Como Extrair e Armazenar Sementes
Saber Como Extrair e Armazenar Sementes adequadamente pode ser muito útil para sermos mais autossuficientes em nossa horta, ou jardim, desde que nos dá a oportunidade de fazer todo o processo de reprodução das plantas, a partir do germinação até a flor.
A extração e armazenamento de sementes geralmente é feito no final do verão. Pois, no outono surge a ameaça de noites e manhãs frias. Esse frio repentino pode matar as plantas que já nos deram seus melhores frutos de verão.
Além disso, sabemos que as nossas plantas de pimentões, pepinos, tomates, abóboras e abobrinhas têm os seus dias contados, sendo os pepinos os primeiros a cair, pois são mais sensíveis ao frio. Sendo assim, os pepinos são uma das primeiras plantas a sucumbir no final do verão.
Portanto, nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre Como Extrair e Armazenar Sementes e ressaltamos que, depois de saber dessas informações e aplica-las você terá um belíssimo cultivo em sua casa.
Conteúdo:
Como Extrair e Armazenar Sementes:
Todas as sementes que que você extrair têm que vir dos melhores frutos das melhores plantas que colher em sua horta. Naturalmente, descarte todas aquelas que vêm de frutas e plantas doentes ou fracas.
Tenha em mente que quando se trata da extração e armazenamento de sementes de pimentas italianas, o padrão que será seguido para a extração de sementes é o seguinte, somente serão coletadas as sementes das pimentas que atingiram a maturação, geralmente os frutos ficam vermelhos quando ficam maduros, sendo assim, não extraia sementes de pimentas verdes.
Mesmo se uma planta ainda estiver com frutos verdes, você pode começar a removê-los e tirar proveito do espaço vazio para colocar vegetais de outono-inverno, tais como couves de Bruxelas, couve-flor, brócolis, couve e repolho. É também um bom momento para rabanetes, alface, cebolas, nabos, espinafres, acelga, etc.
Mas antes de começar a considerar a horta de outono, devemos guardar as sementes das frutas do verão para poder plantá-las no ano seguinte, sem precisar comprar sementes ou plantas.
As sementes de abóbora e abobrinha devem ser lavadas e secas muito bem, desde que geralmente estão presas a carne da fruta, sendo que a umidade que a polpa oferece será viável para a proliferação de fungos que podem estragar as sementes.
Nesse caso, após extrair as sementes das frutas e lavá-las, coloque-as em um espaço e deixe-as ao ar livre para secar, lembre-se de deixar as sementes secando até elas ficarem bem secas, e em nenhum caso guarde as sementes se elas ainda estiverem pegajosas.
Veja no vídeo Como Extrair e Armazenar as Sementes de abóbora!
Sendo assim, ressaltamos que as sementes de abóbora devem ser lavadas e secas muito bem para que os moldes não se formem.
Quanto as sementes das pimentas é muito fácil extrair, já que elas não são agregadas a polpa, mas não podemos dizer o mesmo das sementes dos tomates, cujas sementes são incorporados na polpa e são revestidas por uma substância gelatinosa.
Como Extrair e Armazenar as Sementes de Tomate?
Em suma para realizar a extração de sementes de tomate é necessário separar a polpa das sementes. Para isso, deixe as sementes fermentar cerca de 3 a 4 dias, mas não mais que isso, porque elas podem apodrecer. Com este processo, conseguiremos que a polpa se separe da semente.
Em seguida, despeje esse conteúdo em um coador de malha fina e enxágue com água sob a torneira. Em seguida, espalhe as sementes em um recipiente para deixá-las secar.
Importante: não coloque as sementes sobre o papel, porque o mesmo pode furar. A melhor opção é em um prato ou qualquer recipiente onde elas possam se espalhar bem e receber ar.
É importante também estar atento ao resultado dessa fermentação, você irá observar que no processo de fermentação pode surgir uma camada opaca, mas lembre-se o conteúdo não tem cheiro ruim. Se surgirem fungos, a melhor opção é descartar tudo e iniciar o processo novamente.
Veja a seguir algumas fotos do processo de fermentação de sementes, as duas primeiras fotos retratam o processo de fermentação ocorrendo de forma correta, já a terceira retrata a presença de fungos, sendo que nesse caso a recomendação é descartar o conteúdo.
Sementes de tomate fermentando corretamente para facilitar a separação entre a semente e a polpa.
Fermentação incorreta das sementes de tomate, que deverá ser descartada.
Sementes de tomate prontas para serem armazenadas.
Como Extrair e Armazenar as Sementes de outras Plantas:
A maioria das plantas aromáticas é preservada de um ano para o outro. Mas não esqueça de ficar com sementes de manjericão, já que a planta morrerá assim que as primeiras noites frias começarem. Para extrair sua semente, deixe suas flores secarem na planta mesmo. Quando suas flores ficarem marrons e crocantes, corte-as e armazene-as.
Todos os anos, a extração e armazenamento de sementes de manjericão deve ser extraídas para serem plantadas na primavera seguinte. A planta morre durante o outono quando a noite ficar mais fria.
Armazenamento de Sementes:
Uma vez que as sementes estejam bem secas, mantenha-as embrulhadas em um papel. Para identificar as sementes coloque um rótulo que identifique o tipo de semente e também a data em que elas foram extraídas.
Busque envolvê-las primeiro no papel mata-borrão da cozinha, em seguida enrole em outro papel e finalmente em um saco plástico fechado. Vamos armazená-las em local fresco e seco até usá-las para criar novas plantas.
Uma vez que as sementes secam, mantenha-as embrulhadas em papel, rotulando-as com o seu nome e data de embalagem.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los. Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina Como Extrair e Armazenar Sementes.