Figo – O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios
Figo – O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios! Hoje aqui no site horta em casa você irá ficar por dentro de algumas informações importantíssimas sobre essa fruta maravilhosa que é o Figo. Bom na verdade o Figo não é caracterizado com fruto e sim como uma flor investida, isso mesmo, as figueiras não possuem um crescimento semelhante a frutas como a maça, pêssego, entre outros, portanto ao comer a “fruta Figo” na verdade você está ingerindo um pseudofruto que se originou da flor investida que cresceu internamente.
Mas depois de relatar esse fato curioso sobre o Figo, aqui nós iremos trata-lo como fruta por ser a denominação mais conhecida.
Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre o Figo: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios.
Conteúdo:
O que é o Figo?
O Figo cujo nome cientifico é Ficus carica L é um fruto da família Moraceae originário da Região do Mediterrâneo. A figueira, árvore que produz os figos está presente em todos os continentes, com exceção da Antárctica. Além disso, os frutos são frescos possuem uma quantidade de água relativamente alta, não é atoa que ele é originário do mediterrâneo local onde se origina a maioria dos frutos frescos.
A árvore de figueira se desenvolve bem podendo chegar até 8 metros de altura, sendo que em terras brasileiras, para onde foi trazida no século XVI, essa planta frutífera se adaptou muito bem. Contudo, como relatado no inicio desse artigo, o Figo não é uma fruta, segunda a botânica o Figo é na verdade a polpa das infrutescências da figueira.
Mas deixando a classificação do Figo de lado, aqui no Brasil as variedades mais cultivadas de figos são os roxos e os figos brancos, sendo que os figos roxos estão representados pelas variedades Korfu”, “Albicone”, “Adriático”, “Gota de Mel” e “Negrito” e os brancos estão representados pelas variedades “Pingo de Mel”, “Verdona Longa”, “Brunswick” e “Nóbile”. Porém a produção que predomina mais em terras brasileiras são as variedades de Figo roxo e o estado de São Paulo é um dos seus maiores produtores.
Quanto ao consumo de figos eles podem ser consumidos in natura e industrializados, além disso, quando industrializados os frutos são geralmente vendidos desidratados, além disso, é um “fruto” que pode ser colhido em diferentes estados de maturação. Por fim, os figos possuem uma cloração que varia do amarelado até o roxo, é saboroso e carnudo e como dissemos podem ser vendidos secos ou frescos.
Valor Nutricional do Figo:
O Figo é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas da fruta.
- Valor energético: 41.5kcal;
- Carboidratos 10,3g;
- Proteínas 1,0g;
- Fibra alimentar 1,8g;
- Cálcio 27,4mg;
- Vitamina C 0,8mg;
- Fósforo 14,6mg;
- Manganês 0,1mg;
- Magnésio 11,3mg;
- Lipídios 0,2g;
- Ferro 0,2mg;
- Potássio 174,4mg;
- Cobre 0,1ug;
- Zinco 0,1mg;
- Tiamina B1 0,1mg.
Benefícios do Figo:
Os benefícios para a saúde do Figo são muitos, esse fruto, como você pode ver no seu valor nutricional, possui uma quantidade de nutrientes essenciais para a saúde, visto que é rico em vitaminas, minerais, antioxidantes, entre muitos outros. Então, confira a seguir os principais benefícios do Figo para saúde:
Controla o colesterol:
A folha do Figo, assim como o próprio fruto, é rica em fibras, ácidos graxos e antioxidantes todos esses componentes contribuem para a eliminação de gorduras ruins no organismo, como o colesterol LDL.
Melhora a Saúde da Pele:
O Figo possui vitaminas com alto poder antioxidantes como a vitamina C e as vitaminas do complexo B, essas vitaminas agem no organismo combatendo o efeito dos radicais livres na pele, por isso a ingestão de Figo retarda o envelhecimento.
Controla o diabetes:
O Figo tem em sua composição uma substancia denominada Ácido clorogênico, esse pode ajudar a controlar os níveis glicêmicos e sua absorção no trato digestivo, além disso, o fruto é rico em fibras e, isso, também favorece o controle da glicemia sanguínea.
Beneficia a Saúde do Coração:
O fico mantém o equilíbrio da pressão sanguínea por possuir um teor mais elevado de potássio do que de sódio, a desigualdade desses minerais contribuem para o equilíbrio eletrolítico do corpo, o que ajuda no controle da pressão arterial e previne futuras doenças cardiovasculares.
