As 22 Plantas Medicinais para Cultivar em Casa
As Plantas Medicinais para Cultivar em Casa: No artigo de hoje, iremos mencionar 22 plantas medicinais que você pode cultivar em casa e com as quais pode substituir medicamentos.
Portanto, se você é uma pessoa que se preocupa com a sua saúde, recomendo que não perca, pois poderá agregar elementos naturais com frequência à sua dieta, pois os medicamentos, a longo prazo, acabam deixando resíduos químicos em seu organismo.
Portanto, nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre As 22 Plantas Medicinais para Cultivar em Casa e ressaltamos que, depois de saber dessas informações os problemas de saúde e os fármacos industriais não terão mais espaço em sua casa.
A seguir, mencionarei as plantas que considero essenciais e fáceis de cultivar em casa, lembre-se de que muitas vezes elas não serão necessárias, mas não precisamos parar de cultivá-las, porque a cada ano você terá novas sementes para reproduzi-las.
Conteúdo:
Plantas Medicinais para Cultivar em Casa:
1. Valeriana:
Uma das melhores plantas contra a insônia. É mais eficaz do que centenas de pílulas para dormir que podemos comprar em farmácias e não causa nenhum tipo de efeito adverso, como vício, mau humor, depressão ou ansiedade. Meu conselho é usar a erva como infusão uma ou duas horas antes de ir para a cama.
2. Dente-de-leão:
Se temos um pequeno jardim, pomar ou horta caseira, é quase certo que o dente-de-leão apareça por conta própria. Embora seja considerado uma erva daninha, o dente-de-leão adicionado às saladas age como um laxante suave e diurético. É muito bom para tratar doenças do fígado e problemas relacionados ao álcool.
3. Menta:
Menta é uma das melhores plantas medicinais para substituir analgésicos e seus efeitos colaterais indesejados, que são gravemente prejudiciais ao nosso corpo. A menta em óleo essencial é muito usada para realizar massagens e combater enxaquecas. Também serve para tratar áreas dolorosas no corpo e desconforto digestivo.
4. Ginseng:
Ginseng é uma planta que favorece e estimula o bom funcionamento do nosso sistema imunológico e ajuda a combater o estresse, um distúrbio muito comum na sociedade em que vivemos, onde a pressão no trabalho e as responsabilidades estão aumentando. Para obter seus benefícios use a raiz, para fortalecer sua resistência física e mental. Após o uso, recomenda-se descansar alguns meses.
5. Urtiga:
Existem muitos medicamentos para melhorar a circulação, alergias, eczema e artrite, mas há centenas de anos a infusão de urtiga tem sido usada para remediar esses males. Também é usada em dietas de emagrecimento, porque é rica em potássio e esse mineral ajuda a perder o apetite.
6. Alho:
Não poderia faltar nesta lista o alho, uma planta com tantos benefícios para o nosso corpo que, para escrevê-los todos, eu precisaria escrever um novo artigo.
Serve, em termos gerais, para tratar problemas cardiovasculares desde o baixo colesterol, é anticoagulante e antioxidante e melhora a pressão arterial, entre muitas outras coisas.
Se você tem uma doença cardiovascular, você não pode parar de tomar certos medicamentos, mas incluí-lo em sua dieta seria uma ideia muito boa, ele pode ser consumido de maneiras diferentes, mas cru é a maneira que preserva mais suas propriedades.
7. Manjericão:
Pode ser plantado em vasos, mantido em semi-sombra e irrigado com abundância. É reproduzido por estacas ou sementes e deve ser plantado em terra com boa drenagem e fertilizado regularmente. É muito sensível ao frio, por isso pode ser cultivado perfeitamente dentro de casa.
Uma infusão de folhas frescas e gotas de limão acalma dores de estômago e espasmos intestinais. A infusão de suas folhas é diurética, estimulante, digestiva e relaxante; o suco das folhas com mel de abelhas alivia a febre. Além disso, o chá de manjericão ajuda na produção de leite em lactantes.
