Maracujá: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios
Maracujá: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios!! Hoje aqui no site horta em casa você irá ficar por dentro de algumas informações importantíssimas sobre essa fruta maravilhosa que é o Maracujá. Muito conhecido pelas suas propriedades calmantes para a saúde o Maracujá não possui apenas propriedades sedativas, o fruto é rico em muitos outros nutrientes tais como vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.
Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre o Maracujá: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios.
Conteúdo:
O que é o Maracujá?
Sendo um fruto tropical muito consumido no Brasil o Maracujá, cujo nome cientifico é passiflora sp, também é conhecido como maracujá-mirim, maracujá-suspiro, maracujá-mamão e flor-da-paixão. O fruto do maracujazeiro gosta de climas tropicais, com temperaturas em torno de 25ºC, e pertence a família passifloraceae Passiflora maliformis L, além disso, na natureza existem alguns tipos de Maracujá, porém o consumo predominante no Brasil é do maracujá-amarelo ou maracujá-azedo, sendo que seus frutos podem ser obtidos quase o ano inteiro, principalmente no norte e no nordeste do país.
Somado a isto, o Maracujá, fruto do maracujazeiro, é uma planta trepadeira, originária da América Tropical, o fruto não é consumido apenas por ter uma sabor e aroma deliciosos, mas também pelo seu amplo teor de vitaminas como as vitaminas A, B1, B2 e C, além de minerais como fósforo, cálcio e ferro. Além disso, também contém uma substância, chamada passiflorina ou paracujina, que tem propriedades sedativas, por isso o fruto é muito utilizado em momentos de estresses, insônia, entre outras finalidades.
Valor Nutricional do Maracujá:
O Maracujá é uma fruta fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja em média qual é a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas da fruta.
- Valor energético 68.4kcal;
- Carboidratos 12,3g ;
- Proteínas 2,0g;
- Gorduras saturadas 0,2g;
- Gorduras monoinsaturadas 0,3g;
- Gorduras poliinsaturadas 0,9g;
- Fibra alimentar 1,1g;
- Fibras solúveis 0,1g;
- Cálcio 5,4mg;
- Vitamina C 19,8mg;
- Piridoxina B6 0,1mg;
- Manganês 0,1mg;
- Manganês 0,1mg;
- Lipídios 2,1g;
- Fósforo 50,7mg;
- Ferro 0,6mg;
- Potássio 338,4mg;
- Cobre 0,2ug;
- Zinco 0,4mg;
- Riboflavina B2 0,1mg;
- Sódio 1,6mg.
Benefícios do Maracujá:
Conheça os principais Benefícios do Maracujá para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
Beneficia a Saúde ocular:
O fruto além de possuir outros antioxidantes que beneficiam a saúde ocular por combater os radicais livres que causam problemas de visão, também é rico em um antioxidante especial, a vitamina A, essa vitamina é muito conhecida por combater a cegueira noturna e outros problemas oculares como catarata e glaucoma, comuns em idosos.
Alivia o Estresse e Hiperatividade:
Isso também ocorre devido a presença da passiflorina, substância com ação sedativa e calmante, que ajuda a relaxar e a calmar.
Controla o Mal de Parkinson:
Segundo alguns estudos as propriedades calmantes do fruto ajudam a reduzir os tremores associados à doença.
Melhora a Digestão:
As fibras solúveis presentes no Maracujá ajudam na digestão, além disso, as fibras também melhoram a capacidade de absorção dos alimentos, auxiliam nos movimentos intestinais e na eliminação de resíduos metabólicos.
Alivia Cólicas Menstruais:
Conforme algumas pesquisas o fruto também ajuda a aliviar a dor menstrual e diminui as contrações uterinas.
Controla a Pressão Alta:
Se sua pressão alta foi induzida por estresse, saiba que você também pode baixar a pressão sanguínea, já que o Maracujá irá combater o estresse, com sua propriedades calmantes e isso consequentemente reduzirá a pressão arterial.
É Fonte de Nutrientes:
A fruta é rica em muitos nutrientes tais como em vitaminas A, C e outras do complexo B, e em sais minerais, entre eles o cálcio, ferro, fósforo e sódio.
Acalma a Ansiedade e Depressão:
O Maracujá devido a presença da passiflorina auxilia no tratamento de ansiedade e agitação, ajudando a acalmar e relaxar, isso se deve as propriedades calmantes dessa substância.
Combate a Insônia:
Se você sobre de insônia o fruto também é um ótimo aliados, já que possui substâncias que agem como calmantes no organismo induzindo ao sono.
Fortalece o Sistema Imunológico:
Esse beneficio ocorre devido a presença da vitamina C no Maracujá, essa vitamina é um poderoso antioxidante que fortalece as defesas do nosso organismo por combater os radicais livres, o sistema imune fortalecido previne gripes, resfriados e a entrada de outros seres invasores maléficos no organismo.
Confira no vídeo outros Benefícios do Maracujá para Saúde!
Tipos de Maracujá:
Há na natureza alguns tipos de maracujás que se diferenciam, abaixo listamos alguns, confira:
Maracujá-mirim:
Esse tipo de maracujazeiro possui frutos globosos, alaranjados ou roxos, também conhecido por pintado, miúdo, peroba, etc. Além disso esse é o melhor tipo para a produção de sucos, compotas, geleias, etc.
Maracujá-açu:
De sabor ácido e um aroma delicioso são frutos ovoides, grandes e amarelo-esverdeados.
Maracujá-grande ou maracujá-comprido:
Existem muitas variedades desse tipo de Maracujá em geral esses frutos são ovoides a piriformes, de 8 a 12cm de comprimento e 5 na parte mais larga.
Maracujá-melão:
Popularmente conhecido como maracujá-da-Amazônia, é o maior deles, com 2 a 3kg.
Efeitos Colaterais e Contraindicações do Maracujá:
O Maracujá não é uma fruta como efeitos colaterais severos, um único cuidado que se deve ter é quanto a seu consumo em excesso, já que se trata de um fruto com propriedades calmantes e pode causar sonolência.
Além disso, o Maracujá está contraindicado para pacientes com pressão baixa, justamente por causa de seus efeitos sedativos que podem baixar mais ainda a pressão.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los, além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Maracujá: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios! E se você é uma daquelas pessoas que amam maracujá confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Maracujá em Casa.