e o fortalecimento do sistema imunológico contra invasores externos como bactérias, vírus, componentes tóxicos, etc.
Reduz o Colesterol LDL:
Há pesquisas que apontam que os antioxidantes não são somente responsáveis por combater os radicais livres no corpo, eles também agem no metabolismo das gorduras ajudando a diminuir os níveis de colesterol LDL, que é considerado o colesterol ruim para o organismo.
Previne Problemas Cardiovasculares:
Uma vez que a Erva-cidreira pode atuar no organismo reduzindo os níveis de colesterol LDL, ela também pode favorecer a saúde do coração. Já que o excesso de colesterol LDL no organismo pode levar a formação de placas de ateroma, e o conjunto de placas de ateroma pode levar a aterosclerose e outros problemas cardiovasculares.
Combate a Insônia:
Como citado no tópico três, as pessoas que sofrem de insônia podem se beneficiar com a ingestão do chá dessa erva, pois a mesma possui propriedades sedativas que contribuem para a melhora do sono.
Trata Reumatismo:
As propriedades anti-inflamatórias da erva ajudam ainda contra problemas reumáticos, segundo estudos basta aplicar a planta sobre o local diariamente para ficar livre das incômodas dores provocadas por esse problema.
Alivia Dores de Cabeça:
As substancias inflamatórias produzidas em nosso corpo são as principais responsáveis pelas dores de cabeça, por possuir antioxidantes a erva combate esse problema. Além disso, a dor de cabeça também pode ser causada pelo estresse excessivo, noites sem dormir, nervosismo, etc. Por conter propriedades sedativas a Erva-cidreira também pode solucionar a dor de cabeça desencadeada por esses fatores.
Reduz os Gases:
A erva cidreira contribui para o bom funcionamento do intestino e também possui propriedades relaxantes, esses fatores contribui para a redução de flatulências.
Alivia as Cólicas:
As propriedades antiespasmódica da planta proporciona relaxamento, inclusive dos tecidos, como consequência disso a erva também alivia as terríveis dores menstruais.
Diminui a Pressão Arterial:
Além de reduzir os níveis de LDL no organismo, fator que favorece a saúde do coração. A planta também possui potássio, um mineral vasodilatador que atua em nosso organismo melhorando o fluxo sanguíneo, equilibrado os efeitos do sódio no organismo e diminuindo a pressão do sangue sobre as artérias.
Benéfica Para Pele:
Antioxidantes como o licopeno, presente na erva cidreira, ajudam na saúde da pele, já que diminuem os efeitos dos radicais livres malefícios, responsáveis pelo envelhecimento celular , causando o aparecimento de rugas, linhas de expressão, etc. Veja também tudo sobre a canela.
Confira no vídeo outros Benefícios da Erva-cidreira para Saúde!
Como fazer o Chá de Erva-cidreira:
INGREDIENTES:
- 4 colheres de sopa de erva cidreira picada;
- 1 pau de canela;
- 1 cravo;
- 2 xícaras de água;
- Mel para adoçar;
MODO DE PREPARO:
- Ferva todos os ingredientes, abafe e espere esfriar.
- Adoce com mel a gosto.
- Sirva quente ou gelado.
Efeitos Colaterais e Contraindicações da Erva-cidreira:
A Erva-cidreira, assim como as outras ervas que citamos em nosso site, também possui seus efeitos colaterais e contraindicações. A erva não é indicada para quem sofre de pressão baixa, pois devido as suas propriedades pode reduzir a pressão ainda mais, além disso, ela também não é indicadas para indivíduos com hipotireoidismo, já que pode deixar o metabolismo dessa pessoa mais lento. Quanto aos seus efeitos colaterais, a planta pode levar a sonolência e a diminuição da frequência cardíaca.
Contudo, para mais informações em relação ao consumo do chá dessa erva, procure um profissional da área de fitoterapia, ele saberá lhe dizer se o consumo da erva é ou não beneficio para você.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los, além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Erva-cidreira: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios! E se você é uma daquelas pessoas que amam Erva-cidreira confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Erva-cidreira em Casa.