Laranja – O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios
Laranja – O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios que iremos conhecer a partir de agora em nosso site Horta em Casa. Alem disso, é difícil encontrar alguém que não goste de chupar Laranja ou ao menos de tomar o suco. Bem refrescante, a fruta cítrica faz parte da cultura alimentar brasileira desde que os portugueses chegaram por aqui.
Famosa pela vitamina C, o alimento pode ir do doce ao levemente ácido e agrega benefícios importantes para a saúde.
Conteúdo:
História da Laranja:
As laranjas foram cultivadas pela primeira vez no sudeste da Ásia, no nordeste da Índia e no sul da China e foram cultivadas pela primeira vez na China por volta de 2500 aC.
No primeiro século d.C, os romanos trouxeram laranjeiras jovens todo o caminho da Índia para Roma. O norte da África começou a cultivar laranjas no século I d.C.
Cristóvão Colombo trouxe sementes de Laranja em 1493 através do Oceano Atlântico para as Ilhas Canárias da Espanha para o Haiti, onde plantou pomares de Laranja.
Em 1518, as laranjas foram introduzidas no Panamá e no México, e pouco depois o Brasil começou a plantar laranjeiras.
As primeiras laranjeiras da América foram plantadas na Flórida em 1513 pelo explorador espanhol Juan Ponce de Leon. Nós do Horta em Casa, trouxemos para você tudo sobre a Laranja, confira.
Valores Nutricionais da Laranja:
A Laranja possui por volta de 62 calorias a cada 130 gramas. Seu índice glicêmico é considerado médio, ainda que ela possua 16 gramas de carboidratos (que nas frutas são açúcares).
Ela ainda contém 3 gramas de fibras alimentares, o que equivale a 13% do que precisamos por dia desses nutrientes.
A propriedade mais famosa da fruta é, sem dúvidas, a vitamina C. A Laranja oferece mais do que se necessita diariamente dessa vitamina (45mg). Cada fruta possui em média 70mg.
Para que Serve a Laranja:
O uso mais comum da Laranja é na forma de suco natural da fruta, excelente bebida para o café-da-manhã ou acompanhando outras refeições. Seu consumo in natura também é muito apreciado, bastante lavar e descascar para tomar diretamente o sumo ou retirar a casca com a parte branca, deixando apenas os pequenos gomos.
Da Laranja ainda podem ser feitos doces, bolos, compotas, geleias, molhos e uma infinidade de receitas doces e salgadas. É uma fruta muito versátil.
Existem diversas variações de Laranja, mas as mais comuns no Brasil são Pera, Bahia e Lima.
Laranja da Terra:
É bem amarga e pequena, sendo indicada para geleias e até fins medicinais.
Laranja Seleta:
É semelhante à laranja-Bahia, sendo amarelada, de polpa bem saborosa e pouco ácida.
Laranja Vermelha:
A famosa laranja-de-sangue apresenta interior avermelhado e é menor do que os demais tipos.
Laranja Pera:
Tem sabor mais adocicado, tamanho menor quando comparada às outras e é mais indicada para fazer suco ou ser consumida in natura.
Laranja Bahia ou Laranja de Umbigo:
É bem fácil de ser descascada e é geralmente usada em saladas, principalmente porque não possui sementes.
Tem casca amarelada e possui uma ponte mais acentuada, de onde vem o nome “umbigo”.
Laranja Lima:
É menos ácida e tem sabor adocicado e suave, sendo indicada para quem tem problemas digestivos e também para as crianças.
Benefícios da Laranja:
Entre as principais vantagens de se consumir laranja, podemos citar as seguintes:
Protegem Contra o Câncer:
As laranjas são ricas em limonóides cítricos, que comprovadamente ajudam a combater uma série de variedades de câncer, incluindo o da pele, pulmão, mama, estômago e cólon.
Doenças Renais:
Beber suco de Laranja regularmente previne doenças renais e reduz o risco de pedras nos rins.
Combatem o Câncer de Fígado:
De acordo com dois estudos no Japão, comer Laranja reduz o câncer de fígado. Isto pode ser devido em parte aos compostos de vitamina A conhecidos como carotenoides.
Colesterol:
Uma vez que estão cheias de fibra solúvel, as laranjas são úteis na redução do colesterol.
Saúde do Coração:
As laranjas estão cheias de potássio, um mineral eletrolítico responsável por ajudar o coração a funcionar bem. Quando os níveis de potássio ficam muito baixos, você pode desenvolver um ritmo cardíaco anormal, conhecido como arritmia.
Infecções Virais:
Estudos mostram que a abundância de polifenóis em laranjas protegem contra infecções virais.
Constipação:
As laranjas são cheias de fibra alimentar, que estimula os sucos digestivos e alivia a constipação.
Saúde dos Olhos e Protegem a Visão:
As laranjas são ricas em compostos carotenoides, que são convertidos em vitamina A e ajudam a prevenir a degeneração macular.
Laranja Engorda?
O fato de a Laranja não possuir muitas calorias e de ser rica em fibras a torna um bom ingrediente a ser acrescentado na dieta. Contudo, como qualquer outro alimento, é necessário ter moderação em seu consumo.
Por outro lado, o suco de Laranja não tem as tão preciosas fibras. Com isso, a digestão é bem mais rápida e o nível elevado de frutose pode aumentar o nível glicêmico do corpo, gerando aumento de peso. Assim, quem está de regime deve tomar a bebida de forma ponderada.
Como Consumir a Laranja?
“O ideal é consumir a fruta inteira e não somente o suco, porque a maior parte das fibras da Laranja é encontrada em seu bagaço”.
A casca também é saudável pois é rica em flavonoides, que são compostos com função antioxidante e anti-inflamatória. Para aproveitá-la pode-se, por exemplo, preparar um chá de Laranja ou raspar um pouco em doces e salgados, como carnes, bolos e purês.
Malefícios da Laranja:
O ideal é consumir diariamente uma fruta rica em vitamina C, como a Laranja. Nutricionistas ressaltam que passando disso existem diversos cuidados e contraindicações em relação ao consumo.
A ingestão excessiva de Laranja pode aumentar drasticamente a glicose (açúcar no sangue), os triglicérides (tipo de gordura no sangue), o potássio e engordar. Se a pessoa tiver o potássio já elevado no sangue ou doença renal crônica, ela deverá ter o consumo avaliado pelo nutricionista ou médico que a acompanha.
Além disso, se o intestino estiver solto, recomenda-se não ingerir o bagaço.
Outra contraindicação refere-se a quem sofre com refluxo gastroesofágico: pacientes com a condição devem evitar consumir Laranja à noite ou antes de deitar, assim como as frutas cítricas em geral.