Lichia: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios
Lichia: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios!! Hoje aqui no site horta em casa você irá ficar por dentro de algumas informações importantíssimas sobre essa fruta maravilhosa que é a Lichia. A fruta não é muito conhecida pelos brasileiros, mas bem que poderia ser, pois essa pequena frutinha tem uma ampla variedade de nutrientes e poderia muito bem fazer parte de uma dieta balanceada e diversificada, já que além de possuir uma sabor magnifico também possui poucas calorias.
Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre a Lichia: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios.
Conteúdo:
O que é a Lichia?
A Lichia cujo nome cientifico é Litchi chinensis Sonn, é uma fruta originária da China e pertence à família Sapindaceae, apesar de ter sua origem na China a fruta se propagou para todos os continentes como: índia Tailândia, Taiwan, África do sul, Madagascar, Israel, estados unidos (Havaí e Flórida) e Vietnã. Aqui no Brasil ela chegou por volta de 1810, sendo que foi cultivada em principio no estado do Rio de Janeiro. Porém, no Brasil, muitas pessoas ainda não a conhecem.
A árvore que dar origem ao fruto pode alcançar até 10 metros de altura, ela floresce na primavera para fornecer frutos no verão. Seus frutos podem possuir características diversificadas, sendo que isso irá depender do tipo de Lichia que está sendo cultivada, mas no geral o fruto de Lichia possui casca, coriácea, áspera, quebradiça, avermelhada, podendo passar a coloração castanho-escuro quando está maduro. A polpa da fruta é deliciosa de sabor adocicado e aroma delicado, de cor translúcida, além disso, segundo vários saboreados da fruta o sabor da Lichia lembra ao da uva moscatel.
A Lichia também é conhecida no mundo todo como a rainha das frutas, denominação mais que merecida por essa fruta milenar, devido ao número de beneficios que ela traz à saúde através de seus muitos nutrientes, entre os principais estão a vitamina C, o ferro, cálcio, fibras e potássio.
Valor Nutricional da Lichia:
A Lichia é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas da fruta.
- Valor energético 66 cal;
- Água 81,76 gramas;
- Proteína 0,83 gramas;
- Lipídio total (gordura) 0,44 gramas;
- Carboidrato 16,53 gramas;
- Fibra dietética total 1,3 gramas;
- Açúcares totais 15,23 gramas;
- Cálcio 5 mg;
- Ferro 0,31 mg;
- Magnésio 10 mg;
- Fósforo 31 mg;
- Cobre 26,7% do IDR;
- Potássio 171 mg;
- Sódio 1 mg;
- Zinco 0,07 mg;
- Vitamina C 71,5 mg;
- Tiamina 0,01 mg;
- Riboflavina 0,07 mg;
- Niacina 0,6 mg;
- Vitamina B-6 0,1 mg;
- Folato 14 µg;
- Vitamina E 0,07 mg;
- Vitamina K 0,4 µg;
- Ácidos graxos saturados totais 0,1 grama;
- Ácidos graxos, monoinsaturados totais 0,12 gramas;
- Ácidos gordos polinsaturados totais 0,13 gramas.
Benefícios da Lichia:
Você já observou no valor nutricional da Lichia o porquê da fruta ser conhecida como rainha das frutas, agora você irá ficar mais impressionado com os poderes dessa frutinha para a promoção da saúde em geral. Então confira a seguir os principais benefícios da Lichia para a saúde e depois de conhecê-los tenho certeza que você irá querer incluir essa fruta em sua dieta diária.
Combate Vermes Intestinais:
A Lichia possui uma quantidade considerável de vitaminas C, esse poderoso antioxidantes também contribui para a eliminação de bactérias que podem fazer mal ao seu organismo. Além disso, a Lichia possui componentes que combatem os vermes intestinais.
Melhora a digestão:
A Lichia além de ter fibras também tem uma boa quantidade de água, ambas favorecem a eliminação de restos metabólicos do organismo, já que contribuem para a formação e eliminação do bolo fecal.
Combate Catarata:
A fruta Lichia contêm fitoquímicos que exibem propriedades antioxidantes e antineoplasmatic, isso contribui para o combate a catarata, uma doença caracterizada pela deficiência visual em consequência da lente dos olhos.
Trata Queimaduras Solares:
As queimaduras solares além causar desconfortos por serem doloridas, também podem levar ao câncer de pele, no entanto, você pode se livrar dos desconfortos causados pela queimaduras consumindo Lichia, pois a fruta tem nutrientes como a vitamina A e E que ajudam a manter a pele suave e sem inflamação.
