O urucum é um corante extraído das sementes ele é usado em alimentos industrializados e semi-industrializados.
Além disso, ele possui muito benefícios para saúde graças as propriedades antioxidantes , anticâncer e antimicrobianas.
Além disso, Ele é usado atualmente para conferir uma cor amarela ou laranja a muitos alimentos incluindo queijos, sorvetes, produtos de panificação, sobremesas, recheios de frutas, iogurte, bebidas, óleos, margarinas e gorduras.
Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre a Urucum: 10 benefícios, informação nutricional, receitas e malefícios!
Conteúdo:
O que é urucum?
O urucum é a semente ou extrato da árvore achiote, que é nativa da América Central e do Sul, México e Caribe.
Além disso, as sementes e a polpa têm sido usadas há centenas de anos para uma variedade de propósitos e são muito usadas na América Latina como corante, medicamento e ingrediente em muitos alimentos.
Possui uma tonalidade naturalmente intensa que pode variar em cor do amarelo ao laranja escuro quando usado como corante, embora as sementes sejam de um laranja avermelhado profundo e brilhante.
Valor nutricional do urucum:
O urucum é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas.
- Antioxidantes;
- Carotenoides;
- Vitamina A;
- Cálcio;
- Sódio;
- Ferro;
- Fibra alimentar;
- Tocotrienóis;
- Vitamina E;
- flavonóides.
Benefícios do urucum:
1. Antioxidantes:
Esta especiaria possui compostos orgânicos como os tocotrienóis que atuam como antioxidantes para o organismo.
Ele também é usado como um tratamento para a saúde da pele e solução anti-envelhecimento. Além disso, a pasta deste corante feita a partir de sementes é aplicada topicamente para diminuir os sinais de rugas, imperfeições e manchas.
2. Saúde digestiva:
As sementes de urucum têm alto teor de fibras e as folhas da planta que são úteis para a digestão, pois promovem a passagem suave dos alimentos e ajuda a reduzir o colesterol e a controlar a diabetes.
Ele tem sido usado como um tratamento para diabéticos por gerações pois, otimiza o nível de insulina e glicose no sangue.
3. Saúde óssea:
O urucum possui alto teor de cálcio que confere densidade mineral e também promove resistência e durabilidade. Previne as chances de osteoporose com minerais essenciais como o cálcio.
4. Previna defeitos de nascença:
Esta especiaria possui alto teor de folato, o que ajuda a prevenir defeitos do tubo neural em recém-nascidos. Além disso, as mulheres grávidas devem aumentar a ingestão de ácido fólico, que ajuda a prevenir essas condições.
5. Curar feridas:
As feridas, queimaduras e irritações na pele podiam ser curadas rapidamente com a aplicação da pasta de semente desta especiaria.
Além disso, esta especiaria é bastante eficaz pois ela acelera o processo de cicatrização e diminui o aparecimento de cicatrizes.
6. Trata o desconforto estomacal:
O urucum possui propriedades que ajudam acalmar dores de estômago e tratar desconfortos e azia. Por essa razão ele também é usado para infecções virais.
7. Tratar câncer:
Além disso, as sementes de urucum têm norbixina, que atua como um poderoso antioxidante que ajuda na diminuição dos radicais livres no corpo e age também como um anticâncer.
8. Tratar gonorreia:
Esta especiaria é usado no tratamento da gonorreia pois ele é útil para tratar condições dolorosas.
9. Cuidados com a pele:
Os tocotrienóis, presentes no urucum, atuam como antioxidantes, um dos motivos por que são tão procurados para o tratamento da pele.
Se você está procurando uma solução anti-envelhecimento para sua pele, a pasta desta especiaria feita com sementes pode ser aplicada topicamente para reduzir os sinais de rugas, manchas e outras imperfeições.
10. Alivia problemas de estômago:
Além disso, esta especiaria é frequentemente consumido para acalmar dores de estômago.
Ele também funciona como um estômago, tratando azia e desconforto, que podem estar associados a tudo, desde infecções virais até simplesmente comer muito alimento picante.
Veja neste vídeo mais benefícios do urucum:
Agora que você está ciente da dimensão dos benefícios do urucum, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então confira o passo a passo desta receita.
Receita de óleo de urucum caseiro:
Ingredientes:
– 1/4 xícara de óleo vegetal;
– 4 colher de chá de sementes de urucum;
Modo de preparo:
- Coloque as sementes de urucum em uma pequena peneira e enxágue com água fria.
- Em seguida, seque bem e transfira para uma toalha de papel e espalhe as sementes.
- Depois, seque as sementes com outra toalha de papel.
- Espalhe as sementes e deixe secar ao ar por 15-20 minutos.
- Em seguida, transfira as sementes para uma panela pequena.
- Adicione o óleo vegetal. Aqueça em fogo médio, mexendo bem.
- Além disso, o óleo deve começar a borbulhar em cerca de 1 minuto e meio.
- Continue mexendo e observe o óleo ficando mais vermelho.
- Se as sementes começarem a estourar ou o óleo espirrar, reduza o fogo para baixo.
- Após cozinhar por 2 minutos, desligue o fogo. Continue mexendo e cozinhe usando o calor residual por mais 2 minutos.
- Retire do fogo e deixe esfriar por 10 minutos.
Efeitos colaterais e contraindicações do urucum:
O urucum parece ser seguro para a maioria das pessoas. Embora seja incomum, algumas pessoas podem ter uma reação alérgica.
Além disso, os sintomas incluem coceira, inchaço, pressão arterial baixa, urticária e dor de estômago
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.
Além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Urucum: 10 benefícios, informação nutricional, receitas e malefícios
E se você é uma daquelas pessoas que amam Urucum confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Urucum na Horta.