Louro – O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios! Hoje aqui no site horta em casa você irá ficar por dentro de algumas informações importantíssimas sobre essa erva maravilhosa que é o Louro. A folha da planta é bastante usada em preparações culinárias devido o aroma e sabor que agrega na refeição. Contudo, essa planta tem muitas propriedades terapêuticas e princípios ativos que contribuem de forma significativa para a nossa saúde.
Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre o Louro – O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios.
Conteúdo:
O que é o Louro?
O Louro cujo nome cientifico é Laurus nobilis é um vegetal pertencente a família botânica Lauraceae, oirifinario da Europa e Ásia Menor, o louro também atende por outros nomes são eles: Loureiro, loureiro-de-presunto, loureiro de apolo, loureiro-dos-poetas, loureiro-de-apoio, sempre-verde, etc.
Esse vegetal é amplamente utilizado como tempero no meio culinário, principalmente em feijoadas, contudo a folha de louro não serve apenas para dar sabor as refeições ela possui muitas propriedades e princípios ativos benéficos a nossa saúde. Sendo assim, estre as principais propriedades terapêuticas do louro estão a propriedade aperitiva, eupéptica, carminativa, diurética, balsâmica, emenagoga, antirreumática, anti-inflamatório, sudorífica, estimulante e antisséptica.
Logo devido essas propriedades a folha de louro pode atuar contra muitos problemas que afetam a nossa saúde tais como excessos de flatos, dores abdominais, má digestão, reumatismo, artrite, retenção de líquidos, anúria, fraqueza muscular, problemas estomacais, entre outros.
Contudo, além das propriedades terapêuticas a folha de louro também tem princípios ativos que podem ajudar também contra as enfermidades citadas, entre os muitos princípios ativos que fazem parte da composição da folha de louro estão os taninos, óleos essenciais, eugenol, peneno, ácidos orgânicos (acético, isoleutérico, valeriânico), esterificados, terpinenos, etc.
Portanto muitos dos benefícios para a saúde da folha de louro podem ser atribuídos a seus nutrientes. Estas folhas são ricas em vitaminas e minerais como o cobre, potássio, cálcio, magnésio, zinco, ferro, selênio e manganês, bem como fitoquímicos e óleos essenciais.
O Chá da folha da planta contém propriedades: antirreumática, diurética, digestiva, anti-inflamatória, expectorante e estimulante. Ele ainda possui cálcio, potássio, carboidratos, fósforo, ácido fólico, vitamina b6, vitamina C, entre outros. Nesse sentido o chá da folha serve para tratar problemas digestivos, inflamações no fígado, cólicas menstruais, infecções nos ouvidos, infecções na pele, dor de cabeça, etc.
Valor Nutricional do Louro:
O Louro é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja a lista de nutrientes que você estará ingerindo ao usar essa erva.
- Energia 353,00 Kcal;
- Proteína 7.61 g;
- Carboidratos 48,67 g;
- Fibra 26.30 g;
- Total de gordura 8.36 g;
- AGS 2.28 g ;
- AGM 1.64 g;
- AGP 2.29 g;
- Água 9,10 g;
- Cálcio 834,00 mg;
- Ferro 43,00 mg ;
- Magnésio 120,00 mg;
- Zinco 3.70 mg ;
- Selênio µ [g] 2,80;
- Sódio 23,00 mg;
- Potássio 529,00 mg;
- Vit. B1 0.01 mg;
- Vit. B2 0.42 mg;
- Vit. B3. 2,00 mg ;
- Vit. B6 1,74 mg;
- Ácido fólico µ [g] 180,00;
- Vit. C 46,50 mg;
- Vit. A 309,00 µ.
Benefícios do Louro:
Conheça os principais benefícios do Louro para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
Ele desintoxica e purifica o fígado:
Sem dúvidas o vegetal é um bom remédio natural para limpar e desintoxicar este importante órgão do corpo. Consumir infusões de louro não só melhora a saúde do fígado, mas também possui propriedades hepatoprotetoras, que protege o fígado contra doenças futuras.