Combate a Gripe:
A fruta Lichia possui composto com propriedades antivirais como o oligonol, esse impede que o vírus, grande causador de gripes, se multiplique.
Promove a Saúde do Coração:
O oligonol presente na Lichia também promove a produção de óxido nítrico, ele atua expandindo os vasos sanguíneos para permitir que o sague flua livremente, além disso, a fruta também tem boas quantidades de potássio que, além de favorecer o fluxo do sague, também ajuda nos ritmos do coração.
Possui Ação anticancerígenas:
Os antioxidantes potentes presentes na Lichia, possui efeitos anticancerígenos.
É Antioxidante:
Os antioxidantes como a Vitamina C, também agem na neutralização dos radicais livres causadores de danos nas células e do consequente envelhecimento precoce, isso favorece o atraso do surgimento de marcas de expressão como rugas e linhas de expressão.
Controla a Pressão Arterial:
O teor elevado de potássio na Lichia e o baixo teor de sódio ( que é o grande responsável pelo aumento do nível da pressão arterial) diminuem a pressão do sangue sobre os vasos sanguíneos, além disso, nutrientes como a vitamina C e o ferro também favorecem esse processo.
Beneficia a Pele:
Além de suas propriedades antioxidantes a vitamina C também melhora a elasticidade da pele, por ser um vitamina que participa da produção de colágeno para o corpo. Veja também: tudo sobre o Figo.
Confira no vídeo outros Benefícios da Lichia para Saúde!
Tipos de Lichia:
Há na natureza muitas variedades de Lichia, porém no Brasil as mais plantadas são: Bengal e Brewster. Então confira a lista que trouxemos com os principais tipos de Lichia.
AMERICANA:
Esse tipo de Lichia tem maturação precoce e produz frutos médios e cordiformes de coloração vermelho-escuro e individuais .
BENGAL:
É o tipo mais plantado e cultivado no Brasil, tem maturação precoce seu frutos são grandes e cordiformes de coloração vermelho-brilhante, além disso, esse tipo de Lichia tem cachos com 8 a 30 frutos com sementes grandes.
KWAI MAI PINK:
Tem a menor alternância quando comparado com as outras variedades, possui um processo de maturação intermediário, os cachos podem chegar a produzir de 8 a 20 metros, além disso, seus frutos tem tamanho médio e arredondados de coloração vermelho-alaranjado.
BREWSTER:
Essa variedade é a segunda mais produzida no Brasil e também possui maturação precoce, quanto ao seus frutos esses são de tamanho médio a grande, elípticos e de coloração vermelho-brilhante.
EMPEROR:
A planta dessa variedade de Lichia possui um porte menor quando comparadas as outras variedades, seu processo de maturação também é intermediário seus frutos são considerados os mais grandes e mais resistentes quando manuseados e transportados, além disso, seus cachos podem chegar a ter de 3 a 8 frutos.
GROFF:
Essa é uma variedade com o processo de maturação tardio, mas seus cachos podem chegar a produzir de 20 a 40 frutos de tamanho pequenos e arredondados de coloração vermelho-escuro.
HAK IP:
Essa é a variedade mais consumida na China, os frutos dessa variedade possuem tamanho médio de coloração vermelho-escuro e com uma leve tonalidade marrom. Além disso, seus cachos podem chegar a produzir de 15 a 25 frutos.
KAIMANA:
Essa espécie é originária de Hak Ip e sua polpa é considerada a de melhor qualidade, esse tipo de Lichia possui uma processo de maturação precoce e seus frutos são grandes, arredondados de coloração vermelho-brilhante, e seus cachos podem produzir em média de 15 a 25 frutos.
MAURITIUS:
Essa variedade de Lichia é a mais precoce e também é conhecida como comores, seus frutos são de tamanho médio a grande, têm forma ovoides a cordiformes e de coloração vermelho-brilhante com leve tonalidade marrom.
Efeitos Colaterais e Contraindicações da Lichia:
Não foi encontrado contraindicações relacionadas ao consumo de Lichia, porém é sempre bom ficar atento as reações alérgicas, caso você já tenha um diagnóstico prévio, além disso, a Lichia devido ao seu teor de potássio deve ser mais restrita para pacientes com doença renal crônica.
Outro ponto a levar em consideração é caso você seja diabético, devido a presença de açúcares naturais na fruta seu excesso pode elevar a glicemia.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los, além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Lichia: Para que Serve, Benefícios e Malefícios!