Sálvia – O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios
Sálvia – O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios! Hoje aqui no site horta em casa você irá ficar por dentro de algumas informações importantíssimas sobre essa erva maravilhosa que é a Sálvia. O vegetal é uma erva medicinal muito utilizada na medicina natural, principalmente sob a forma de infusão. Além disso, a erva não é usada somente para fins medicinais ela também pode se usada na culinária, como planta ornamental e também em produtos de beleza.
Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre a Sálvia – O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios.
Conteúdo:
O que é a Sálvia?
A Sávia cujo nome cientifico é Sálvia officinalis é uma hortaliça pertencente a família botânica Lamiceae, originária do mar mediterrâneo. A erva é muito utilizada para o tratamento de muitas enfermidades, por isso, ela também é considerada uma planta medicinal. Além disso, a planta também é bastante utilizada em preparações culinárias de todo o mundo e ainda pode ser usada como planta ornamental em jardins, devido suas belíssimas flores.
A planta possui uma coloração de cor verde-acinzentado, suas folhas são peludas (textura de veludo) e possui flores lilases que embelezam qualquer lugar, porém as cores e as características podem variar de acordo como o tipo de Sálvia. A seguir citaremos os tipos de Sálvia, porém os benefícios e propriedades que citaremos nesse artigo são referentes a Sálvia officinalis.
Essa planta é muito rica em muitas propriedades benéficas a saúde em geral, entre suas muitas propriedades se destacam as propriedades:
- Anti-séptica;
- Desodorante;
- Anti-inflamatória;
- Antioxidante;
- Aromática;
- Cicatrizante;
- Antirreumática.
Além disso, para tirar proveito de todas as propriedades da Sálvia as partes que você deve utilizar são suas folhas e as sumidades florais. Sendo que ao adquirir a planta se cerifique de estar levando para casa uma planta livre de compostos químicos, nesse caso aconselhamos comprar a Sálvia em lojas de produtos naturais especializadas ou em farmácias de manipulação, outra alternativa é plantar seu próprio pé de Sálvia (para isso veja nosso outro artigo que ensina Como Plantar Sávia em Casa).
Essa planta medicinal além da denominação Sálvia também é popularmente conhecida como salva ou salva-das-boticas, além disso, ao fazer o chá das folhas, devido as suas propriedades medicinais, você pode está curando varias enfermidades que possam afetar o seu organismo, sendo que entre as principais doenças que podem ser tratadas pelo uso do chá dessa erva estão a menopausa, calvície, Alzheimer, Estomatites, Gengivite, Reumatismo, Depressão, Doenças cardiovasculares, Aftas, Diabetes e Bronquites.
Todos as propriedades e benefícios que a Sálvia fornece ao nosso organismo são consequências de seu amplo teor de componentes fitoquímicos, vitaminas, minerais e antioxidantes como os flavonoides fenólicos e luteolina.
Valor Nutricional da Sálvia:
A Sálvia é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja a lista de nutrientes que você poderá está ingerindo ao usar essa erva.
- Vitamina A,
- Vitamina C,
- Vitamina K
- Vitamina E,
- Riboflavina,
- Piridoxina,
- Tiamina
- Cobre,
- Fibra,
- Cálcio,
- Ferro
- Fibras,
- Magnésio,
- Flavonoides fenólicos,
- Luteolina,
- Ácido fólico,
- Magnésio,
- Cobre.
Como usar:
A Sávia pode ser utilizada de forma integral, sendo que suas folhas e flores podem ser utilizadas para fazer óleo de Sálvia, extratos, tinturas e chás, além disso, como relatado anteriormente a Sálvia pode ser utilizada para o preparo de refeições.
Benefícios da Sálvia:
Conheça os principais benefícios da Sálvia para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.
Auxilia na Indigestão:
Por se tratar de um tônico estimulante a erva pode atuar no tratamento de condições gastrointestinais e dispepsia, além disso, pode auxiliar também em problemas relacionados ao funcionamento gástrico, esse efeito é produzido pelo consumo da infusão de folhas de Sálvia.
Melhora a Saúde Dental:
A erva tem propriedades antissépticas, por isso beneficia a saúde bucal, para isso basta que você utilize essa erva como um enxaguante bucal. Além disso, o uso da Sálvia como enxaguante ainda ajuda no tratamento de gengivas, infecções da garganta e úlceras.
Retarda o Envelhecimento:
Como foi relatado no valor nutricional da Sálvia ela possui antioxidantes em sua composição, sendo os principais os flavonoides fenólicos e a luteolina. Esses antioxidantes, entre outras múltiplas funções em nosso organismo, também atuam no combate dos radicais livres causadores do envelhecimento precoce.
Combate a Asma:
A planta possui um efeito conhecido como efeito antiespasmódico, isso significa que se você fizer uma infusão com as folhas de Sálvia e inalar o vapor, ela irá prevenir o ataque de asma , além disso a Sálvia pode também amenizar a tensão nos músculos lisos.
