Salsa: 13 Benefícios, Informação Nutricional, Receitas e Malefícios
Salsa: Para que Serve, Benefícios e Malefícios! Hoje aqui no site horta em casa você irá ficar por dentro de algumas informações importantíssimas sobre essa erva maravilhosa que é a Salsa. Essa hortaliça é muito utilizada em muitas preparações culinárias no preparo de saladas, sopas, sucos, etc.
Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre os 13 Benefícios da Salsa, Informação Nutricional, Receitas e Malefícios.
Conteúdo:
O que é a Salsa?
A salsa cujo nome cientifico é Petroselinum crispum é uma hortaliça pertencente a família botânica Umbelliferae, a mesma é originária do Sul da Europa e Oriente Médio. Essa planta pode ser cultivada durante todo ano, mede de 00,6 a 1,00 metro de altura e possui folhas de formato alternado, de cor verde que se assemelham bastante as do coentro. Além disso, a planta não possui ramificações e tem um aroma singular e agradável.
A salsa é muito usada na culinária mundial para agregar sabor e aroma a diversos pratos, contudo essa não é sua única finalidade. A planta por ser rica em propriedades terapêuticas pode beneficiar muito a saúde do nosso organismo se for consumida em uma base regular.
Entre as principais propriedades medicinais encontradas na salsa estão as antiinflamatórias, digestivas, antioxidantes, estimulante, tonificante, diuréticas, antianêmica, hemostática e sedativa.
Além dessas, a planta ainda contém princípios ativos essenciais a saúde, entre os princípios ativos da salsa estão seu óleo essencial (onde se encontra compostos como o apiol e a miristicina), vitaminas, minerais, fibras, etc.
Contendo todos esses compostos a planta pode ser utilizada na medicinal tradicional para tratar de distúrbios digestivos, problemas no fígado, pressão arterial, inchaços, excesso de peso, cálculos renais, etc. Somado a tudo isso, a salsa ainda pode ser usada na estética para tratar cabelos danificados, olheiras, olhos inchados, sardas, acnes e espinhas, entre outras.
Valor Nutricional da Salsa:
A Salsa é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja a lista de nutrientes que você estará ingerindo ao usar essa Hortaliça.
- Umidade (%) 88,7;
- Energia (kcal) 33;
- Energia (kJ) 140;
- Proteína (g) 3,3;
- Lipídeos (g) 0,6;
- Fibra (g) 5,7;
- Cinzas (g) 1,9;
- Cálcio (mg) 179;
- Sódio (mg) 2,0;
- Magnésio (mg) 698;
- Manganês (mg) 1,88;
- Fósforo (mg) 49;
- Ferro (mg) 3,2;
- Potássio (mg) 711;
- Cobre (mg) 0,20;
- Zinco (mg) 1,3;
- Tiamina (mg) 0,12;
- Riboflavina (mg) 0,15;
- Piridoxina (mg) 0,47.
Benefícios da Salsa:
Conheça os principais benefícios da Salsa para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
1. Contra a anemia:
Rica em ferro, mineral que participa da produção de glóbulos vermelhos no organismo, e em acido fólico, é bastante benéfica para quem sobre de anemia, pois essas duas substâncias auxiliam no combate dessa enfermidade. Além disso, a hortaliça tem boas quantidades de vitamina C que ajuda na absorção do ferro.
2. Possui propriedades diuréticas:
O consumo da salsa, principalmente do seu chá, aumenta a micção, isso ajuda na eliminação de toxinas do corpo, combate a retenção de líquidos e ainda elimina inchaço.
3. Auxilia no tratamento de pedras nos rins:
Devido as propriedades diurética da salsa, seu consumo também contribui para a eliminação de cálculos renais, isso ocorre porque com o aumento da micção há uma limpeza no trato urinário e, claro, também nos rins, que são os responsáveis por fazer o processo de filtração do sangue.
Portanto são eliminados excessos de substancias toxicas e os pequenos cálculos que possam estar retidos nos rins.
4. Previne câncer:
Possui um composto anti-inflamatório e antioxidante chamado glutamina, que é capaz de combater a formação e proliferação de células cancerígenas. Porém além da glutamina a salsa contém muitos outros antioxidante que protegem as células contra danos.
