Frutas

Kiwi: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios!

Por Alan costa, em 25/10/2018 (atualizado em 20/02/2019)

Kiwi: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios isso e muito mais você irá conhecer a partir de agora em nosso site Horta em Casa. Além do mais, o kiwi é uma fruta pequena e deliciosa, conhecida pela sua cor castanha e pela sua pelagem com pêlos no exterior e o seu interior verde brilhante.

Ela é nativa de um vale na China, embora tenha sido posteriormente levada para a Nova Zelândia, onde agora é produzida em grandes quantidades.

Kiwi

Foi chamado de ‘kiwi’ por causa de sua semelhança com o um pássaro. Além disso, o kiwi é uma fruta cujo sabor é uma combinação perfeita entre banana, morango e abacaxi.

Conteúdo:

O que é Kiwi:

O Kiwi é uma fruta da família Actinidiaceae. Seu nome é uma homenagem ao pássaro símbolo nacional da Nova Zelândia. Apesar de sua origem ser do sudeste da China, foi graças aos cidadãos da Nova Zelândia que o fruto ganhou destaque no mundo.

Na história da China, existem poucos registros da fruta, porém um neozelandeses (cidadãos da Nova Zelândia) levou a fruta para seu país e fez melhoramentos com cruzamentos com outras variedades até chegar na fruta que conhecemos hoje em dia. O mesmo foi introduzido no Brasil em 1970.

Tipos de Kiwi:

O Kiwi é uma fruta produzida em todo o mundo. Atualmente, existem dois tipos bastante difundidos, o Kiwi green e o Kiwi gold.

Kiwi gold: O kiwi gold, também conhecido como kiwi amarelo, tem uma forma mais ovalizada que o kiwi comum, polpa amarela em vez de verde e a tradicional casca castanha, coberta de pilosidades.

Kiwi green: O kiwi green, também conhecido como kiwi verde, produzido na região sul do Brasil, o Kiwi green é o clássico, de pele esverdeada e sabor cítrico, levemente azedo. Pode ser conservado na geladeira por até 15 dias.

Valor Nutricional do Kiwi:

O Kiwi é uma fruta altamente nutritiva que tem baixa quantidade de colesterol, gordura saturada e sódio. Também é uma excelente fonte de fibra dietética e vitaminas como a vitamina C, vitamina E e vitamina K.

Cerca de 100 gramas de Kiwi é suficiente para atender às necessidades diárias de Vitamina C e metade da necessidade diária de Vitamina K. Ele também contém níveis elevados de sais minerais como Cobre, Potássio, Cálcio, Magnésio e Fósforo, que são essenciais para a manutenção de um corpo saudável.

Esse fruto também é uma rica fonte de ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes flavonoides como betacaroteno, xanthin e luteína.

Para que Serve:

Se você quiser saber para que serve esta saborosa e pequena fruta, esta no lugar correto. A seguir vamos te contar para que serve o Kiwi.

Benefícios do Kiwi

Benefícios do Kiwi:

Os benefícios do Kiwi estão relacionados às suas propriedades nutricionais que esta fruta possui. Assim, dentre os principais benefícios, inclui-se:

Combater a prisão de ventre:

Rico em fibras ajuda a regular o intestino e a eliminar as fezes.

Ajudar a combater as inflamações:

Porque as sementes do Kiwi têm ômega 3 que ajudam a reduzir as inflamações.

Combater as doenças cardiovasculares:

Tem vitamina C e ômega 3 que facilitam a circulação sanguínea.

Melhorar a firmeza da pele:

Porque a vitamina C ajuda na formação do colágeno mantendo a pele firme e bonita.

Desintoxicar o corpo:

Facilita a circulação sanguínea e a expulsão das toxinas.

Além deste benefícios o Kiwi também ajuda a prevenir doenças como o câncer porque é rico em antioxidantes.

Formas de Consumir o Kiwi:

O Kiwi é uma fruta muito nutritiva que pode ser utilizada de variadas formas, tais como:

  • Comer com casca: Como se fosse uma maçã, a casca do Kiwi é cheia de vitamina C, que aumenta a imunidade e diminui o estresse, também beneficiando a pele e contribuindo para a queima de gordura.
  • Cortar no meio da fruta e comer de colher: Facilmente separada da casca, tornando prática a forma de comer.
  • Descasque a fruta e corte em rodelas: Se você prefere ingerir frutas sem a casa, uma ótima alternativa é acrescentar linhaça, chia ou algum outro cereal de sua preferência.
  • Fazer suco ou smoothie: A forma líquida também é uma ótima opção. Daí, é só usar a criatividade e acrescentar frutas e/ou folhas (espinafre, couve, hortelã…) que te agradem, tornando essa bebida mais completa e nutritiva.
  • Fazer geleia: Popular na Nova Zelândia, a geleia de Kiwi enaltece o seu sabor e torna o consumo mais sofisticado. Você precisará de alguns Kiwis, pote de conserva e um suco de limão, abacaxi ou maçã, varia de acordo com o seu gosto. Você pode criar a sua receita e experimentar outros sabores.

Receita de Kiwi:

​O fruto pode ser utilizado em diversas receitas, além disso, é muito utilizado para fazer sucos porque é uma fruta cítrica que combina muito bem com várias frutas.

Suco de Kiwi com Hortelã:

Suco de Kiwi com Hortelã

Ingredientes:

  • 1 manga.
  • 4 Kiwis.
  • 250 ml de suco de abacaxi.
  • 4 folhas de hortelã fresca,

Modo de Preparo:

  • Descascar e partir a manga e os Kiwis.
  • Adicionar o suco de abacaxi e as folhas de hortelã e bater tudo no liquidificador.
  • Esta quantidade dá para 2 copos de suco, pode beber-se um copo no café da manhã e guardar o outro copo na geladeira para beber na hora do lanche, por exemplo.

Palitinhos de Kiwi com Chocolate:

Palitinhos de Kiwi com Chocolate

Esta é uma boa receita para uma sobremesa, ou mesmo pra servir nos aniversários de crianças, desde que o chocolate utilizado seja meio amargo. Para preparar esta receita vai precisar de:

INGREDIENTES:

  • 5 Kiwis;
  • 1 barra de chocolate diet com 80% de cacau.

MODO DE PREPARO:

  • Descasque e fatie os Kiwis. Depois, derreta a barra de chocolate em banho maria e mergulhe cada fatia de Kiwi no chocolate, utilizando um espetinho de churrasco, por exemplo.
  • Por fim, leve à geladeira para esfriar e sirva gelado.

Uma outra forma de preparar esta receita é colocar várias fatias num espetinho, regando em seguida com um pouquinho de chocolate diet meio amargo, como mostra a imagem.

Malefícios do Kiwi:

Há relatos de alergia ao Kiwi. As sementinhas pretas podem ser alergênicas para algumas pessoas. Caso elas sejam retiradas, não há problemas em consumir a fruta. Além disso, portadores de diverticulite (devido a presença de pequenas sementes) não devem consumi-lo.

Sair da versão mobile