Promove a Saúde dos Olhos:
O Figo não é só uma fruta deliciosa a fruta também contém grandes quantidades de Vitamina A, vitamina C, vitamina E, antioxidantes e carotenoides todos esses nutrientes são fundamentais para prevenir cegueira precoce, catarata, glaucoma, entre outras enfermidades que possam afetar a saúde dos olhos.
Fortalece os Ossos:
Esse benéfico é consequência da presença de cálcio na fruta, esse mineral é essencial para a densidade óssea, além disso, o potássio, que também está presente no Figo, contribui para a absorção do cálcio.
Fonte de Potássio:
O potássio é um mineral essencial para o organismo humano, pois além de favorecer a saúde do coração também contribui para a absorção do cálcio, evita cãibras musculares, participa do controle eletrolítico do corpo, entre muitas outras funções.
Combate a Constipação:
Esse benefício é devido a presença de fibras dietéticas no fruto, as fibras ajudam na movimentação dos alimentos através os intestinos, além de contribuírem para a formação do bolo fecal e na eliminação desse pelo reto.
Beneficia o Fígado:
O fígado é um órgão responsável pela metabolização de todos os nutrientes que entram em nossa boca, por isso ele precisa de uma desintoxicação frequente, o Figo contribui para a saúde do fígado por ter propriedades hepatoprotetora.
Favorece o Emagrecimento:
Tendo quantidades significativas de fibras dietéticas, baixas calorias e por ser um fruto refrescante o Figo ajuda as pessoas que querem perder alguns quilinhos.
Melhora o Cabelo:
Não é só a pele que se beneficia das propriedades do Figo, os cabelos também, o Figo tem quantidade boas de vitamina C e E, que ajudam a combater problemas de perda de cabelo, além disso, tais vitaminas também favorecem o crescimento capilar.
Elimina a Acne:
As propriedades antioxidantes do Figo também favorece a pele externamente, reduzindo machas de acnes e espinhas, para isso basta fazer um esfoliante de Figo ou mesmo uma máscara facial caseira.
Combate a Anemia:
A carência de ferro no organismo pode causar anemia ferropriva, os figos, principalmente os secos, contém boas quantidades de ferro, além disso, o fruto também possui vitamina C, essencial para a absorção desse mineral.
Confira no vídeo outros Benefícios do Figo para Saúde!
Tipos de Figo:
Há algumas variedades de figos, os quatros tipos da planta e suas principais diferenças estão listados a seguir.
Caprifigo:
Apresenta estames fornecedores de pólen quando maduro e apresenta flor apropriada para oviposição e desenvolvimento da vespa polinizadora, sendo essas propriedades particulares desse tipo. Além disso, a grande maioria dos caprifigos não chega a amadurecer se não houver o estímulo provocado pela presença de larvas da vespa em seu interior.
Smyrna:
A fecundação das flores do Figo pelo pólen transportado pela vespa é indispensável. Se não houver estimulo a formação de sementes, as frutas da produção principal caem ao atingirem cerca de 2 cm de diâmetro. Esses figos tem sabor mais adocicado, são firmes e duráveis após a colheita que os do tipo comum.
Comum:
A figueira desse tipo possui flores exclusivamente femininas. Os figos tipo comum desenvolvem-se partenocarpicamente, ou seja, não necessitam polinização.
São Pedro:
Possui características intermediárias entre as do tipo smyrna e comum.
Efeitos Colaterais e Contraindicações do Figo:
Não há na literatura pesquisada contraindicações em relação ao consumo do figo, porém ressaltamos que seu consumo em excesso pode causar disfunção na glicemia de diabéticos, devido a quantidade de açúcares naturais na fruta, além de ganho de peso, pois embora o Figo favoreça a perda de peso se consumido em excesso, devido suas colorias, ele contribuirá para o ganho de peso.
Outra precaução a ter quanto ao seu consumo, é em relação a sua ingestão exagerada por pessoas que sofrem de acidez estomacal e artrite, essas pessoas devem consumir o Figo com moderação para evitar desconfortos futuros.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los, além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Figo: Para que Serve, Benefícios e Malefícios! E se você é uma daquelas pessoas que amam Figo confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Figo em Casa.