Manjericão: 11 Benefícios, Informação Nutricional, Receitas e Malefícios
O manjericão é uma planta aromática rica em propriedades terapêuticas, entre as principais propriedades presentes nessa erva estão a aromática, hidratante, relaxante, sudorífera, digestiva, dispepsia nervosa, estimulante, estomacal.
Além disso, esta erva possui propriedades aromáticas, terapêuticas e nutrientes essenciais para a saúde em geral.
Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre o Manjericão: 11 benefícios, informação nutricional, receitas e malefícios.
Conteúdo:
O que é o manjericão?
O manjericão cujo nome cientifico é Ocimum basilicum é uma hortaliça pertencente a família botânica Lamiaceae, o mesmo é nativo do Oriente médio, mais precisamente da Ásia tropical.
Além disso, ele também é conhecido como Basílico, Manjerico, Alfavaca, manjericão-de-folha-larga, manjericão-de-flor-branca, alfavaca-cheirosa e basilicão.
Essa erva é bastante aromática e é utilizada tanto na medicina natural como na culinária. E também combate de algumas condições de saúde como dores de garganta, gases, gripe, problemas de pele, mau hálito, picadas de insetos, aftas entre outros.
Valor nutricional:
O manjericão é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja a lista de nutrientes que você estará ingerindo ao usar essa erva.
- Umidade (%) 93,0;
- Energia (kcal) 21;
- Proteína (g) 2,0;
- Lipídeos (g) 0,4;
- Carboidrato (g) 3,6;
- Fibra (g) 3,3;
- Cálcio (mg) 211;
- Sódio (mg) 4,0;
- Magnésio (mg) 58,0;
- Manganês (mg) 0,17;
- Fósforo (mg) 40;
- Ferro (mg) 1;
- Potássio (mg) 252;
- Cobre (mg) 0,16;
- Zinco (mg) 0,5;
- Tiamina (mg) 0,06;
- Riboflavina (mg) 0,21;
- Piridoxina (mg) 0,06.
Benefícios do manjericão:
1. Combate células cancerígenas:
O câncer pode ser definido como o crescimento anormal das células. Além disso, as células mutantes podem se multiplicar e invadir tecidos diferentes, causando perda da função corporal normal.
Além disso, esta erva pode ter uma abordagem proativa, pois impede a propagação de células malignas.
2. Melhora a memória:
Comer duas folhas frescas dessa planta diariamente. Seja em um alimento ou diretamente, ajudará você a ter uma melhor oxigenação do cérebro.
Isso beneficia à memória, pois ativa o fluxo de sangue e os neurônios podem funcionar muito melhor.
3. Combate o estresse:
O manjericão também tem propriedades calmantes, por isso é muito benéfico em situações de estresse, para isso basta consumi-lo diariamente.
Além de combater o estresse ele também pode favorecer o sono. Para esse efeito tome uma xícara de chá da planta.
4. Combate a gripe:
Comer as folhas desta erva ou beber o seu chá ajuda a combater a gripe, especialmente a do tipo que vem acompanhada de tosse com catarro.
Além disso, isso ocorre devido as propriedades antibacteriana da planta que combate infecções causadas por microrganismo.
No entanto, a planta ajuda a remover toda a mucosa que adere às paredes dos brônquios, porque também é um expectorante.
5. Melhora a digestão:
A infusão desta planta permitirá que você melhore a digestão, pois previne problemas digestivos como flatulência, gastrite ou úlcera, por isso é uma boa razão preventiva comê-lo em uma dieta regular.
6. Contra dores de cabeça:
O manjericão é um excelente aliado para dor de cabeça, uma vez que tem propriedades sedativas ele irá fazer você se sentir muito melhor em um curto período de tempo.
7. Reduz a febre:
Esta planta é antibacteriano que luta contra a infecção interna, portanto, para adquirir esses benefícios tome uma infusão desta erva para combater a febre.
8. Melhora a função renal:
O chá da planta ajuda a saúde dos rins, por aumentar o fluxo de urina devido a propriedade diurética da planta.
Além disso, a micção aumentará consideravelmente e, portanto, os rins irão funcionar melhor, filtrar as substâncias e eliminar as toxinas que estão presentes no corpo, ele pode até ajudar na remoção de cálculos renais.
9. Saúde dos dentes:
Para evitar transtornos dentais, uma boa ideia é secar as folhas de manjericão ao sol e depois fazer um pó, que pode ser misturado com óleos essenciais e posteriormente usado para massagear os dentes, limpando-os.
10. Combate acne:
A erva em forma de emplastro ajudará na limpeza do seu rosto, isso é resultado das propriedades antioxidantes e anti-inflamatória da planta.
11. Saúde do coração:
Além disso, esta planta tem um efeito benéfico sobre doenças do coração, pois é capaz de reduzir os níveis de colesterol no sangue.
Confira no vídeo outros benefícios do manjericão:
Chá de manjericão com gengibre:
Ingredientes:
– 1 colher de sopa de manjericão;
– 1 litro de água;
– Pedaços de gengibre.
– Açúcar demerara ou orgânico a gosto (opcional).
Modo de preparo:
- Em primeiro lugar, coloque a água com todos os ingredientes, menos o manjericão para ferver
- Após ferver, desligue, acrescente o manjericão, tampe por 10 minutos.
- Coe e está prontinho, para tomar esse revigorante chá!
Efeitos colaterais do manjericão:
O manjericão mesmo possuindo tantos benefícios para a saúde também possui algumas contraindicações e efeitos colaterais.
Os principais efeitos colaterais que você pode ter com o consumo desta erva são reações alérgicas. Quanto as contraindicações não é indicado o consumo da planta por mulheres gravidas e crianças menores de 12 anos.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Manjericão: 11 benefícios, informação nutricional, receitas e malefícios!
E se você é uma daquelas pessoas que amam manjericão confira nosso outro artigo que ensina como plantar manjericão em casa.