Vegetais

Pimentão: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios

Por Alan costa, em 01/01/2019 (atualizado em 19/02/2019)

Pimentão: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios! Hoje aqui no site horta em casa você irá ficar por dentro de algumas informações importantíssimas sobre esse fruto maravilhoso que é o Pimentão. Muito conhecido como verdura pela maioria das pessoas, o Pimentão na verdade é classificado segundo a botânica como um fruto, esse vegetal fruta é amplamente consumido na culinária, porém ele não serve apenas para agregar sabor e cor as preparações, pois além disso, ele possui muitas propriedades terapêuticas e princípios ativos benéficos à saúde.

Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre o Pimentão: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios.

Pimentão

Conteúdo:

O que é o Pimentão?

O Pimentão cunho cientifico é Capsicum annuum L. é um fruto pertencente a família botânica Solanaceae, de origem latina americana o Pimentão ainda pode ser conhecido como pimenta-hispanicum, pimenta-dos-jardins, Pimentão, pimenta-da-guiné e pimenta-da-índia.

O Pimentão é um fruto amplamente utilizado para dar um toque de cor e sabor às refeições. Suas cores brilhantes são um sinal do alto teor de antioxidantes e betacaroteno que tem. Sendo assim ele contribui bastante para a saúde geral do organismo.

O Pimentão é composto por uma ampla quantidade de nutrientes, os principais compostos ativos encontrados no Pimentão consistem em capsaicina, capsicina, capsicol, além desses, há também matérias resinosas, proteínas, etc. Além disso, as propriedades terapêuticas antiflogísticas, antioxidantes, resolutiva, estimulante, anti-hemorroidal, termogênicas, entre outras também somam muitos benefícios para nosso organismo.

O fruto pode se apresentar em varias cores, tamanhos e formatos, quanto a cor você pode encontrar o Pimentão na  cor verde, vermelho, laranja, amarelo e até mesmo preto, em relação ao tamanho você pode encontrar pimentões pequenos, médios e grandes e no formato quadrado, retangular e cônico. Além disso, ele pode variar também o sabor, o fruto pode ter um sabor doce, picante, e pode ser consumido cru, cozido e assado.

O Pimentão pode ser encontrado durante todas as estações do ano, no entanto sua produção é maior nos meses de agosto e setembro. Além disso, esse vegetal pertence a mesma família de vetais como a jiló, berinjela e batata, e os pimentões mais populares são os de coloração verde, amarelo e vermelho.

Valor Nutricional do Pimentão:

O Pimentão é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja a lista de nutrientes que você estará ingerindo ao usar essa fruta.

  • Calorias 20 kcal;
  • Gordura total  0,2g;
  • Gordura saturado de ácidos gordos 0,1 g;
  • Ácido gordo poli-insaturado 0,1 g;
  • Ácidos gordos monoinsaturados 0g;
  • Colesterol 0mg;
  • Sódio 3 mg;
  • Potássio mg 175;
  • Carboidratos 4,6 g;
  • Fibra dietética 1,7 g;
  • Açúcar 2,4 g;
  • Proteína 0,9 g;
  • Vitamina C 80,4 mg;
  • Cálcio 10 mg;
  • Ferro 0,3 mg;
  • Vitamina B6 0,2 mg;
  • Vitamina B12 0;
  • Magnésio 10 mg.
Benefícios do Pimentão

Benefícios do Pimentão:

Conheça os principais benefícios do Pimentão para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.

Combate a anemia:

Pimentão vermelho facilita a absorção de ferro dos alimentos, como leguminosas e cereais no trato digestivo, graças a vitamina C, por isso é aconselhável adicioná-lo na dieta de pessoas com anemia.

Ajuda mulheres na menopausa:

Também é aconselhável comer pimentões durante a menopausa, porque seu conteúdo em vitamina C aumenta a absorção de cálcio, isso previne a osteoporose que é tão presente nessa etapa da vida.

Melhora a circulação sanguínea:

O vegetal é anti-hemorrágico, graças à vitamina K, isso ajuda na fluidez do sangue já que evita a sua coagulação. Além disso, o Pimentão também contém potássio, mineral vasodilatador que também facilita a passagem do sangue pelos vasos sanguíneos.

Previne câncer:

De acordo com estudos, a vitamina C ajuda a prevenir o câncer, uma vez que sua função é cuidar das células e lidar com os efeitos danosos dos radicais livres sobre elas. Contudo, além da vitamina C o vegetal conta ainda com outros antioxidantes que também combatem os radicais livres, responsáveis por danificar as células e pela multiplicação de células cancerosas.

Ajuda as mulheres grávidas:

O conteúdo de acido fólico presentes em pimentões é especialmente benéfico para mulheres que estão gravidas, pois além de combater a anemia também favorece a formação do feto.