Controla o Diabetes:
Essa planta medicinal é capaz de reduzir os níveis de “açúcares” na corrente sanguínea, pois ela possui propriedades anti-hiperglicêmicas.
É Antisséptica:
A Sálvia pode ser utilizada para desinfetar e sarar ferimentos, principalmente se você possui dificuldade para cicatrização. Para isso basta colocá-la sobre o local de ferimento, ela ainda ajuda na reocupação e na regeneração do ferimento.
Combate gripe e resfriado:
Esse beneficio se deve a presença de vitamina C.
Promove a Saúde do Cérebro:
A erva pode contribuir para a saúde do cérebro e da memoria por ser rica em propriedades antioxidantes e vitaminas do complexo B, por isso, ela pode ainda prevenir a doença de Alzheimer.
Combate a anemia:
A Sálvia pode ainda ajudar no combate a anemia ferropriva, por ter ferro e vitamina C entre seus nutrientes. O ferro atua na produção de células vermelhas no sangue, já a vitamina C atua auxiliando na absorção do ferro pelo organismo.
Confira no vídeo outros Benefícios da Sálvia para Saúde!
Tipos de Sálvia:
Salvia Officinalis_Salvia Officinalis:
A mais poderosa no campo da medicina natural. Ela tem, entre outras, propriedades antiespasmódicas, emenagogas, antissépticas, estimulante, etc.
A Sálvia Hispanica, ou “Chia”:
Muito popular no México, o nome comum para suas sementes, considerado o cereal com a maior concentração de Omega 3 no mundo. Estas sementes tendem a ser usadas para preparar uma refeição chamada “pinole”, que não tem glúten e é muito rico em nutrientes.
Sage vermelho, ou Sálvia Splendens:
nativa do Brasil, é amplamente utilizada como planta ornamental devido a cor vívida vermelha de suas flores, a erva contém componentes psicoativos. Além disso, pessoas experimentaram alucinações com essa planta, pois seus efeitos tendem a ser muito desagradável e perturbador.
La Salvia Sclarea, também chamada de “Roman Sage”:
Original do centro da Ásia e do Mediterrâneo, espalhou-se por ser muito utilizada como planta aromática. Seu cheiro pungente é considerado desagradável por algumas pessoas, mas para outros é altamente atraente.
Salvia Apiana, mais conhecida como “Branco sábio”:
esse tipo deve seu nome a seus cachos de flores brancas, com algumas manchas ou listras cor de lavanda. Nativos americanos usavam esse tipo de Sálvia para afastar os maus espíritos e purificar o corpo.
Salvia Nemorosa:
Esta variedade é amplamente utilizada como planta ornamental, embora ela compartilhe com outras qualidades medicinais. Suas folhas foram usadas na medicina antiga turca como cataplasmas para curar feridas.
Como fazer o Chá de Sálvia:
Ingredientes:
- 1,5 g (três a quatro colheres de café) das folhas da Sálvia;
- 150 ml (uma xícara de chá) de água.
Modo de Preparo:
- Prepara-se uma infusão com as folhas da Sálvia.
- Faça isso levando a água ao fogo e, após levantar fervura, acrescente as folhas da Sálvia já com o fogo desligado.
- Feito isso, basta deixar o recipiente tampado por alguns minutos e depois é só coar.
- Utilize uma xícara de chá de duas a três vezes durante o dia.
- É importante seguir a recomendação de uso, pois o uso em excesso do chá pode ter efeitos colaterais.
Efeitos Colaterais e Contraindicações da Sálvia:
Como nem tudo são flores, a Sálvia possui algumas contraindicações. A planta por estimular as contrações uterinas não pode ser consumida por mulheres gravidas ou com suspeita de gravidez, pois pode levar ao aborto. Além disso, ela é contraindicada também para as mulheres que estão amamentando, por reduzir a quantidade de leite.
A Sálvia pode ser tóxica ao ser consumida em excesso, isso pode causar problemas no sistema nervoso e causar braquicardia. Uma dica útil para amenizar os efeitos malefícios que a Sálvia pode causar é misturá-la como outras plantas medicinais, por exemplo, no caso do consumo da erva causar efeitos anti-sudoríferos, você pode usar borragem ou verbena para cortar esse efeito, no caso de usá-la como antisséptica procure combinar a erva com a tormentilha ou salsaparrilha.
Além dessas plantas você pode estar usando ainda anis e camomila juntamente com a Sálvia para problemas cognitivos. Além dessas contraindicações pacientes que possuem pressão alta, que tenha sido submetidos recentemente a cirurgias e pacientes que sofrem com convulsões não podem fazer uso da erva.
Por fim, pacientes com diabetes devem tomar cuidado com o chá de Sálvia, pois a mesma pode levar a um quadro de hipoglicemia.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los, além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Sálvia: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios! E se você é uma daquelas pessoas que amam Sálvia confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Sálvia em Casa.