Alivia e desinflama a dor nas articulações:
Por causa de suas propriedades anti-reumáticas o louro ajuda a reduzir a inflamação e dores nas articulações. Para esse beneficio basta aplicar 3 gotas de óleo essencial de louro e realizar uma massagem sobre a área afetada. Repita o processo 3 vezes por dia.
Melhora a circulação:
Ele contém ácido láurico, linoleico e oleico, estes compostos são de grande ajuda para regular a circulação de sangue e tratar a arteriosclerose. Para esse efeito basta consumir 3 xícaras de infusão todos os dias.
Regula a menstruação:
As infusões da planta são também muito benéficas para as mulheres que sofrem de menstruação excessiva ou pobre, sendo que tomar 3 infusões das folhas de louro por dia vai ajudar a regular a menstruação.
Trata gripes e resfriados:
Outro benefício é o seu efeito expectorante. Ideal para aliviar os sintomas de constipações, gripe, bronquite, tosse e outras doenças respiratórias. Neste caso, você deve tomar 3 infusões de folhas de louro, uma da manhã, outro à tarde e a última antes de dormir.
Acalma e relaxa o corpo:
Tem sido demonstrado que folhas de louro tem um efeito calmante sobre o corpo, isto é porque os compostos cineol, elemicin e pineno, causam um ligeiro efeito psicodélico, além disso, também podem reduzir os sintomas da artrite. Para esse efeito basta queimar algumas folhas no quarto onde você está.
Reduz o congestionamento:
As folhas da planta são eficazes na luta contra os sintomas do resfriado comum, bem como para combater a congestão nasal.
Trata condições respiratórias:
Folha de louro é útil no tratamento de muitas doenças respiratórias. Devido a sua propriedade antibacteriana natural, você pode liberar o catarro e eliminar bactérias perigosas que estão presas no trato respiratório.
Previne o aparecimento de rugas:
Como a folha de louro possui propriedades antioxidantes e combate o estresse, a planta pode beneficiar a saúde da pele ao retardar o envelhecimento precoce, rugas e linhas de expressão, causado pelo excesso de toxinas no organismo e pelos danos causados pelos radicais livres. Além disso, a inalação de vapores com base na folha de louro também ajudam a manter a pele flexível. O óleo da folha dessa planta, quando aplicado topicamente, pode curar picadas de insetos e pequenos cortes e hematomas. Ele também é usado para tratar picada de cobra.
Induz o sono:
Aqueles que sofrem de distúrbios do sono podem tentar usar a folha de louro para ajudar com este problema. Pois pesquisas sugerem que consumir algumas gotas de extrato dessa folha com água antes de dormir induz o sono corretamente.
Limpa o couro cabeludo:
A infusão de folha de louro é muito útil para manter o couro cabeludo livre de caspa, se usado como uma lavagem de cabelo após o uso do shampoo. Óleos extraídos de folha de louro também são considerados um tônico para fazer os cabelos crescerem.
Confira no vídeo outros Benefícios do Louro para Saúde!
Como fazer o Chá de Louro:
Ingredientes:
- 1 xícara (de chá) de água;
- 4 folhas secas de louro.
Modo de Preparo:
- Coloque a água e as folhas de louro em uma panela e leve ao fogo. Assim que levantar fervura, desligue, tampe e mantenha abafado por 15 minutos.
- Depois coe e estará pronto para o consumo.
Como Tomar o Chá:
- Tomar 1 xícara (de chá) da infusão após as refeições principais.
- Só tome o chá quando estiver sentindo os sintomas de estômago inchado.
Efeitos Colaterais e Contraindicações de Louro:
Como não cansamos de dizer, toda erva ou alimento, por mais benéfico que seja, se for consumido em excesso pode causar efeitos indesejados. O consumo do louro em excesso pode causar sonolência.
Quanto á sua contraindicação, o consumo da planta não é indicado para mulheres gravidas ou que estejam amamentando. Ademais, se surgir alguma duvida, procure um profissional formado em fitoterapia ou com pós-graduação nessa área ele saberá lhe informar se o consumo de louro é benéfico para seu estado de saúde.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los, além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Louro – O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios! E se você é uma daquelas pessoas que amam Louro confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Louro em Casa.