Regula hipertensão:

Para aqueles que sofrem de hipertensão arterial, a ingestão do vegetal pode ser muito benéfica também para esse caso, pois como relatado o Pimentão tem boas quantidades de potássio, mineral que ajuda no controle do sódio no organismo, além disso, o potássio também ajuda na fluidez do sangue, já que relaxa os vasos sanguíneos e reduz a pressão do sangue sobre esses.

Protege a nossa pele:

Cuidar da nossa pele é muito importante e entre as propriedades nutricionais do Pimentão que podem favorecer a saúde da nossa pele estão a vitamina A e C. Por um lado, a vitamina C cuida das nossas células da pele, enquanto a vitamina A age como um hidratante e protetor para nossa camada da derme. Além disso, tais vitaminas também agem retardando o envelhecimento precoce. 

Benéfica para os ossos:

Fósforo e cálcio são dois dos principais nutrientes importantes para a saúde de nossos ossos, pois ambos estão relacionados com o processo de reposição e recuperação da massa óssea.

Contribui para a perda de peso:

Se você se encontra em uma dieta para a perda de peso o Pimentão pode lhe ajudar, pois o mesmo contém um composto termogênico, que acelera o metabolismo, além disso, tem poucas calorias.

Protege o coração:

Esse é outro dos benefícios do potássio, pois uma vez que esse mineral vasodilatador ajuda no controle da pressão arterial e melhora o fluxo sanguíneo, ele também ajuda nos ritmos cardíacos de nosso coração, além disso, o potássio também ajuda na contração dos músculos, e isso é outro fator que ajuda na saúde cardíaca.

Regula o trânsito intestinal:

Os pimentões também possuem boas quantidades de fibras dietéticas, por isso o consumo do vegetal também é perfeito para condições de diarreia e constipação.

Melhora a digestão:

Além de possuir enzimas que ajudam no processo de digestão, as fibras presentes nos pimentões também ajudam nesse processo, pois essas atuam melhorando os movimentos peristálticos do intestino, a passagem do bolo alimentar pelos intestinos e na eliminação dos restos metabólicos pelo reto.

Possui propriedades antioxidantes:

As pimentas são ricas em antioxidantes, como a vitamina C, E, A e alguns carotenoides, incluindo a Capsantina. Capaz de bloquear os efeitos nocivos dos radicais livres.

Funciona como diurético:

Devido à abundância de potássio e pouco sódio, o Pimentão tem ação diurética. Isso ajuda a promover a eliminação de líquidos acumulados no corpo. Permite excretar substâncias nocivas como ureia ou ácido úrico e ainda ajuda em casos de hipertensão, gota e pedras nos rins. Veja também: tudo sobre o Pimentão.

Confira no vídeo outros Benefícios do Pimentão para Saúde!

Tipos de Pimentão:

Quanto ao formato os pimentões podem se apresentar em três tipos:

  • Quadrado;
  • Retangular;
  • Cônico.

Em relação á coloração há muitas variedades de cores, mas os três pimentões mais conhecidos por suas cores são:

Pimentão Amarelo:

Pouco conhecido entre a população, rico em  vitamina C e com isso possui alto índice de propriedades antioxidantes.

Pimentão Verde:

Mais comum, tem uma textura carnuda e um sabor picante. Além disso, ele é rico em vitamina A, C, B1, B6, B9 e vitamina K e em minerais como ferro, magnésio, fósforo, potássio e cálcio.

Pimentão Vermelho:

É rico em antioxidantes responsáveis pela redução de problemas cardiovasculares, tais com as vitaminas A, C e E.

Tipos de Pimentão

Efeitos Colaterais e Contraindicações do Pimentão:

Como todo alimento o Pimentão, por mais benéfico que seja, possui algumas contraindicações e efeitos colaterais.  Sendo que seu excesso pode elevar a pressão arterial e causar taquicardia. Além disso, estudos sugerem que seu consumo por gestantes pode causar mudança no sabor do leite.

As pessoas que sofrem de problemas gastrointestinais como gastrite, úlceras gástricas, azia, refluxo, ou que fizerem algumas cirurgia no trato gastrointestinal não são aconselhada a fazer uso do Pimentão, pois ele está no grupos de alimentos considerados irritantes gástricos, nesse caso ele pode causar muitos desconfortos se for consumido em tais situações.

Contudo, em caso de dúvidas em relação ao consumo de pimentões procure um profissional da saúde formado na área de alimentação, ele saberá lhe indicar se o consumo desse vegetal causará algum efeito dependendo de sua condição de saúde.

O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los, além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Pimentão: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios! E se você é uma daquelas pessoas que amam Pimentão confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Pimentão em Casa.

Sair da versão mobile