Frutas

Graviola: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios

Por Alan costa, em 28/12/2018 (atualizado em 19/02/2019)

Graviola: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios! Hoje aqui no site horta em casa você irá ficar por dentro de algumas informações importantíssimas sobre essa fruta maravilhosa que é a Graviola. A fruta não era muito conhecida, mas devido estudos que colocam a Graviola com uma das alternativas viáveis para o tratamento de câncer a fruta ganhou popularidade. No entanto, além de ser uma fruta que possui propriedades benéficas para a saúde a Graviola também é muito saborosa e entra na receita de muitas sobremesas.

Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre a Graviola: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios.

Graviola

Conteúdo:

O que é a Graviola?

Cultivada no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, a Graviola é uma fruta originária das Antilhas e América Central. Como dito anteriormente esse fruto não é um dos mais consumidos no Brasil e nem o mais popular, porém nos últimos anos ele vem ganhando destaque devido suas propriedades anticâncer, essa propriedade da Graviola ainda causa muitas controvérsias  no meio cientifico, mas ela já é usada por algumas pessoas com essa finalidade.

Portanto, além de ser cultivada em escala industrial para a produção de produtos como doces, sorvetes, picolés, sucos, entre outros a fruta também é utilização na medicina natural, já que a Graviola é considerada aliada importante no combate a mais de doze tipos de câncer – pulmão, seio, próstata, entre outros.

Quanto as suas características, o fruto possui coloração externa verde-pálida quando imaturo, ao atingir seu estado de maturação ele fica levemente mais claro, sua polpa possui uma coloração branca de consistência pastosa e sabor agridoce, além disso, na polpa da fruta estão presentes suas sementes de coloração preta e textura lisa. O fruto pode pesar de 750 gramas a 8 quilos, sendo um dos maiores frutos cultivados, além disso  a árvore de Graviola frutifica o ano todo.

A Graviola é um fruto com alto poder nutricional, sendo que além de ter uma quantidade significativa de açúcares naturais, ela também contém quantidades relevantes de vitaminas (C, B1, B2, etc.) .

Valor Nutricional da Graviola:

A Graviola é uma fruta fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja em média qual é a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas da fruta.

  • Valor energético 61.6kcal;
  • Carboidratos 15,8g;
  • Proteínas 0,9g;
  • Gorduras monoinsaturadas 0,1g;
  • Fibra alimentar 1,9g;
  • Cálcio 40,1mg;
  • Vitamina C 19,1mg;
  • Fósforo 19,2mg;
  • Manganês 0,1mg;
  • Magnésio 23,5mg;
  • Lipídios 0,2g;
  • Ferro 0,2mg;
  • Potássio 249,7mg;
  • Zinco 0,1mg;
  • Tiamina B1 0,2mg;
  • Riboflavina B2 0,1mg;
  • Sódio 4,2mg.

Benefícios da Graviola:

Conheça os principais benefícios da Graviola para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.

Benefícios da Graviola

Elimina a gripe:

A vitamina C, que também faz parte da composição do valor nutricional da Graviola, fortalece o sistema imunológico prevenindo a entrada de seres invasores no organismo, como o vírus da gripe e também previne contra resfriados e infecções por bactérias.

Promove a saúde dos ossos:

A Graviola possui minerais importantes para a formação e recuperação dos ossos, tais como cálcio e fósforo, os ossos fortalecidos previnem osteoporose e outras patologias que possam afetar o esqueleto.

Acelera a perda de peso:

A fruta fornece saciedade devido sua quantidade significativa de fibras, essas atuam promovendo a sensação de saciedade e reduzindo o apetite, além disso a Graviola contém poucas calorias.

Retarda o envelhecimento precoce:

Os antioxidantes presentes na Graviola atuam controlando a ação dos radicais livres em nosso corpo, esses componentes maléficos são os principais causadores do envelhecimento precoce, portanto ao intervir na ação danosa dos radicais livres nas células os antioxidantes também ajudam a retardar o envelhecimento precoce.

Controla a menopausa:

As mulheres que estão na menopausa tem tendência a desenvolver osteoporose porque perdem muita massa óssea, portanto o consumo de Graviola irá ser útil nesse caso já que ela possui minerais essenciais para a saúde dos ossos.

Benéfica para diabéticos:

A Graviola apesar de ter uma quantidade significativa de açúcares naturais também é benéfica para pessoas diabéticas, pois fornece as calorias necessárias sem provocar uma alteração na glicemia sanguínea.

Auxilia na digestão:

A Graviola regula a flora intestinal e ajuda bastante quem sofre de constipação, porque têm uma teor de fibras dietéticas significativo.

Melhora o sono:

Rica em vitaminas do complexo B a Graviola auxilia no relaxamento de pessoas com ansiedade ou estresse.

Combate o câncer:

Segundo alguns estudos a Graviola possui algumas propriedades que ajudam no tratamento e prevenção do câncer, especialmente câncer de mama, do cólon, da próstata e dos pulmões.

Possui propriedades antioxidante:

A fruta ajuda na eliminação de toxinas que causam doenças em nosso organismo como o Câncer, por exemplo, e é justamente por causa dessa propriedade que a Graviola é usada para fins medicinais.

Fornece energia:

A frutose da fruta fornece a energia necessária para os consumidores de Graviola, por isso a fruto também é benéfica a saúde de praticantes de atividade física e também para a saúde mental, já que o cérebro requer muita energia para fazer suas atividades.

Confira no vídeo outros Benefícios da Graviola para Saúde!

https://www.youtube.com/watch?v=jyIQSI_0buI

Conservação:

As graviolas verdes devem ser armazenadas em um local fresco e protegida da luz até que fiquem macias. Já as graviolas maduras, é melhor utilizá-las o mais rápido possível ou despolpe-as e congele.

Efeitos Colaterais da Graviola:

Como nem tudo são flores, o fruto apesar dos muitos benefícios citados possui algumas contraindicações.

Um estudo publicado pelo Memorial Sloan-Kettering Cancer Center relata que a Graviola contém um componente denominado alcaloides, eles são muitos conhecidos no meio cientifico por ocasionar disfunções e problemas degenerativos, portanto devido a isso o consumo de Graviola pode ocasionar Mal de Parkinson.

Além disso, o consumo do chá da folha da Graviola pode causar toxidade, sendo que algumas pesquisas sugerem que o chá pode também matar bactérias boas presentes no intestino, isso pode causar uma disfunção nos intestinos.

O chá da folha e também a própria fruta possuem propriedades abortivas, por isso o consumo da Graviola não é indicado para mulheres gravidas. Por fim a Graviola pode ainda baixar a pressão, portanto não é indicada para quem sofre desse problema, e o consumo excessivo da fruta pode causar náuseas e vômitos, por isso coma como moderação.

Benefícios da Graviola

O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los, além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Graviola: O que é. Para que Serve, Benefícios e Malefícios! E se você é uma daquelas pessoas que amam graviola confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Graviola em Casa.

 

Sair da versão mobile