O chá frio é bom para problemas oculares, tanto sendo usado internamente como externamente. Manjericão é o grande regulador do sistema nervoso. Além disso, seu maior uso está na luta contra a fadiga e a depressão, devido seu valor como ativador do sistema imunológico.
8. Aloe vera:
Aloe vera é plantada em vasos com boa drenagem, não precisa de cuidados excessivos, mas é uma planta essencial para ter em casa, pois alivia qualquer queimadura e ajuda a eliminar cicatrizes.
9. Aipo:
Aipo gosta de climas quentes e solo com muitos nutrientes, pode ser plantado em uma panela.
Ele também tem ação diurética, serve para combater a constipação, alivia a azia, é uma fonte de cálcio, reduz o colesterol, repõe os eletrólitos perdidos na atividade física e tem propriedades anti-inflamatórias.
10. Arnica:
Plante-a com solo argiloso e em um lugar onde a planta receba luz, mas desde que não esteja ao alcance de crianças e animais de estimação, pois é tóxica.
É um poderoso anti-inflamatório que é geralmente usado topicamente para o tratamento de contusões, entorses, inflamações causadas por picadas de insetos e doenças reumáticas.
11. Erva-doce:
A erva-doce cresce fácil e pode alcançar até 2 m de altura, também ama o sol e o solo seco e rico. Esta planta é um analgésico digestivo.
Por esse motivo, restaurantes indianos colocam pequenos recipientes de sementes de funcho (erva-doce) na mesa para serem mastigadas depois do jantar. Seu ingrediente ativo é o anethole, que relaxa os músculos do estômago e facilita a digestão.
12. Lavanda:
Você tem que plantar em vasos com solo bem drenado, além disso, também gosta do sol. Seus efeitos positivos são enormes: calmante e relaxante, ajuda na luta contra a ansiedade, insônia e depressão.
É anti-séptica e anti-inflamatória, aromatiza e serve para manter os insetos afastados.
Da mesma forma, o chá de lavanda ajuda a melhorar a inflamação da bexiga e problemas urinários, “panos” ,imersos em água das flores de lavanda, reduzem os níveis de dor de cabeça e o óleo de lavanda ajuda a aliviar o reumatismo.
13. Camomila:
É fácil de crescer, cresce muito bem em qualquer tipo de solo e em pleno sol. É um bom remédio para dor de cabeça, dor muscular ou dor de estômago. O óleo essencial de camomila contém mais de 120 componentes medicinais.
14. Melissa (erva-cidreira):
A erva-cidreira não requer muito cuidado: basta colocar na semi-sombra, porque é uma cultura que não gosta do frio.
É uma planta que se espalha pelas raízes que saem dos galhos, já que colocando-os na terra cria novas mudas. Além disso, é sedativa, antidepressiva, estimulante digestiva, vasodilatadora periférica, diaforética, restauradora e relaxante do sistema nervoso, antiviral e antibacteriana.
Tome uma xícara de folhas verdes frescas ou secas 3 vezes ao dia para depressão, esgotamento nervoso, indigestão ou náusea.
15. Orégano:
O orégano cresce em todos os tipos de climas, ele só precisa de solo úmido fértil. Ele gosta de luz, mas também tolera sombra.
Essa planta se espalha rapidamente e cresce bem em vasos. É usado para perder peso, promover o sistema digestivo, tratar a sinusite e a dor de dente.
Tem propriedades antibacterianas, antioxidantes, antifúngicas, anti-inflamatórias, anti-histamínicas (para auxiliar no tratamento da alergia), alivia doenças de pele, reduz cólicas menstruais, alivia a dor de estômago e ainda é um estimulante imunitário.
16. Salsa:
Ela gosta do sol, da água e de um bom fertilizante. É um potenciador do sistema imunológico e reduz o mau hálito. Para consumi-la, apenas esmague algumas folhas e ingira, aproximadamente uma colher de sopa por dia seria adequada.
