Lavanda: 10 Benefícios, Informação Nutricional e Malefícios
A lavanda é uma planta medicinal caracterizada por suas propriedades calmantes. Seu óleo essencial é muito benéfico para a saúde.
Além disso, esta planta é da família das Lamiaceae, que contém cerca de trinta espécies conhecidas, Seu aroma inconfundível e belas flores roxas fazem desta planta ornamental é usada desde a antiguidade para fins medicinais.
É um grande aliado para combater a dor de cabeça e insônia, possui propriedades laxantes naturais para acalmar a ansiedade, ajuda a tratar problemas respiratórios e muito mais.
Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre a Lavanda: 10 Benefícios, Informação Nutricional e Malefícios
Conteúdo:
O que é a lavanda?
O nome desta planta, nativa do norte da África e das regiões do Mediterrâneo, vem do latim “lavare”, que significa lavar.
Durante o curso de nossa história, a lavanda tem desempenhado um papel essencial na vida cotidiana de várias civilizações, incluindo a civilização egípcia, que usou o óleo desta planta no processo de mumificação.
Em períodos históricos posteriores, os persas, gregos e romanos começaram a incorporar em seus banhos diários, pois acreditavam que essa planta contribuía para a purificação do corpo e da mente.
Benefícios da lavanda:
1. É cicatrizante:
A lavanda possui propriedades que ajuda na cicatrização de feridas, as suas propriedades terapêuticas são essenciais para fins clínicos.
2. Tem múltiplas propriedades:
Os componentes principais do óleo essencial desta erva são os álcoois de terpeno (linalol, geraniol e borneol) e seus ésteres.
Além disso, entre muitas outras substâncias responsáveis pelas suas propriedades sedativas, hipotensoras, anti-infecciosas e anti-bacterianas do sistema nervoso central.
3. Alivia a dor de cabeça:
Tem um poderoso efeito analgésico que ajuda a aliviar a dor de cabeça. O cheiro de lavanda é tranquilizante e reduz a inflamação relacionada à enxaqueca. Suas flores contêm um composto que produz uma sedação suave e estimula o relaxamento.
4. Contra a insônia:
O óleo de lavanda pode ser um remédio eficaz para combater a insônia. Além disso, você pode polvilhar algumas gotas do óleo desta erva em um lenço e colocá-lo debaixo do travesseiro.
5. Trata problemas estomacais:
A Lavanda também é usada para uma variedade de distúrbios digestivos, como inchaço abdominal, perda de apetite, vômitos, náuseas, gases intestinais (flatulência) e dores de estômago.
No entanto, seu óleo ajuda a mobilidade do intestino e estimula a produção de bile, o que previne a indigestão e diarreia.
6. Contra resfriado:
O óleo desta erva é um bom remédio para tratar problemas respiratórios, pois atua como um expectorante e ajuda contra o congestionamento.
7. Acalma a coceira:
É útil para repelir naturalmente os mosquitos e outros insetos irritantes. Se você já foi mordido, a lavanda também é útil para aliviar a irritação.
O óleo desta planta é um anti-inflamatório natural que reduz a coceira, a inflamação e a vermelhidão.
8. Contra dores:
Além disso, esta erva possui propriedades anti-inflamatórios, que é capaz de reduzir as dores musculares.
9. Propriedades antissemitas:
Esta planta elimina as bactérias e protege contra o impacto de agentes externos nocivos, sendo ideal para usar como remédio contra infecções.
10. Saúde da Pele:
Além disso, esta erva possui propriedades que ajudam a eliminar a rugosidade e a textura áspera da pele, permitindo-lhe parecer o mais jovem possível, contribuindo para a regeneração ativa dos tecidos, ativando o metabolismo.
Além disso, permite a hidratação constante da pele, pois é um potente cosmético hidratante. Além disso, esta erva também limpa e cura a pele sem entupir os poros, provocando uma limpeza profunda e eficaz.
Veja neste vídeo mais benefícios da lavanda:
Efeitos colaterais e contraindicações da lavanda:
Em alguns casos, o chá desta planta pode causar dermatite quando é aplicado na pele.
Embora seja uma erva inofensiva, antes do consumo é preferível consultar um profissional de saúde e muito mais se os sintomas das doenças persistirem.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Lavanda: 10 Benefícios, Informação Nutricional e Malefícios!
E se você é uma daquelas pessoas que amam Lavanda confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Lavanda em Casa.