Melão: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios! Hoje aqui no site horta em casa você irá ficar por dentro de algumas informações importantíssimas sobre essa fruta maravilhosa que é o Melão. Além disso, o Melão é o tipo de fruta que não pode faltar na sua mesa seja no café da manhã, depois do almoço ou nos lanches, consumida in natura ou em preparações como sucos e vitaminas, essa fruta só irá contribuir para a saúde geral do seu organismo.
Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre o Melão: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios.
Conteúdo:
O que é o Melão?
De origem asiática e africana o Melão é o fruto produzido a partir da árvore do meloeiro, o fruto pertence a família Cucurbitaceae, a mesma de alimentos como a abóbora, pepino, etc. O fruto é muito conhecido e consumido no Brasil, por que além de ser saboroso, com uma polpa carnuda e levemente adocicada, o Melão fornece muitos benefícios a saúde.
Existem muitas variedades de melões no mundo, os mais comuns no Brasil são os melões tipo espanhol ou melão-valenciano e os do tipo americano, Melão Cantaloupe.
Em relação as suas características os melões em sua maioria possuem um formato oval com casca dura e amarela, alguns possuem casca lisa e outros têm a casca um pouco enrugada, já sua polpa possui uma coloração verde clara com sementes cor creme embutidas, além disso, a fruta é composta por cerca de 95% de água. Logo devido seu teor de água o Melão é uma fruta suculenta.
Somado a isto, no Brasil a safra de Melão ocorre duas vezes ao ano de dezembro a março e de junho a setembro, o clima considerado ideal para o cultivo de melões é o semiárido, além disso, no Brasil a região que mais produz melões é a região nordeste do país.
Valor Nutricional do Melão:
Como relatado no tópico anterior o Melão é uma fruta saborosa com uma quantidade significativa de água, mas além da água a polpa dessa fruta contém muitos outros nutrientes benéficos a saúde, confira o valor nutricional médio da fruta em 100 gramas:
- Valor energético 29.4kcal;
- Carboidratos 7,5g;
- Proteínas 0,7g;
- Fibra alimentar 0,3g;
- Cálcio 2,9mg;
- Vitamina C 8,7mg;
- Manganês 0,1mg;
- Magnésio 6,0mg;
- Fósforo 10,1mg;
- Ferro 0,2mg;
- Potássio 216,0mg;
- Zinco 0,1mg;
- Sódio 11,2mg;
- Vitamina A – 2800 U.l;
- Vitamina B1 (Tiamina) – 30 mcg;
- Vitamina B2 (Riboflavina) – 20 mcg;
- Vitamina B5 (Niacina) – 0,55 mg.
Benefícios do Melão:
O Melão não é apenas uma fruta saborosa, devido sua riqueza de nutrientes ele contribui de forma significativa para a manutenção da saúde, confira alguns dos principais benefícios do Melão para saúde.
Elimina a insônia:
O Melão tem propriedades calmantes que deixam os músculos e nervos relaxados, portanto é ideal para ser consumido um pouco antes de dormir.
Contribui para o emagrecimento:
Por ser uma fruta com alto teor de água que proporciona saciedade e diminui o apetite, além disso a fruta possui baixas calorias.
Evita a desidratação:
Além do conteúdo de água presente na fruta, há também muitos eletrólitos presentes na água, por isso o Melão é ideal para repor a água e os eletrólitos perdidos durante uma atividade física, e até mesmo após uma diarreia.
Melhora a visão:
Como você pode observar no valor nutricional da fruta ela é rica em vitamina A, essa vitamina contribui para a saúde ocular, prevenindo a cegueira noturna e outros problemas oculares que possam surgir.
Melhora a saúde da pele e dos cabelos:
O Melão é rico em vitamina A e C, essas vitaminas além dos benefícios já atribuídos a elas nos tópicos anteriores, também atuam na produção de colágeno e prevenção do envelhecimento.
Ameniza os sintomas da TPM e menopausa:
O Melão auxilia na regulação do período menstrual, pois age como um anticoagulante e melhora a circulação.
Elimina as pedras nos rins:
O Melão devido ao teor de água possui propriedades diuréticas, isso favorece a excreção de muitos resíduos maléficos aos rins, por isso o fruto também atua eliminando os cálculos renais.
Melhora o trânsito intestinal:
Além de fibras, nosso intestino precisa de uma boa quantidade de água para funcionar adequadamente, por ser rico em água o Melão favorece a passagem das fezes através do intestino.
Controla a pressão arterial:
Além de suas propriedades diuréticas o Melão também é rico em potássio, um mineral essencial para o equilíbrio de eletrólitos do corpo, ambos os fatores favorecem o fluxo adequado de sangue.
Combate o câncer:
Por ter um alto teor de nutrientes antioxidantes, como vitamina A, vitamina C e flavonoides.
Confira no vídeo outros benefícios do Melão para Saúde!
https://www.youtube.com/watch?v=xpA1yweTPiw
Tipos de Melão:
No Brasil há dois tipos de melões mais conhecidos e comercializados, o Melão tipo espanhol e o tipo americano, porém existem mais variedade desse fruto, então confira a seguir alguns tipos de Melão:
Melão amarelo/tipo espanhol:
Esse tipo pode ser de casca enrugada ou lisa de cor amarela, além disso, não possui aroma e a polpa é de tom branco, esse tipo de Melão é mais comercializado no mercado e também o mais conhecido no Brasil.
Melão Cantaloupe/ tipo americano:
Sua casca é rendada e clara, sua coloração é amarelo-esverdeado e seu odor é bem característico. Porém, este tipo de Melão é um dos tipos que estraga mais rápido, por isso precisa de cuidado com o armazenamento. Por fim, o Melão americano tem maior quantidade de vitamina A, C, E e outras do complexo B que os demais.
Orange:
Esse tipo de Melão contém a casca lisa e sua cor varia entre o amarelo e branco, sua polpa possui uma pigmentação alaranjada e tem um sabor doce.
Gália:
De perfume delicado é um dos tipos mais difíceis de encontrar, além disso, é redondo, de polpa esverdeada e a casca bem amarela e rendada.
Matisse:
É um dos tipos mais adocicados, esse tipo de Melão é branco por dentro e fora, além de possuir rajadas esverdeadas na casca.
Pele de sapo:
Possui casca verde-escura e rajada e formato oval, além de uma polpa branca e doce.
Conservação:
Se o fruto ainda não tiver atingido seu grau de maturação completamente a conservação deve ser feita em temperatura ambiente. Já ao atingir o ponto de maturidade a conservação deve ser feita na geladeira, podendo permanecer armazenado dessa forma por até três semanas.
Efeitos Colaterais do Melão:
O médico deve ser consultado caso você faça uso de algum medicamento anticoagulante e deseje incluir o Melão em sua dieta. Além disso, há alguns registros de pessoas infectadas por bactérias (Listeria), que causam problemas intestinais, depois do consumo da fruta. Logo, antes de consumir o Melão realize a higienização adequada e consulte seu médico para se certificar de que pode incluir, sem perigo, o Melão na sua dieta diária.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los, além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Melão: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios! E se você é uma daquelas pessoas que amam Melão confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Melão em Casa.