É excelente para melhorar o cabelo escuro e é um bom antídoto contra a caspa. Aqueles que têm pele muito oleosa podem aplicar um creme anti-acne nutritivo à base de leite de salsa e lavanda ou hortelã e salsa. Este tratamento, combinado com uma máscara facial com frequência semanal, pode produzir resultados muito notáveis. Além disso, a planta ainda serve para tratar rugas.
17. Sálvia:
Como o próprio nome indica, é o que salva, por isso estamos diante de uma erva curativa por excelência. Ela não gosta do frio, então você tem que colocá-la no sol e dentro de casa, além disso, use pouca rega e terra bastante calcária.
É usada em infusões para excitar secreções e tonificar o sistema nervoso ou para aliviar a atonia do estômago e dos órgãos digestivos, diarreia, dispepsia inveterada, vômitos nervosos, resfriados, febre nervosa, gota, reumatismo crônico e congestão cerebral.
18. Tomilho:
O tomilho gosta do sol, de uma boa drenagem, de pouca água e de uma terra bastante calcária. Com ele é feito um tônico facial refrescante e adstringente, um banho relaxante para os pés e um bom aditivo para a água de banhos, além de um delicioso xampu.
19. Alecrim:
Ele gosta do sol, plante em um vaso grande com boa drenagem, ele não precisa de muito fertilizante ou água. A maneira mais fácil de ter uma planta de alecrim é cultivando por estaquia.
Além disso, é um remédio eficaz contra a caspa, pois como é um magnífico condicionador e tônico capilar, deixa os cabelos brilhantes e saudáveis.
Alecrim também é bom para tratamentos faciais a vapor, para colocá-lo na água de banhos e para ser usado na pele. Além disso, o alecrim também é usado para tratar a hipertensão arterial, excesso de peso ou perda de cabelo. É muito bom para problemas digestivos, estimulante anti-espasmódico, sedativo, tônico, diurético, etc.
20. Maior Provocação:
A planta prefere um solo úmido rico em nutrientes, semelhante ao solo fértil da floresta temperada. As folhas tenras são muito nutritivas, e para eliminar seus cabelos basta cozinhá-las. É um alimento recomendado para mulheres grávidas e lactantes.
Somando a isto, é também um remédio caseiro para anemia, devido ao seu alto teor de ferro. É muito útil para fortalecer o sangue e o fígado.
21. Jasmim:
Os jasmins são plantas de clima quente e preferem o sol à sombra. O solo para o cultivo dessa planta deve ter boa drenagem e estar bem nutrido.
Temos que encontrar um lugar com espaço suficiente para facilitar o trabalho dela. Coloque uma cerca ou postes para segurar a videira. Recomenda-se que a distância que entre cada jasmim seja de dois metros e meio.
É usado na medicina natural para eliminar o estresse e a depressão. As flores frescas contêm substâncias com propriedades afrodisíacas e o chá (muito popular na China) acelera o metabolismo, isso ajuda na perda de peso, na purificação de toxinas e na digestão.
22. Absinto:
O solo argiloso e um pouco de sombra é o que esta planta precisa para se adaptar a climas adversos.
Quanto aos benefícios do absinto suas propriedades são amplas: combate a dor menstrual, o mau hálito, a anemia, a indigestão, a falta de apetite, etc.
Além disso, lembre-se que também repele insetos, incluindo piolhos. Contudo, alguns estudos também demonstram seus poderes medicinais contra o câncer.
Chegamos ao fim da seleção de plantas medicinais que você pode cultivar em sua casa, é claro, que há muitas outras plantas para fins medicinais que podemos cultivar em casa, se você conhece alguma outra planta deixe o nome dela nos comentários, e contribua com nossa lista.
Veja no Vídeo mais Detalhes sobre as Plantas Medicinais!
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje: As 22 Plantas Medicinais para Cultivar em Casa.