5. Saúde da pele:
A salsa devido as suas propriedades antioxidante ( vitamina C, flavonoides, luteolina, etc.)e seu óleo essencial também é capaz de combater enfermidades que afetam a pele como acnes, espinhas, e ainda retarda o aparecimento de marcas de envelhecimento como rugas e linhas de expressão.
6. Fortalece as defesas do corpo:
Outro dos beneficios dos componentes antioxidantes encontrados na salsa, principalmente da vitamina C, é o fortalecimento do sistema imunológico. Isso é consequência da neutralização da ação oxidativa dos radicais livres do corpo pelos antioxidantes.
7. Contra a hipertensão arterial sistêmica:
Esse beneficio é consequência do aumento da micção ocasionado pelas propriedades diuréticas da planta. Pois através do aumento da urina há a eliminação do sódio em excesso e isso favorece a redução da pressão arterial, uma vez que o sódio em excesso causa o aumento da pressão.
8. Para diabéticos:
O consumo por diabéticos é mais do que indicado, visto que além de ter baixo índice glicêmico a planta é rica em fibras dietéticas, que agem controlando os picos glicêmicos por impedirem que o excesso de glicose, proveniente da alimentação, chegue a corrente sanguínea muito rápido e cause picos glicêmicos.
Além disso, as fibras também promovem saciedade, o que também favorece a saúde de pessoas diabéticas, já pessoas com esse problema possuem um excesso de apetite.
9. Saúde dos ossos:
A planta possui boas quantidades de cálcio e fósforo, ambos são essenciais para a formação e manutenção da massa óssea.
10. Problemas digestivos:
Rica em fibras dietéticas em propriedades digestivas, melhora o trânsito intestinal, combate flatulências, má digestão, cólicas abdominais, etc.
11. Contra o colesterol:
As fibras dietéticas da planta, em especial as solúveis, ajudam na eliminação do excesso de colesterol LDL (ruim), isso previne a formação de placas de ateroma e consequentemente da aterosclerose.
12. Combate a halitose:
A Salsa previne o mau hálito por combater a proliferação de bactérias na boca e garganta, isso ocorre devido a presença da clorofila.
13. Promove o emagrecimento:
Por ser rica em propriedades diuréticas (que combate a retenção de líquidos e inchaço), fornecer saciedade, devido a presença de fibras, e possuir poucas calorias a salsa também contribui para o emagrecimento.
Confira no vídeo outros Benefícios da Salsa para Saúde!
Como fazer o Chá de Salsa:
Chá de salsa com limão siciliano
Ingredientes:
- 250 ml de água;
- 1 colher de sobremesa de salsa fresca picada;
- 1 colher de café de suco de limão siciliano;
- 1 rodela de limão siciliano.
Modo de preparo:
- Ferva a água com a salsa;
- Abafe e aguarde por e minutos;
- Coe a adicione o suco de limão e a rodela.
Como fazer o Suco de Salsa:
Ingredientes:
- 1/2 xícara de salsa;
- 1 laranja;
- 1/2 maçã;
- 1/2 pepino;
- 1 copo de água de coco.
Modo de preparo:
- Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba sem adicionar açúcar e sem coar.
Efeitos Colaterais e Contraindicações da Salsa:
Embora tenha muitos benéficos para a saúde, pois possui algumas contraindicações e efeitos colaterais, sendo que devido as propriedades diuréticas da planta ela não pode ser consumida por pessoas que sofrem de insuficiência renal crônica.
Além disso, a planta também é contraindicada para pessoas que fizeram cirurgias recentemente ( 1 mês). Somando a estes, mulheres gravidas ou lactantes não posem fazer uso da planta e nem de preparações feitas com a mesma, pois estudos sugerem que a ela pode diminuir a produção de leite materno.
Ela pode ainda causar reações alérgicas, erupção cutânea, etc. Contudo, não consuma a salsa ou seu chá em excesso e qualquer duvida busque informação com seu médico ou nutricionista.
Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Esperamos que tenham gostado de nosso artigo de hoje, Os 13 Benefícios da Salsa, Informação Nutricional, Receitas e Malefícios e se você é uma daquelas pessoas que amam Salsa confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Salsa em Casa.